LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Resultado: Moto G6 Play tem câmera pouco melhor que G5S e Q6 Plus; J7 Prime 2 decepciona

09 de junho de 2018 28

Já tem uma semana que nosso comparativo às cegas com o Moto G6 Play e Galaxy J7 Prime 2 foi ao ar, enfrentando o Moto G5S e o Q6 Plus, ambos de volta após outros embates recentes. A votação foi realizada e temos os resultados finais.

Lembrando que o comparativo traz 15 cenários propostos, tentando mostrar ao máximo diferentes situações em que uma pessoa pode se encontrar para tirar uma fotografia. A votação é realizada entre nossos leitores e redatores, todos sem saber qual dispositivo é qual.

Moto G6 Play Galaxy J7 Prime 2 Moto G5S Q6 Plus
Resolução máxima 13 MP 13 MP 16 MP 13 MP
Abertura f/2.0 f/1.9 f/2.0 f/2.2
Câmera frontal 8 MP 13 MP 5 MP 5 MP
Abertura frontal f/2.2 f/1.9 f/2.2 f/2.2
Flash LED LED LED LED

Os dispositivos são embaralhados, os dados EXIF das imagens são excluídos e damos sete dias para que todos façam sua escolha. O tempo passou e eis a ordem que utilizamos no teste:

69.3 x 142.5 x 8.1 mm
5.5 polegadas - 2160x1080 px
72.2 x 154.4 x 8.95 mm
5.7 polegadas - 1440x720 px
73.5 x 149.95 x 8.24 mm
5.2 polegadas - 1920x1080 px
75 x 151.7 x 8 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Veja abaixo o resultado em cada cenário, medição da potência do flash e o resultado final, além de uma breve análise da qualidade das câmeras destes dispositivos, incluindo a gravação de vídeos.

Lembrando que, para chegarmos aos resultados, utilizamos uma metodologia de avaliação individual e geral. Cada smartphone recebe uma pontuação em cada comparativo individual, em que a soma de todos os pontos revela o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Agora que as explicações básicas foram dadas, confira os resultados!

Foto 1 - Macro no sol

No primeiro cenário, deu Moto G6 Play. O dispositivo mais recente da Motorola conseguiu superar o Q6 Plus por uma pontuação razoável. Por sua vez, o dispositivo da LG ficou 2 pontos percentuais à frente do G5S. O J7 Prime2 ficou bem atrás, em sua menor pontuação deste comparativo (isso foi um spoiler, de certa maneira).

Foto 2 - Cores luz/sombra

O segundo cenário já teve empate na primeira colocação. Os dois aparelhos da Motorola ficaram com um terço da votação cada, deixando o restante para Q6 Plus dividir com o J7 Prime2. O dispositivo da Samsung não foi tão mal, mas permaneceu na última colocação.

Foto 3 - Contraste luz/sombra

Um bom contraste luz/sombra não apenas mostra bem o objeto da foto e seus arredores como evita estourar áreas muito mais claras. O Q6 Plus teve o melhor equilíbrio nesse cenário e mereceu a vitória. O G6 Play ficou com a segunda colocação, seguido do G5S e, de novo aumentando um pouco sua pontuação, mas ainda em último, o J7 Prime2.

Foto 4 - Detalhes, sombra

O cenário mais equilibrado deste comparativo teve o G5S na primeira colocação, seguido de perto por Q6 Plus e G6 Play, empatados na segunda colocação. O J7 Prime2 foi bem, mas ainda ficou atrás dos concorrentes.

Foto 5 - Contraste de cores, sol

E voltamos a encontrar o G6 Play no topo do pódio com uma foto bem interessante de contraste luz;sombra e cores. Os votantes gostaram do equilíbrio geral do dispositivo da Motorola, mas o Q6 Plus não ficou muito atrás. Desta vez, o J7 Prime2 conseguiu deixar a lanterna, que ficou com o G5S e sua falha em compensar a sombra no rosto da estátua de Fiona.

Foto 6 - Cores, sombra

A briga dos palhaços é a quarta vitória em seis cenários do G6 Play até aqui. O Q6 Plus conseguiu a segunda colocação de novo, com o G5S um pouco atrás. E adivinha quem voltou para a lanterna? Ele mesmo, o J7 Prime2, com seu segundo pior resultado final.

Foto 7 - Zoom 2x

G6 Play vence pela quinta vez no zoom digital de 2x, mas desta vez o segundo colocado é o J7 Prime2, pela primeira vez ficando à frente de outros dois competidores. O G5S foi o terceiro e, por um ponto percentual a menos, o Q6 Plus ficou em último.

Foto 8 - Detalhes, sombra

De novo o G6 Play vence nos detalhes na sombra, com o J7 Prime2 novamente em segundo, mostrando que as fotos com luz demais não são para ele, mas em um ambiente mais "controlado", ele consegue bons cliques. O terceiro lugar ficou com o Q6 Plus desta vez, deixando a última posição para o G5S.

Foto 9 - Macro, ambiente interno

Nono cenário e sétima vitória do Moto G6 Play. O G5S não ficou muito atrás, tendo a mesma distância para o vencedor que deixou para o terceiro colocado, o Q Plus. O J7 Prime2 voltou a amargar a lanterna, também pela sétima vez.

Foto 10 - Cores, ambiente interno

Outra chance de foto com luz controlada, e de novo o J7 Prime2 decepcionou. Desta vez, divide a lanterna com o G5S, com o Q6 Plus na segunda colocação e o G6 Play em primeiro, pela oitava vez.

Foto 11 - Noturna

E encontramos o ponto fraco do Moto G6 Play. No cenário noturno, a primeira posição fica com o Q6 Plus, seguido pelo G5S. O J7 Prime2 ficou em terceiro lugar, e o basiquinho da família intermediária da Motorola amargou seu pior resultado deste comparativo, na última colocação e com apenas 19% dos votos.

Foto 12 - Flash

No cenário com flash, mais uma surpresa, e desta vez, boa. O J7 Prime2 conseguiu sua primeira vitória, deixando o G6 Play com o segundo lugar. O Q6 Plus ainda ficou à frente do Moto G5S.

Foto 13 - Selfie externa

Agora partindo para as câmeras frontais, a primeira selfie teve vitória do G5S, com o J7 Prime2 na segunda colocação. O G6 Play pegou o terceiro lugar, com o Q6 Plus ficando em último.

Foto 14 - Selfie interna

O quadro se reverte, de certa forma, com o Q6 Plus empatando na primeira posição com o G5S neste segundo cenário de selfie. A segunda (ou terceira) colocação foi para o Moto G6 Play, com o J7 Prime voltando a ficar na lanterna.

Foto 15 - Selfie com flash

E o nosso comparativo se encerra com a segunda vitória do J7 Prime2, novamente em uma foto com flash. O Moto G6 Play ficou com a segunda posição e o G5S com a terceira, e mais uma vez o Q6 Plus foi mal nas selfies.

Cenário extra: modo retrato em selfie

Ainda temos um cenário que não entrou no comparativo porque apenas dois dispositivos oferecem. Apenas os dispositivos da LG e da Samsung possuem um Modo Retrato para selfies, chamado no J7 Prime2 de Foco de Selfie.

E fica bem claro por esta imagem que a Samsung ainda precisa trabalhar melhor esse modo. Um pedaço da minha orelha ficou desfocado, enquanto há uma parte da placa ali embaixo que ficou bem nítida. Não que o Q6 Plus tenha ido muito bem, pelo contrário. Quase metade da minha pessoa acabou desfocada na imagem, também.

Enfim, dois aparelhos em que esse modo ainda precisa melhorar bastante.

Potência do flash

Com a ajuda de um luxímetro, também fizemos a medição da potência do flash de cada dispositivo. O Q6 Plus é o único a não contar com iluminação frontal, utilizando a tela para apoiar as selfies com pouca luz (e, como vimos, não é uma boa solução. Eis o que medimos:

  • Moto G6 Play: 1.288 (x100 lux) / 988 (x100 lux)
  • Galaxy J7 Prime2: 1.313 (x100 lux) / 328 (x100 lux)
  • Moto G5S: 1.137 (x100 lux) / 116 (x100 lux)
  • Q6 Plus: 1.441 (x100 lux)
Resultado final

Fotos

E nosso resultado final do comparativo às cegas não podia ser diferente. O Moto G6 Play foi o grande vencedor, com boa margem de folga para os concorrentes. Em segundo lugar, por pouco, o Moto G5S, dois pontos só à frente do Q6 Plus. E o J7 Prime2 ficou com a posição que mais obteve neste comparativo: o último lugar.

Porém, fique aqui registrado que isso não significa que essas câmeras sejam ruins. Para a faixa de preço, são aceitáveis. O J7 Prime2 decepciona, é verdade, mas tudo depende do costume do usuário com seu equipamento. É possível tirar fotos bacanas com o dispositivo da Samsung. Basta conhecer suas limitações e aproveitar bem seus pontos fortes.

Vídeo

Fizemos a captação de alguns vídeos com a câmera principal e também com a frontal. O Moto G6 Play mostrou boa estabilização e qualidade gral da imagem satisfatória. O áudio também está ok, um pouco mais audível e claro que o G5S.

O J7 Prime2 foi bem na qualidade das imagens e é o único a compensar corretamente a exposição no contra-luz da câmera de selfies, priorizando o rosto filmado. Porém, a estabilização é péssima, e o áudio muito abafado. Aliás, Q6 Plus e G5S também possuem áudio levemente abafados, mas em menor grau.

Conclusão

Levando em consideração a qualidade das câmeras em fotos e vídeo, o Moto G6 Play fica ainda um pouco mais à frente. O único porém deste dispositivo parede ser o cenário noturno, com bem pouca luz. As selfies também não são das melhores, ficando atrás do Moto G5S.

O segundo lugar vai para o dispositivo de quinta geração da linha Moto G, que é o melhorzinho em selfies, tirando o amarelado exagerado (corrigido no G6 Play). A captação de áudio em vídeo, no entanto, é bem ruim.

O Q6 Plus fica um pouco atrás ainda, com qualidade da imagem em vídeo levemente mais fraca que o G5S. O áudio é quase tão ruim quanto. Nas selfies, o modelo da LG decepciona bastante.

Por fim, o mais fraco do quarteto é o J7 Prime2, sem sombra de dúvidas. O dispositivo teve seus bons momentos nas fotos com flash e em ambientes com luz mais controlada, mas foi mal em praticamente todos os outros cenários. Em selfies ele não é tão mal, mas é preciso um cuidado extra para evitar foto tremida. E acertar o foco também não é nada fácil.

Sendo assim, o resultado final deste comparativo, considerando foto e vídeo, é o seguinte:

  1. Moto G6 Play
  2. Moto G5S
  3. Q6 Plus
  4. Galaxy J7 Prime2

E aí, concorda, discorda? Deixe as suas impressões aí embaixo nos comentários. E não esquece de assistir ao vídeo que abre a matéria para conferir alguns exemplos de vídeos captados pelos dispositivos.

  • O Samsung Galaxy J7 Prime 2 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto G6 Play ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O LG Q6 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto G5S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

28

Comentários

Resultado: Moto G6 Play tem câmera pouco melhor que G5S e Q6 Plus; J7 Prime 2 decepciona
  • Me decepcionei com a câmera do x4 ... E se tentar gravar pelo watts , desistam sai tudo granulado. Vou ter de voltar pro s7

    • Eu tive um moto G3 e até um Razd1 bons de fotos. Nunca vi aparelho da Samsung que consiga encarar de frente os Motorola em câmeras. Acho que até meu Q6 plus fica atrá do Moto G3.

      • Motinha destruindo a Samy nos intermediários de novo . Como eu falo camera boa da Samsung só fica nos tops de linha ( S e Note ) todo o resto é resto !!! ...

          • Eu disse que o J7 era o 4... Samsung vc não me engana

              • O bom do LG Q6 é o design neste preço.
                Eu uso celular apenas para me comunicar. E, para isso, ele atende com nota máxima. Porém, se o assunto for jogos, mesmo o mais simples, como Subway ele não presta.

                  • só bobo acredita neste teste são fotos iguais de outro testes o melhor teste e ir em loja e fazer alguns testes vc mesmo
                    EM LOJA pode ter certeza que os da Motorola ficam em último kkkkkkkkk

                      • Morro de rir a Motorola nos básicos e intermediários está bem na frente das outras marcas . Talvez a Asus possa bater de frente no restante fica bem atrás . Alias o único parabéns a Lenovo, fez a Marca que antes era motivo de piada evoluir muito nesse quesito . Espero ainda que evolua mais nos tops de linha pois ai tudo muda . Samy bem na frente ainda !!! .

                          • claro, muito melhor comparar as fotos de um ambiente com luz controlada, olhando o resultado na tela do celular

                            sobre repetir fotos, tem alguns cenários legais que realmente acho que compensa usar em outros comparativos. ajudaria na comparação entre outros aparelhos além desses quatro. porém, são fotos tiradas em outro dia, em horário completamente diferente, e nem o ângulo se repete. não dá pra comprar, mesmo sendo o mesmo cenário.

                              • Em loja, usualmente estão em ambiente interno, baixa luminosidade.

                                Nesse caso, sim, os aparelhos da Motorola tendem a ser péssimos em pouca luz.

                                • Motorola dando baile na concorrência de novo kkkkkkkkkkkkkkkk

                                  • Pra mim a câmera do Q6 é ótima!

                                      • Rindo alto destes testes, veja que o macro dos outros concorrentes foram bem mais próximo das plantas, das pétalas, enquanto do G6 Play não, foi mais afastados. Desculpe Tudo Celular, as fotos tem que ter o mesmo ângulo, eu vi um vídeo de vocês sobre fotos, tem que esperar focar, não esperam.

                                          • ver um vídeo sobre fotos não diz nada. cada um tira as fotos de uma maneira. as macros eu faço todo um esquema para o aparelho reconhecer o que estou querendo dele. espero focar e tudo o mais. se não foca, paciência, a foto tem que sair
                                            e tem muito aparelho que fica entrando e saindo do foco.
                                            eu tirei uns quatro macros externos pra esse comparativo, sempre com mais de uma foto em cada aparelho pra cada cenário. esse foi o que teve os melhores resultados. daí você tem ideia como foram os outros.

                                              • Felipe, todos outros aparelhos focaram nas folhas. Se não tá ficando na flor naquela distância, será que não valia a pena chegar o celular um pouco para trás, vendo que ele tá exigindo uma distância maior pra fotografar em macro?

                                                Eu só não achei justo mesmo a primeira comparação, por que nem todos estão focados na flor. Do jeito que foi feito, tem que se comparar os detalhes nas folhas verdes atrás.

                                                Não sei se você fez por mal, ou por falta de conhecimento, espero mesmo que não me entenda mal.

                                                  • como eu falei, sempre abro a câmera e vou aproximando a câmera da flor pra tirar essas fotos macro. se o aparelho não focou, é porque não é bom pra esse cenário, não minha culpa. eu não enquadro e fotografo. eu faço todo um esquema pro aparelho entender o que eu quero. se não entende, não serve pra esse cenário
                                                    vocês estão problematizando demais a questão em UM cenário. são 15. e tem mais macro, também

                                                  • Pelo contrário, não podem ser da mesma distância e ângulo, foi isso inclusive que fez os erros grotescos no comparativo macro.

                                                    Cada câmera possuí uma distância focal diferentes para de alcançar o macro, alguns celulares alcançam em 5cm, outros em mais ou menos, e a foto das flores mostra o erro em tratá-los todos iguais.

                                                    Esse tipo de foto, no primeiro comparativo, não é algo saudável de se postar, por conta da desinformação que isso espalha.

                                                    Por mais que eu entenda a política de querer deixar tudo no automático, por conta de sorte, as vezes um foca no ponto certo em uma foto, e o outro não, se a pessoa não vai ao menos se esforçar para aguardar o foco certo da câmera, ela não tá contribuindo para a disseminação de informações corretas na internet.

                                                    Detalhe, eu digo isso como alguém que torcia para o G6 play ganhar.

                                                    Ao invés de encontrar um comparativo interessante, eu só encontrei uma matéria um tanto decepcionante.

                                                    Eu só torço pra não interpretarem meu comentário como haterismo, mas sim como crítica construtiva ao site.

                                                    • Hum,acho que forçaram um pouco a vitória do g6p

                                                      • O mais estranho dessa matéria é que as fotos são idênticas às da mesma matéria que compara outros dispositivos. Na outra matéria o comparativo é com IPhone X, P20 pro, dentre outros. As fotos são idênticas, inclusive na mesma ordem. Sei não viu, a matéria não me parece verídica.

                                                          • onde são idênticas, fera? nem fui eu que fiz o outro comparativo. nunca peguei esses outros aparelhos na mão.
                                                            as fotos aqui foram tiradas no parque da água branca, em são paulo. esse outro que você mencionou foi feito em outra cidade. impossível ter as mesmas imagens...

                                                            vocês são paranoicos demais, pelamordedeus

                                                            • J7 Prime 2 é muito desnecessário, é só o original com algumas mudanças mínimas

                                                                • Haha, acabei acertando quem era quem nesse teste.

                                                                  Poxa, J7P2 só para selfies e não da pra escutar nada da gravação em ambiente aberto com ele, é assim mesmo não deu algum erro? rs.

                                                                  Android

                                                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                  Android

                                                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                  Windows

                                                                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                  Economia e mercado

                                                                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista