LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pirataria a caminho? Novo exploit do PS4 é liberado online

28 de dezembro de 2017 19

Todos nós sabemos que a pirataria sempre andou lado a lado com a indústria dos games. Basta lembrar que na década de 90 era muito comum achar fitas paraguaias de Super Nintendo, Master System e etc. Com a chegada do Playstation 2 não foi diferente, visto que o console ganhou um chip que possibilitava a utilização de jogos gravados em casa.

Recentemente nós noticiamos aqui que o uso de homebrews, softwares feitos em casa, já é possível no mais novo console da Big N, o híbrido Nintendo Switch. E parece que agora a bola da vez é o Playstation 4 da Sony. O console já havia recebido o seu "jailbreak" em 2015, porém era necessária uma versão de Firmware muito baixa para ser rodado. No entanto, recentemente foi liberado online um exploit para a versão do sistema 4.05.

Essa nova brecha possibilita que as pessoas tenham total acesso a funcionalidades do console, abrindo portas para a utilização de códigos arbitrários no console. Contudo, os programadores responsáveis pelo acesso indevido ao PS4 não retiraram as defesas anti-pirataria que o videogame possui. Segue o que foi especificado por eles.

Resumo

Neste projeto você encontrará uma implementação completa do recurso de kernel "namedobj" para o PlayStation 4 em 4.05. Ele permitirá que você execute o código arbitrário para permitir o jailbreak e as modificações no nível kernel no sistema. Esta versão, no entanto, não contém nenhum código relacionado a desabilitar mecanismos anti-pirataria ou executar homebrews. Este exploit inclui um loader compatível com os payloads na porta 9020 que os executará após o recebimento(...)

Patches incluídos

Os seguintes patches são feitos por padrão na cadeia ROP do kernel:

  • Desabilitar a proteção de gravação do kernel
  • Permitir mapeamento de memória RWX (leitura-gravação-execução)
  • Resolução dinâmica (sys_dynlib_dlsym) permitida em qualquer processo
  • Chamada de sistema personalizada # 11 (kexec ()) para executar código arbitrário no modo kernel
  • Permitir que os usuários não privilegiados chamem setuid (0) com sucesso. Funciona como uma verificação de status, dobra a escalação de privilégios.

Por mais que os programadores tenham mencionado que esse novo exploit não desabilita as proteções do console, o mesmo abre uma grande porta para que outras pessoas que tenham o conhecimento necessário possam fazê-lo. Para mais informações sobre esse novo exploit basta acessar o GitHub.

O que achou dessa nova brecha de segurança aberta no Playstaion 4? Será que agora a pirataria chegará em peso no console? Não deixe de comentar e confira que o vazamento da Plus que indicava quais seriam os jogos de janeiro foi confirmado.


19

Comentários

Pirataria a caminho? Novo exploit do PS4 é liberado online
  • Dividiu as opiniões! Caracas! Pró e contra a pirataria! Quero deixar bem claro que, não são os brasileiros que quebraram a segurança do PS4! Foram os gringos! São eles os hakers que promovem a pirataria!! Nós só aproveitamos,pq a indústria de games são todas sacanas! Vende a POHA do jogo cheio de micro transações! Pq o governo federal é sacana! Impostos abusivos que encarece qualquer jogo ou console vendido aqui! Pq as lojas são sacanas, e querem lucro acima de tudo! Enquanto existir sacanagem,vai colocar existir pirataria! Preços justo, impostos justo,lucro justo, será que é pedir demais? Quem fala contra a pirataria,deve tá montado na grana! Ou tem dólares no cu eca!!! Parem de sacanagem e o Brasil abandona a pirataria! Será que é difícil de entender?

      • Ainda bem que não conseguiram, esses jogos piratas prejudicam muito a indústria de jogos

          • quem prejudica a indústria são elas mesmas com sistemas de lootbox, preços absurdos, micro-transações e etc.. nem todo mundo tem condição de pagar 230 R$ em um jogo a cada 2 meses, principalmente no Brasil

            • Se os jogos no Brasil não fossem tão caros, não precisamos recorrer a esses métodos de desbloqueio de consoles e portáteis, tomará que essa PEC seja aprovada,esperamos por um preço justo nos jogos e consoles....

                • Melhor assinarmos essa consulta online, para que essa PEC seja aprovada no senado federal, e termos isenção de impostos nos consoles e jogos. Assim, não precisaremos ficar recorrendo à pirataria...


                  *PEC 51/2017*

                  Acrescenta a alínea f ao inciso VI do art. 150 da Constituição Federal, instituindo imunidade tributária sobre os consoles e jogos para videogames produzidos no Brasil

                  https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=132049&voto=favor

                    • A melhor solução contra pirataria é vender a preços justos

                        • Esse desbloqueio é muito ruim , pois só habilita rodar jogos até firmware do path , ou seja, jogos atuais não roda, não pode jogar online , e é limitado demais.
                          Não compensa. Até porque muitos jogos de ps4 tem no Pc. Ps4 lançou poucos exclusivos , vídeo game bom para piratear é o Nintendo switch pois os jogos são caros demais e tem muitos exclusivos, claro que tem que esperar mais algum tempo para desbloquear o switch .

                            • Torço pra que isso não vingue! Sou muito feliz com meu PS4 e detestaria que minhas partidas online fossem arruinadas por cheaters!

                              • A pirataria atrapalha a indústria e desenvolvedores, mesmo o valor sendo catastrófico no Brasil, acho isso o cúmulo

                                  • Pirataria é legal... Porém somente p quem realmente precisa, p quem em condições normais não teria condições.

                                    • Já vende que nem água, imagina se facilitar a pirataria? Vai chegar a casa dos 200 milhões já já.
                                      Tomara que não consigam ir muito longe, pois seria injusto no mercado atual em relação a concorrência.
                                      #forapirataria

                                        • Faria sentido a primeira estrofe há 10/12 anos atras, onde não tinha necessidade de compatibilidade de versão de firmware em jogos lançados acima daquela versão, usufruir de serviços online, etc, etc...
                                          PS3 levou anos pra ser desbloqueado e outros anos pra ter serviço online "liberado" e com outras ressalvas ainda, como por exemplo a limitação da versão do console. Consoles na versão CUH4XXX não podem ser desbloqueados. Há algumas versões do Slim que foram lançados com firmware acima do necessário pra realizar o desbloqueio.
                                          Enfim... Sei que o conhecimento hacker está avançadíssimo hoje em dia, contudo a empresa da qual cuida dos serviços tem seus meios pra penalizar os usuários desses desbloqueios.

                                            • Isso é verdade, mas espero que não consigam

                                              • Nem pirateado quero esse troço

                                                  • %uD83D%uDE4C%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4D

                                                      Android

                                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                      Android

                                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                      Windows

                                                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                      Economia e mercado

                                                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista