LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Filha de fundador da Huawei processa Canadá por violação de direitos civis

04 de março de 2019 5

Presa em dezembro de 2018 no aeroporto de Vancouver acusada de fraude e violação das sanções dos EUA contra o Irã, Meng Wanzhou - ex-diretora financeira e filha do fundador da Huawei entrou com uma ação civil contra o governo canadense por sérias violações de seus direitos civis.

Após a prisão, o Canadá entrou oficialmente com processo de extradição de Meng para os Estados Unidos. O procedimento foi tratado pela China como um incidente político e já prometeu sanções caso a diretora financeira da Huawei seja realmente extraditada. A filha do fundador da fabricante chinesa nega todas as acusações que pesam sobre ela, e a empresa já escolheu um substituto para ela.

Meng pede à Suprema Corte da Colúmbia Britânica indenização contra a Polícia Montada do Canadá, a Agência Canadense de Serviços de Fronteira e o governo federal por supostamente violar seus direitos civis sob a Carta de Direitos e Liberdades do Canadá. Segundo a ação, Meng foi detida, revistada e interrogada no aeroporto sob falsas de alegações antes de ser presa pela Polícia Montada canadense.

Ela diz ainda que sua detenção foi ilegal e arbitrária, e os policiais falharam intencionalmente em informá-la sobre as verdadeiras razões de sua detenção, seu direito ao conselho e seu direito ao silêncio.


Os Estados Unidos alegam que a Huawei enganou os EUA e um banco global sobre seu relacionamento com duas subsidiárias, a Huawei Device USA e a Skycom Tech, para conduzir negócios com o Irã. O presidente dos EUA restabeleceu todas as sanções contra o Irã removidas anteriormente, e ainda impôs medidas mais rígidas ao país asiático e orientou países aliados a evitar o uso de equipamentos da Huawei.

A prisão de Meng afetou duramente as relações já desgastadas entre China, EUA e Canadá. Pequim reagiu dizendo que a extradição é um abuso do tratado bilateral sobre o assunto, e afirmou que as acusações contra a Huawei seriam uma caça às bruxas. Dois cidadãos canadenses teriam sido presos na China por retaliação.


5

Comentários

Filha de fundador da Huawei processa Canadá por violação de direitos civis
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista