LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Filha de fundador da Huawei pode sofrer extradição formal para os EUA

23 de janeiro de 2019 9

De acordo com reportagem do The Globe and Mail, os Estados Unidos solicitarão formalmente ao Canadá a extradição da diretora financeira e filha do fundador da Huawei, Meng Wanzhou.

O embaixador do Canadá nos EUA, David MacNaughton, confirmou o pedido, mas não disse quando acontecerá. Por e-mail, o Departamento de Justiça canadense afirmou não ter recebido uma solicitação por parte dos norteamericanos, e disse ainda que o prazo para apresentação é 30 de janeiros, 60 dias após a prisão de Meng, que aconteceu em 1º de dezembro.

A China reagiu ao pedido dos Estados Unidos, exigindo que desistissem de seu pedido. De acordo com a porta-voz do Ministério chinês das Relações Exteriores, Hua Chunying, este tratado infringe a "segurança e direitos e interesses legítimos dos cidadãos chineses".

Meng foi presa em Vancouver a pedido dos EUA por supostas violações das sanções do Irã, e liberada sob fiança no mês passado. Ela tem julgamento marcado para dia 6 de fevereiro, no Canadá.

Crise política

Com a prisão de Meng, a crise política entre Canadá e China ganhou novos contornos. O governo chinês alertou ao governo canadense que haveria consequências se a Huawei fosse proibida de fornecer a tecnologia para o lançamento do 5G no país.

Dois canadenses - o diplomata Michael Kovrig e o empresário Michael Spavor - foram detidos e um cidadão preso na China foi condenado à morte em um novo julgamento em um caso de tráfico de drogas.


Liang Hua, presidente da Huawei, disse, durante o Fórum Econômico Mundial, na cidade suíça de Davos, que está acompanhando o caso e que pedirá uma rápida conclusão do caso, para que Meng possa ter sua liberdade pessoal.

Ainda no mesmo discurso, Hua sugeriu que a empresa possa evitar fazer negócio com países ocidentais no futuro, dizendo que levaria sua tecnologia para países onde é bem-vinda. Em comunicado, a fabricante chinesa corroborou com a fala de seu CEO:

A Huawei cumpre todas as leis e regulamentos aplicáveis ​​nos países e regiões em que operamos, incluindo as leis de controle de exportação e sanções da ONU, EUA e UE. Temos toda a confiança de que os sistemas legais do Canadá e dos EUA chegarão a uma conclusão justa.
Huawei, em comunicado.


9

Comentários

Filha de fundador da Huawei pode sofrer extradição formal para os EUA
  • Estados Unidos até podem ter alguma razão, mas eles de certa forma também querem controlar o mundo, e sendo a Huawei uma empresa de sucesso é que faz frente às grandes marcas Americanas, parece me que o Estados Unidos está a tentar dar cabo da boa reputação da marca Huawei para benefícios económicos do Estados Unidos. Se formos falar em espionagem, até dá vontade de rir, pois todas as grandes potências fazem espionagem até mesmo o Estados Unidos.

      • Vamos se preparando para nova guerra mundial como aconteceu na primeira grande guerra po causa de um homem, Inglaterra e Alemanha começaram uma guerra e com fim dela começou outra e agora a China se acha a maior super potência só pq em dez anos de grande monopólio tecnologico se acham superior que EUA então vamos se preparando que CHINA tem a RÚSSIA e EUA têm o JAPÃO . E isso levará seus aliados a também entrarem nessa guerra (Coreia do sul,França Inglaterra, Brasil) e muitos outros estaram no lado dos americanos . Quando houve rumores de guerra ainda não será fim dos tempos . apocalipse

          • Essa merda de empresa parasita a serviço dos chineses precisa ser varrida do mapa. E tecnologia 5G outras empresas farão o serviço. E tem brasuca paga pau de chinês que compra estes celulares com backdoor escancarado para espionagem. Há apps de espionagem para estes celulares da Huawei que fazem a festa. Quer espionar sua namorada? Presenteie ela com um Huawei.

              • Sim porque só os chineses espiam. Ao menos os Chineses é só a nível empresarial o que eu duvido. Se fosse verdade os Huawei já tinham sido proibidos em Portugal. Só que isso é tudo teorias, teorias so Americanos que estão cagados por a China os ultrapassarem. Se investissem mais na economia e menos no militar não estavam nessa situação. "Vault8" da CIA que se fazem passar por anti-virus para espiar, smart tv's, tudo no fundo que esteja ligado à rede. Sem falar no Echelon da NSA que espia milhões e milhões de sms e chamadas todos os dias... Isso é tudo discriminação para com a China. Tanta que esquecem-se que mesmo a Apple que só é Americana na sede, todo o resto é asiática...

                  • Para de ser bitolado mano. Tu deve ser daqueles que acreditam e alien e que homem não foi a lua. Suponhamos que vc tivesse razão, o que a China iria fazer com as informações de alguém tão insignificante como vc? Ou tu só aceita ser espionado pelo eua?

                    • Olha a retaliação chegandoooo

                        • O Canada se fud** para qualquer lado que escolher, vai sair perdendo com boicote.

                            • Não tem que escolher lado tem que fazer JUSTIÇA, essa mulher ajuda a espalhar terror contra Israel e aliados. Mas claro, comunista vai adorar chupar um rola oriental.

                              Só lembrando que o Canadá possuiu uma vasta comunidade chinesa que está cagando para a China comunista, conheço bem eles e são adeptos da verdadeira China, conhecida por Taiwan (República da China) a verdadeira.

                              • Eeeeeeeeee agora as empresas americanas vão ficar de "pernas bamba", olha a retaliação ai gente

                                  Android

                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                  Android

                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                  Windows

                                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                  Economia e mercado

                                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista