LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

FIFA 22 foca em personalizações e amplia modos de jogo | Análise / Review

27 de setembro de 2021 3

O FIFA 22 vive seus momentos de acesso antecipado até ser lançado no começo de outubro. O novo game de futebol da EA Sports promete novas tecnologias e reformulações em seus modos de jogo.

Como será que a Electronic Arts conseguiu implantar tudo o que promete nesta novidade? Será que o título é mais do mesmo ou realmente trouxe algo novo para este ano? O TudoCelular testou o jogo para Xbox One S e conta a você todos os destaques dele.

Modos de jogo

Modo Carreira e Pro Clubs

Entre os modos de jogo, o Carreira e o Pro Clubs estão entre os principais para você se sentir como um verdadeiro técnico ou jogador real. O Modo Carreira tem como destaque a possibilidade de criar o seu próprio time. Ele é totalmente personalizável, desde o emblema até o estádio, e substitui algum outro time de uma liga – também escolhida pelo player.

Já o Pro Clubs ganhou a possibilidade de criar figuras femininas para o Craque Virtual. Não há mudanças na jogabilidade, contudo a EA trouxe customizações para bola, estádio, apelido, gritos de torcida, música para gol e nas chamadas Melhorias – as quais podem ser desbloqueadas em três espaços de aprimoramento do(a) atleta.

FIFA Ultimate Team


Um dos modos mais populares da franquia da EA Sports, o FIFA Ultimate Team conta com alterações no Division Rivals. Ele passou a ter uma estrutura de progressão de temporadas que vai recompensar o jogador com o tempo de jogo – seja com vitórias ou derrotas – e outras diminuições de requisitos semanais. Há ainda os Pontos de Controle, para não perder o progresso, e a Divisão Elite, destinada aos melhores jogadores.

No FUT Champions, a competição recebeu divisões em Mata-matas e Finais. Esta área pode ser acessada ao ganhar Pontos de Classificação do Champions no Division Rivals.

O FUT adicionou mais opções de personalização do estádio, desde temas da temporada até customização da torcida, bem como a possibilidade de organizar Amistosos, com a possibilidade de entrar e formar pares com mais jogadores para aproveitar uma partida de Co-op pública.

VOLTA Football


O VOLTA Football talvez seja o que mais foi agraciado com novidades. Ele passou a ser mais parecido com os primeiros títulos do FIFA Street do passado. Isso porque os jogadores agora têm um Medidor de Habilidade, que é preenchido conforme você mostra seus dribles e talentos, com a possibilidade de até fazer o gol valer mais.

Este modo ainda recebeu as Habilidades Distintivas. Elas são classificadas como Bomba, Pura Raça ou Dividida Agressiva, com ativação feita pelo botão RB/R1. Esse recurso é recarregado automaticamente depois de um tempo de esperada e pode ser modificado a cada confronto.

Outro destaque aqui consiste no VOLTA Arcade, uma espécie de “mini-game” com Jogos em Grupo para até quatro players. Aqui, é possível jogar Queimada, Fute-Tênis, Bobinho, Sebo nas Canelas e outras modalidades, com o seu jogador de futebol.

Jogabilidade

Um dos principais destaques em jogabilidade para o FIFA 22 foi a captura de movimentos por meio de Inteligência Artificial. Agora, você percebe o controle do seu jogador com mais “gingado” realista. Algo que antes era possível perceber apenas na franquia PES – agora chamada de eFootball.

Isso significa que, caso você resolva jogar com menos assistências, os passes fracos sairão realmente ineficientes, assim como os movimentos de corpo ficam mais parecidos com o que você vê no jogo real.


O avanço foi possível graças à tecnologia Hypermotion, uma captura de movimento feita com dois times de 11 jogadores cada, coma roupa especial para análise de dados via aprendizado de máquina.

Como consequência, os goleiros tiveram mudanças mais profundas – e, talvez, até desbalanceadas. Alguns arqueiros conseguem realizar defesas consideradas improváveis, como voar em uma bola, ou ainda ter alguns “bugs” de cair para trás enquanto a bola passa bem do lado – a chamada “bola defensável”.

Gráficos

Nos gráficos do jogo, ao menos no Xbox One S, não foi possível observar tantas melhorias na comparação com o antecessor. As principais mudanças aqui têm relação com a atualização do visual dos jogadores para suas aparências contemporâneas, além das alterações nos estádios, gramados e redes, com as customizações.

O nível de realismo continua satisfatório tanto nos jogadores como nas arenas em si. No entanto, a torcida ainda se assemelha a bonecos do que algo mais próximo do que traços realmente humanos, como nos jogadores.

A EA permaneceu com os geradores de caracteres (GCs) originais das principais competições que possui a licença – como a UEFA Champions League –, o que contribui na imersão quando for disputar uma partida dessas competições.


Na parte da trilha sonora, além das músicas já tocadas nos menus e a EA também inseriu personalizações para música de gol e gritos da torcida. Há uma série de opções específicas, as quais dão uma maior identificação do jogador com o que é entoado ao fundo.

A narração em português continua com Gustavo Villani, acompanhado dos comentários de Caio Ribeiro. Muitas frases do FIFA 21 foram aproveitadas, com outras adicionadas para este ano – como já costumava acontecer desde os tempos de Tiago Leifert. No geral, a locução está bem produzida e encaixada com os lances de jogo.

Considerações finais

FIFA 22 tem como objetivo expandir a experiência de jogo na franquia ao inserir possibilidades inéditas de personalização, desde alterar a cor de arquibancadas no Modo Carreira até trazer outros esportes ao VOLTA Football.

E por falar neste último, ele mostra potencial para ser um dos queridinhos do público, pelas melhorias de habilidades e na sua jogabilidade. Também traz a nostalgia de quem curtiu os primeiros títulos de FIFA Street no passado, para ir além do simples futebol de rua convencional.

Os movimentos dos jogadores passaram a ter criação com base em Inteligência Artificial e aprendizado de máquina, o que deixa mais realista o “gingado” dos craques, assim como os movimentos dos goleiros – para o bem e para o mal.

No geral, temos um avanço considerável e novas possibilidades ao FIFA 22, o que deixa menos rotineira a experiência de jogo. Foram mudanças mais positivas do que negativas à franquia da EA Sports.

Personalizações em modos de jogoVOLTA Football reformuladoJogabilidade aprimorada com IANarração em português
Gráficos sem grandes melhoriasGoleiros desbalanceadosPreço
História

Vamos entender como "História" os Modos de Jogo. A EA expandiu as possibilidades de criar seu próprio jogador ou, agora, o time com novas personalizações, para gerar mais identificação com o gamer.

Jogabilidade

O FIFA 22 explora bem o que obteve com IA e aprendizado de máquina, para trazer uma jogabilidade mais realista. A nota poderia ser melhor, se essa mecânica não tivesse suas incoerências...

Gráficos

O realismo nos personagens permanece satisfatório, mas teria campo para melhorias, além de deixar a torcida menos artificial.

Trilha Sonora

Os efeitos estão mais customizáveis, conforme o seu time, grito da torcida e música de gol. Além disso, a narração em português teve a qualidade mantida.

Imersão

Com o aumento do realismo na jogabilidade e a chegada de mais recursos nos modos de jogo - como no VOLTA Football - dificilmente vai conseguir parar apenas depois de uma partida.

Nota Total

FIFA 22 é uma clara evolução na franquia, algo que não se consegue observar todo ano.

Vale a pena?

Certamente, quem costuma acompanhar a franquia está ansioso para curtir as novidades deste game. Mas pagar algo em torno de R$ 300 é pesado por ser apenas um jogo com seu “prazo de validade” – quando o sucessor for lançado. Por tanto, vale esperar uma promoção que possa reduzir pelo menos um terço desse custo, para ficar mais justo.

Já quem quer iniciar a experiência no futebol da EA Sports ou joga alguma versão mais antiga e quer um upgrade, recomendamos aguardar um pouco mais para pegar por um preço melhor a versão 22 diretamente, pelas evoluções que traz.

FIFA 22 será lançado no dia 1º de outubro de 2021, para as plataformas PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, Nintendo Switch Google Stadia e PC. Você pode encontrar ofertas de mídia física nos cards abaixo do texto.

*Agradecemos à assessoria do jogo por ceder uma cópia de FIFA 22 ao TudoCelular para esta análise!


3

Comentários

FIFA 22 foca em personalizações e amplia modos de jogo | Análise / Review
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista