LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Filha do fundador da Huawei é presa no Canadá a pedido dos EUA

06 de dezembro de 2018 13

Um escândalo acaba de pousar sobre o escritório da maior fabricante de aparelhos de telecomunicações do mundo, a Huawei. A diretora financeira e vice-presidente, Meng Wenzhou, foi presa sob a suspeita de estar fornecendo informações a respeito de sanções comerciais dos Estados Unidos contra o Irã.

Para quem não sabe, Wenzhou, é filha do fundador da Huawei Ren Zhengfei, e começou a fazer parte da empresa em 1993 como secretária. Após algumas especializações profissionais, Meng foi subindo de cargo até alcançar a posição que ocupava até os últimos dias.

Segundo jornal The Globe and Mail, a mulher que ocupou o oitavo lugar entre as mulheres empresárias de destaque na China de acordo com a revista Forbes, foi presa no dia 1 de dezembro no Canadá. Apesar de ter poucos dias, há informações de que a CFO vai ser extraditada para os EUA e julgada. Vale lembrar que o presidente Donald Trump havia proibido o uso de soluções da Huawei e ZTE no país americano por medo de riscos à segurança nacional. Com o acontecimento dessa prisão, as suspeitas de Trump só se confirmaram.

A embaixada chinesa está tentando recorrer da ação junto ao governo do Canadá, e emitiu uma declaração alegando que os direitos humanos de Meng foram violados com essa prisão. Ainda não se sabe ao certo a razão para que ela fosse presa nesse momento, haja vista que ela já tinha sido acusada de um crime semelhante em 2010.

A agência de notícias britânica Reuters descobriu que filha de Ren estava fazendo parte do conselho de diretores da Skycom Tech, e estava realizando acordos com o Irã para fornecer equipamentos da HP para o país usando a influência da Huawei. Se essa não for a razão para a prisão, significa que a segunda maior produtora de smartphones do mundo se mantém como aliada do país da Ásia Ocidental.

O escândalo já está repercutindo nas redes sociais, e está entre os 9 assuntos mais falados no Twitter mundial, totalizando mais de 135 mil tweets compartilhados a respeito da situação envolvendo a prisão de Meng Wenzhou.


13

Comentários

Filha do fundador da Huawei é presa no Canadá a pedido dos EUA
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2