LOADING...
Faa login e
comente
Usurio ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Voc est quase pronto! Agora definir o seu nome de usurio e senha.
Usurio
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, voc um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Finja surpresa: Nintendo bota advogados para derrubarem port de Mario 64 da internet

08 de maio de 2020 3

Super Mario 64 foi um estrondoso sucesso de audiência e crítica graças a tudo de inovador que conseguiu apresentar ainda nos anos 90 para o Nintendo 64. Até hoje esse título em específico tem um carinho especial por parte dos fãs do encanador italiano.

Agora, o título acabou recebendo um lançamento para PCs, de forma não oficial: mas calma. Não estamos falando de uma versão emulada do jogo. Mas sim de um projeto que montou toda a jogatina a partir do ambiente de programação de PCs, e assim o jogo passou a rodar nativamente no Windows, abraçando o DirectX 12 e oferecendo uma incrível performance.

Graças a isso o game passou a contar com resolução Ultra HD e suporte a widescreen.

Quem não gostou dessa novidade, é claro, foi a Nintendo: a empresa já colocou seus advogados na cola desse projeto e abriu uma ação nos Estados Unidos para que, inicialmente ao menos GOogle e YouTube, retirem conteúdos do jogo do ar.


A ação está sendo defendida na Justiça pelo escritório Wildwood Law Group, parceiro da japonesa para esses casos. Vídeos já foram derrubados do YouTube, mas links para download do jogo seguem disponíveis no Google Drive. Páginas no Reddit sobre o assunto foram desativadas.

Como sabemos, depois que algo é disponibilizado na internet, dificilmente alguém consegue impedir sua disseminação. Mesmo a demo de PT Silent Hill, distribuída exclusivamente no ambiente controlado da PlayStation Network, ainda resiste firmemente em alguns consoles e no HD de alguns jogadores que conseguiram adaptar o projeto para PCs, então a Nintendo pode estar lutando em uma guerra que já perdeu.

Vale lembrar, esse ano Mario completa 35 anos de existência, e apesar de tantos anos em atividade, parece que ainda não poderá se aposentar: a japonesa pode estar planejando uma série de remakes do encanador para o Switch, como forma de celebração e também como solução para manter lançamentos no mercado em tempos difíceis gerados pela pandemia do coronavírus.

E você, o que acha da Nintendo ir atrás desse projeto para tirá-lo do ar? Conte para a gente nos comentários!


3

Comentrios

Finja surpresa: Nintendo bota advogados para derrubarem port de Mario 64 da internet
  • Gostaria Q ela Fosse Mais Liberal Com os Fans Dela. Mostra o quanto as pessoas Amam a empresa e seus jogos. talvez ela pudesse aproveitar essas idias e uma coisa nova e muito boa como A Sega Fez Com O Sonic Mania. Uma pessoa Dessas poderia ser o Kase Emanuar ( eu n lembro o nome dele agora ), ele o criador de Sm64 Last Impact e uma Hackrom tima e adiciona tantas coisas que faz voc pensar como isso e feito Com O Mario 64.

      • A Nintendo foda. Eu amo os jogos deles, mas mesmo com o aumento absurdo dos lucros com a COVID, a empresa mantm os preos de games, console e peas abusivos!!!! E ainda por cima gastam com advogados ao invs de lanar um emulador de Nintendo 64 para Switch com os jogos clssicos (que eu compraria sem pensar duas vezes)... A Nintendo como sempre pisa fora e da mancada com os fs. E tem outra... A nova verso de Mario Maker 2 no foi de graa no! Pra mim 60 dlares num jogo no fizeram mais que a obrigao! E olha que na minha opinio esse negcio de criar mundos ficou muito a desejar e parece que foi feito as pressas... afinal foi "de graa ".

          • Bobagem. Depois que est em alto-mar, ningum segura.
            Io-ho-ho e uma garrafa de rum!

              Tech

              Coronavrus: Brasil chega a 24.512 mortes em 391.222 casos confirmados | Relatrio dirio da Covid-19

              Samsung

              Dividindo com a TSMC! Samsung fabricar GPUs bsicas de 7 nanmetros para a Nvidia

              Android

              Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para voc comprar | Maio 2020

              Tech

              De Peste Antonina Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular