LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

LG K40s vs Nokia 2.3: novo basicão finlandês supera rei do custo benefício? | Comparativo

07 de junho de 2020 44

A Nokia voltou este ano ao Brasil e o primeiro lançamento da marca no mercado nacional foi o 2.3, um celular bastante básico que chegou com preço inicial de R$ 899. É um valor justo a pagar por ele ou há opções melhores? Decidimos comparar o 2.3 com o K40s, que é atualmente o basicão com melhor custo-benefício. Será que a Nokia consegue desbancar a LG nessa? Vamos conferir.

Índice do comparativo

Design

Nokia 2.3

LG K40s

Quando se fala em celular básico você já espera por um produto de plástico sem muita qualidade, mas a Nokia sempre se destacou por oferecer produtos robustos feitos com materiais de primeira. Isso não mudou com o 2.3 e ele entrega uma qualidade de construção superior ao rival coreano.

Os dois têm quase o mesmo tamanho, espessura e peso. Há entalhe em formato de gota em ambos, porém o Nokia tem bordas um pouco mais finas, o que permite aproveitar melhor o espaço frontal para oferecer uma tela maior.

75.41 x 157.69 x 8.68 mm
6.2 polegadas - 1520x720 px
73.9 x 156.3 x 8.6 mm
6.1 polegadas - 1520x720 px
Ir para página de comparação

O K40s tem leitor biométrico na traseira e funciona bem na hora de ler sua digital. O Nokia tem apenas biometria facial, e ainda é uma das mais lerdas que já vimos. Se busca o mais completo em termos de tecnologias, então tanto faz. Nenhum tem entrada USB-C ou Wi-Fi de 5 GHz. Até mesmo giroscópio está ausente em ambos.

Daremos empate de início já que nenhum dos dois se destaca.

Multimídia e software

Tela e som


Temos tela maior no Nokia com mesma tecnologia IPS LCD e resolução do rival da LG. Qual é melhor? O 2.3 tem brilho mais forte e contraste elevado, o que deixa o preto menos acinzentado do que no K40s. Mas por outro lado, o da LG tem melhor calibração de cores.

Você pode até tentar corrigir nas configurações do sistema ao aumentar a temperatura do branco para deixá-lo menos azulado. De qualquer forma, se você se preocupa em ver as imagens como elas realmente deveriam ser na tela do celular, vai preferir o K40s.

Na parte sonora não espere por alto-falantes estéreo. Há apenas um na parte inferior de cada aparelho. O Nokia tem volume um pouco mais alto, não apenas nos agudos como é comum em celular barato, mas ele supera o K40s em graves e médios também.

Cada celular vem acompanhado de um fone de ouvido basicão. Se curte ouvir músicas é melhor investir em fone decente. O 2.3 é um pouco melhor neste aspecto, ele apresenta menor distorção quando o volume está no máximo.

Daremos um ponto a cada por tela e um ponto extra ao Nokia pelo melhor som.

Software


De um lado temos o Android mais limpo da Nokia, que foi atualizado recentemente para a versão 10 aqui no Brasil. Já a LG prefere um sistema mais modificado e sempre demora para liberar atualizações para seus aparelhos. Você se preocupa com atualizações do Android? Então vá de Nokia.

O LG, por outro lado, tem alguns recursos bacanas como o Eco Playback que ajuda a economizar bateria ao ouvir músicas no YouTube ou o Link Shot que salva o endereço dos sites que você tirar print de tela. Porém, o melhor de tudo é que mesmo com um software bastante modificado, a LG não decepciona em fluidez.

E com isso damos um ponto a cada.

Desempenho

Quanto menor o tempo, melhor

Nokia e LG adotaram hardware da MediaTek em seus basicões, mas não exatamente o mesmo chip. O 2.3 vem com o mais simples Helio A22, enquanto o K40s traz o P22 que é um pouco superior. A LG também foi generosa em RAM e colocou 1 GB a mais em seu aparelho. Isso tudo faz diferença?

Em nosso teste de velocidade o K40s foi três vezes mais rápido que o 2.3. Enquanto o Nokia estava lá sofrendo para abrir os apps e jogos pela primeira vez, o LG já havia terminado o teste há muito tempo. Não sabemos se toda a culpa é do Helio A22, mas o Nokia sofre até para voltar para a tela inicial e recarrega os ícones o tempo inteiro.

Já em benchmarks a diferença não é tão absurda assim e temos uma pontuação apenas 13% maior no AnTuTu no K40s. Em jogos também tivemos desempenho inferior no Nokia. Ele apresentou lag mais constante, especialmente em títulos mais pesados. O LG não chega a ser um primor para games, mas consegue rodar bem até títulos mais pesados desde que se contente com configuração gráfica mais baixa.

E o K40s leva ponto por melhor desempenho.

Bateria

Quanto maior o tempo, melhor (exceto recarga)

Nokia incluiu 500 mAh a mais de bateria no 2.3 e isso ajudou seu basicão a superar o rival coreano em autonomia. O K40s até consegue render o dia todo, mas se pegar pesado com muitos vídeos e jogos, vai acabar ficando sem celular antes de ir dormir. Se você é viciado e não larga o celular um minuto, vai preferir o Nokia.

Mas antes de darmos vitória ao 2.3 temos que levar em consideração que o K40s recarrega muito mais rápido. É uma diferença de uma hora e meia a menos preso à tomada, então ter que fazer uma segunda carga no final do dia com o LG não chega a ser algo tão ruim assim.

Cada um leva um ponto: o Nokia tem melhor autonomia e o LG recarrega mais rápido.

Câmeras

Nokia 2.3 e K40s oferecem câmera dupla na traseira. Enquanto o modelo coreano aposta em lente grande-angular, o seu rival adota um sensor de profundidade para ajudar com o modo retrato.

Nokia sempre se destacou por investir bastante em câmeras e o 2.3 consegue registrar boas fotos ao ar livre, apresentando boa nitidez, cores equilibradas e alcance dinâmico na medida. O K40s também manda bem com sua câmera principal, e ainda tem a vantagem da lente mais ampla que quebra o galho quando não dá para enquadrar tudo com a principal.

Nenhum consegue tirar boas fotos à noite, porém o LG apresenta fotos menos escuras. E se você for tentar usar o flash do Nokia, acabará com fotos estouradas.

O K40s tem conjunto fotográfico um pouco melhor e leva mais um ponto.

Fotos tiradas com o Nokia 2.3

Prefere selfies? Então a escolha fica um pouco mais complicada. Em locais bem iluminados, o Nokia 2.3 acaba registrando fotos com mais detalhes, melhor nitidez e cores bem acertadas. Seja no sol ou na sombra, ele supera fácil qualquer celular de entrada que testamos no último ano.

O problema fica apenas à noite. As selfies perdem o foco, há muitos ruídos e se for usar o flash de tela terá fotos com luz estourada. É justamente aqui onde o K40s se destaca. Se você tira mais selfies na balada, vai preferir o da LG.

Com isso damos empate para a câmera frontal.

Fotos tiradas com o LG K40s

Os dois gravam vídeos em Full HD. O K40s captura mais detalhes, treme menos e tem foco mais ágil, especialmente à noite. A captura de áudio no celular da LG é razoável, mas é muito melhor que o som abafado do Nokia. Se busca um celular para filmar à noite, então nenhum dos dois é para você.

E encerramos câmera com mais um ponto para o K40s.

Preço

O Nokia é mais atual e ainda está com seu preço cheio de lançamento, saindo mais caro que o K40s que pode ser encontrado por volta de R$ 700 e às vezes até menos do que isso em promoções. Por ser melhor e ter preço mais justo, o celular coreano acaba entregando custo-benefício superior.

Fechamos o comparativo com o último ponto para o K40s.

Conclusão

É... parece que a Nokia não conseguiu destronar a LG como sendo a rainha do custo-benefício entre os basicões. O K40s continua sendo a melhor compra entre os modelos nacionais para quem busca um bom celular pagando o mínimo possível. Ele entrega boa tela, é muito mais rápido, sua bateria dura bem e demora menos para recarregar, tem câmera mais completa e ainda vem com recursos bacanas.

Se o Nokia não tivesse um desempenho tão ruim e custasse o mesmo do LG, ele seria uma alternativa interessante. Quem sabe o próximo lançamento da Nokia por aqui não seja menos decepcionante?

RESULTADO

LG K40s: 9 PONTOS

  • Tem leitor de digitais
  • Tela com melhor calibração de cores
  • Recursos interessantes
  • Desempenho muito superior
  • Menor tempo de recarga
  • Câmera ultra-wide faz diferença
  • Melhor câmera selfies noturnas
  • Melhor filmadora
  • Preço mais acessível

Nokia 2.3: 6 PONTOS

  • Melhor qualidade de construção
  • Tela com brilho superior
  • Som mais potente
  • Android One atualizado
  • Maior autonomia de bateria
  • Melhor para selfies de dia

Qual basicão acha melhor? Comente abaixo se prefere o K40s ou Nokia 2.3.

  • O Nokia 2.3 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O LG K40s ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

44

Comentários

LG K40s vs Nokia 2.3: novo basicão finlandês supera rei do custo benefício? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista