LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Bitcoin! Entenda como funciona uma corretora de criptomoeda

06 de novembro de 2017 13

Há pouco mais de um mês começamos a abordar de maneira mais profunda o assunto das criptomoedas, publicando algumas matérias interessantes sobre o funcionamento deste dinâmico mercado, suas perspectivas de futuro e o que você precisa para começar a participar deste mundo.

A principal razão disso é que a Firebit se mostrou interessada em divulgar um pouco mais o Bitcoin, pois ainda nos dias de hoje temos uma grande resistência de boa parte dos brasileiros sobre as criptomoedas, seja em relação à segurança, rentabilidade ou até mesmo sobre onde gastar o dinheiro.

Para elucidar um pouco mais as coisas, resolvemos abrir um espaço para que a própria Firebit comentasse sobre o seu funcionamento, pois como foi dito anteriormente a empresa é uma "casa de câmbio" de Bitcoins, ou, em outras palavras, uma corretora de criptomoedas.

O que é uma corretora de criptomoedas?

Exemplo da tabela de ofertas de Bitcoins para compra e venda

Caso você já tenha procurado por imóveis para comprar ou alugar, provavelmente sabe como funciona uma corretora, sendo aplicado basicamente o mesmo critério para uma corretora de Bitcoins.

A Firebit em si não possui criptomoedas, sendo apenas uma intermediária entre compradores e vendedores de Bitcoins, o que facilita bastante o processo de busca, ajuda a tornar a concorrência mais dinâmica e ainda deixa o processo mais intuitivo, já que as transações podem ser feitas diretamente em reais, ao invés de serem usados dólares.

Outro ponto importante a ser levado em consideração é a segurança, já que são usados sistemas de alto rigor para proteger seus dados e sua conta, com toda ação gerida dentro da plataforma exigindo múltiplas autenticações para acesso e toda retirada sendo manualmente verificada pela equipe da corretora.

Por que não comprar direto de outra pessoa?

Painel para compra na corretora torna tudo mais prático

O primeiro ponto é que as transações individuais feitas diretamente por sua carteira acontecerão em dólares, então você precisará ficar atento à cotação da moeda estadunidense em relação ao real para saber exatamente quanto estará gastando em cada Bitcoin. Além disso, será necessário buscar por conta própria as melhores ofertas de Bitcoins ou frações de Bitcoins desejadas, algo que já é compilado no livro de ofertas das corretoras.

Outro fator importante a ser levado em consideração é que as transações feitas diretamente entre comprador e vendedor de Bitcoins acontecem por meio do cartão de crédito, enquanto corretoras em alguns casos aceitam até mesmo boleto bancário para gerar créditos em sua conta, permitindo que mesmo aqueles que não possuem uma conta em banco possam usufruir do mundo das criptomoedas sem problemas.

Obviamente, nem tudo são flores, e toda esta comodidade vem com um desconto de 0,5% de taxa nas transações realizadas na Firebit, valor que pode variar dependendo da corretora de criptomoedas adotada. Isto é válido tanto para compra quanto para venda de Bitcoins, então é preciso levar em conta na hora de calcular quanto pode gastar para investir neste mercado.

Para quem é recomendado

Buscar uma corretora de criptomoedas, como demonstrado acima, é uma ação recomendada principalmente para quem está iniciando no mundo dos Bitcoins e quer ter o mínimo de trabalho possível para comprar ou vender. Ela torna o câmbio de reais para Bitcoins quase tão prático quanto comprar ou vender dólares antes de viajar para os Estados Unidos, sendo assim indicada também para quem não quer perder tempo e quer começar a usufruir de suas criptomoedas o mais rápido possível.

Outro ponto muito importante e que não pode ser deixado de lado é que ao buscar por serviços de empresas especializadas neste tipo de mercado você evita a ação de estelionatários ou "faraós" de esquemas de pirâmide, algo que abordaremos em um próximo artigo mas vem causando cada vez mais dor de cabeça para iniciantes no mundo dos Bitcoins, prometendo mundos e fundos mesmo que este seja um mercado extremamente volátil.

E você, já está usando Bitcoins? Fez suas transações por conta própria ou foi atrás de uma corretora como a Firebit? Deixe seu comentário abaixo!

Aviso: Este é um publieditorial para fins informativos. Seu conteúdo não constitui em conselho de investimento. A equipe TudoCelular não é responsável por qualquer conteúdo, produtos ou serviços mencionados.


13

Comentários

Bitcoin! Entenda como funciona uma corretora de criptomoeda
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista