
Rumores 10 Fev
10 de fevereiro de 2021 0
Enquanto batalha para voltar a competir em pé de igualdade com a AMD no segmento de processadores, a Intel também prepara sua estreia no mercado de GPUs para games por meio da linha Intel Xe HPG. A empresa já conseguiu chamar a atenção com os chips gráficos Intel Xe LP, que se mostraram bastante robustos apesar de ser parte de um design integrado, e agora as expectativas recaem sobre a família gamer da empresa.
Ainda sem data precisa para serem anunciadas, as GPUs Intel Xe HPG prometem unificar a eficiência gráfica da arquitetura Intel Xe LP, de chips integrados, com a escalabilidade da Intel Xe HP, para workstations, e a eficiência computacional da Intel Xe HPC, para servidores. A expectativa é que a primeira placa de vídeo da linha estreie nesse ano, conforme sugeriu Raja Koduri, arquiteto chefe da divisão de gráficos da Intel e pai da arquitetura Navi, atualmente utilizada nas GPUs Radeon RX 5000 e RX 6000 da AMD.
Desde o anúncio dos chips Intel Xe, Koduri tem se mostrado empolgado com as possibilidades que a nova arquitetura gráfica da gigante de Santa Clara oferece. Hoje, o arquiteto de hardware nos deu mais uma amostra do que podemos esperar das placas gamer da companhia, confirmando ainda um recurso que promete mudar a indústria de games: Mesh Shaders.
Em seu Twitter, Raja Koduri divulgou uma imagem do novo benchmark UL do 3DMark, desenvolvido para testar as capacidades das GPUs no uso dos Mesh Shaders e que chega em breve ao público. O executivo não divulgou resultados, mas confirmou que o teste estava sendo executado em um Xe HPG, o que reforça que a linha está em estágio avançado de desenvolvimento.
Xe HPG mesh shading in action, with the UL 3DMark Mesh Shader Feature test that is coming out soon pic.twitter.com/fnYeWoM08c
— Raja Koduri (@Rajaontheedge) February 10, 2021
Parte do pacote de inovações trazido com o DirectX 12 Ultimate, os Mesh Shaders prometem otimizar o desempenho de games ao mesmo tempo em que aumentam a qualidade gráfica em geral. De maneira bastante resumida, as GPUs que contam com a tecnologia são capazes de processar objetos 3D em múltiplas threads, permitindo aprimorar LODs (o nível de detalhes que objetos apresentam de acordo com a distância em que estão do jogador) e a geração procedural de terrenos e mais.
As GPUs Nvidia GeForce RTX 2000 e RTX 3000, bem como AMD Radeon RX 6000 são compatíveis com a tecnologia e, como mostrou Raja Koduri, a linha Intel Xe HPG também. Fora isso, as placas gamer da Intel incluem Ray Tracing, mas ainda não se sabe de que maneira o recurso será implementado.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários