LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Bolsonaro assina MP e o Governo federal lança carteirinha estudantil digital

08 de setembro de 2019 167

Atualização em 08/09/2019 - por JS

Poucos dias após anunciar que estaria assinando a medida provisória (MP) que permite a criação de uma carteirinha estudantil gratuita, o presidente Bolsonaro lançou na última sexta-feira (06) o documento chamado de "ID Estudantil", que pode ser criada gratuitamente via aplicativo no smartphone.

De acordo com o presidente da República, essa novidade vai beneficiar diretamente os estudantes mais pobres, que se viam na obrigação de separar R$ 30 todo ano para renovar o documento.

“Tem muito estudante pobre e R$ 30 por ano faz falta para ele. Se podemos tê-la [carteira estudantil] de forma gratuita, por que não?”, disse Jair Bolsonaro.

A carteirinha oferece todas vantagens do modelo já conhecido, como descontos para pagar meia-entrada em cinemas, shows, teatros e outros eventos culturais. Além disso, que não possuir smartphone ou internet, vai poder realizar a emissão diretamente em uma agência da Caixa.

“Quem não tem conexão com a internet pega [a carteira] na Caixa a custo zero, quem tem pega no celular e faz todo o procedimento por ali”, explicou Abraham Weintraub, ministro da Educação.

Apesar de estar disponível via medida provisória, o MEC ainda precisará enviar o texto para que o Congresso Nacional realize a aprovação. Depois que passar por esse processo na Casa e a sanção presidencial foi realizada, a emissão vai ser possível 90 dias após a publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Artigo original: 03/09

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) deve assinar neste fim de semana uma medida provisória (MP) que trata da criação de uma nova carteira de identificação para estudantes. A medida foi anunciada pelo porta-voz do Palácio do Planalto, Otávio Rego Barros, em coletiva para a imprensa.

De acordo com Barros, a ação do governo deve ser batizada de "MP da liberdade estudantil", mas ainda não há informações se o novo documento irá substituir as atuais carteirinhas de estudante. O único ponto destacado é que a identificação passará a ser totalmente digital:

[Sobre] a carteira de identidade [estudantil] digital, deve ser assinada a Medida Provisória nesta quinta-feira (5)

Foto: Divulgação / Documento Nacional do Estudante

Por enquanto, os demais detalhes do projeto não foram revelados. Mesmo assim, o governo vem estudando, desde o início do ano, a criação de um novo método de identificação para estudantes. O principal objetivo do projeto é unificar e digitalizar a carteirinha, algo que vem acontecendo com o outros documentos.

No entanto, ao criar essa nova versão, o Planalto também esvazia a carteira emitida por entidades estudantis, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Nacional dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

Isso porque, atualmente a Lei nº 12.933/2013, conhecida como Lei da Meia-Entrada, atribuí a essas entidades a exclusividade na emissão do documento. Procurado para comentar o assunto, o Ministério da Educação (MEC) disse que a MP deve ser assinada pelo presidente em uma cerimônia a ser realizada até o fim da semana.


167

Comentários - página 2

Bolsonaro assina MP e o Governo federal lança carteirinha estudantil digital
  • Como não? A carteirinha era paga, agora é gratuita e pode ser feita de um celular ou computador.

    • Nosssaaa !!! Surpreso ! Quem votou no Haddad é inteligentíssimo !! Meus parabéns kkkkkkkkk

      • Tem que acabar mesmo a mamata da UNE

          • Eu me pergunto se esse pessoal que reclama das federais ao menos conseguiu entrar em alguma. Se pelo menos tem um mestrado para algo... ficam pelados e bla bla bla. Julgam todas as federais por causa de um grupo de 5 baderneiros. Falam de maconha como se em nenhuma outra comunidade de alunos de faculdades diferentes fizesse uso disso. Pelo amor de Deus. Aceitem que as faculdades federais são de ótimos nível e todos tem oportunidade de entrar, basta estudar! O enem está ai pra todos.

              • Não conheço todas mas da uma olhada nessa, e me diga que se algo não precisa ser feito: www.youtube.com/watch?v=4PCWpK6716w

                  • Concordo. Estudo em federal e dá pra contar no dedo quem faz uso de maconha. E os que fazem não sao baderneiros, são pessoas de ótimo caráter. Não podemos generalizar e falar que todos que fumam são pessoas que não estão ali pra nada. Conheço vários que nem sequer fumam e tão ali só pra vegetar mesmo.

                    • Não conseguem! São iguais aos presidente: nunca entrou numa faculdade na vida e acha que sabe o que se passa lá dentro. Bossais!

                        • Boçais*
                          Estudei em federaIS (2) e em particular cara e de qualidade. O ensino e o nível dos alunos nem se compara. Ensino superior público é infinitamente melhor!

                            • Pura verdade ....

                              Até espalham mentiras como gente que já está na graduação por 10 anos, sendo que há limite de tempo extra que é de 50%.

                              Perdi mais de 2 meses de aula por causa de greve (era governo Lula ainda), os professores nunca pediram apoio de aluno. Simplesmente fizeram greve.

                              Nunca ninguém levou bandeira de PT para o local de aula.

                          • Tem que evoulir e sair do jurássico, algo que SP não fez ainda no transporte publico, triste.

                              • Excelente Bolsonaro

                                  • Tem que criar um chip para pôr na mão.

                                      • Cospiracionista.

                                          • Eu não, eu sou cristão. Tovia, não acredito que sinal da besta seja um chip.

                                              • Infelizmente é, um pouquinho maior que um grão de arroz, o local a ser colocado será entre o polegar e o indicador

                                                  • Não tem nada a ver sinal da besta com chip. Aliás, a palavra chip não aparece na bíblia.

                                                      • E pq a palavra chip não aparece na bíblia isso quer dizer que não é um chip? Kkkk

                                                          • 1 Coríntios 4:6. Irmãos, apliquei essas verdades a mim e a Apolo por amor de vós, para que por nosso intermédio aprendais a não ir além do que está escrito.

                                                              • No passado o povo de Deus "pôs" um sinal na testa e mão. Ninguém implantou chip não, amigo.
                                                                Êxodo 13: 9. E te será por sinal sobre tua mão e por lembrança entre teus olhos, para que a lei do SENHOR esteja em tua boca; porquanto com mão forte o SENHOR te tirou do Egito.
                                                                Êxodo 13: 16. E será isso por sinal sobre tua mão, e por frontais entre os teus olhos; porque o SENHOR, com mão forte, nos tirou do Egito.
                                                                Veja o texto de Apocalipse: Apocalipse 13: 16. E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, 17. Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. 18. Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.
                                                                O versículo 18 deixa bem claro que o sinal é símbolo e que é bem difícil de entender, poucos saberão o que realmente é esse sinal, não é fácil de entender. Não é algo literal, para que qualquer um entenda.
                                                                Veja o texto de Apocalipse 14:1.
                                                                1 E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome de seu Pai.
                                                                Veja no texto acima que o nome na testa também não é literal.
                                                                Se estiver com tempo, pesquise na sua bíblia a palavra sinal.

                                                      • 666

                                                        • Bolsonaro tem que criar leis para punir uma parte dos universitários bagunceiros, que fica nu dentro das universidades, fumando maconha e pichando. E não é só expulsar não, tem que prender e enquadrar na lei.

                                                            • em 3 anos dentro de uma universidade eu nunca vi ninguém pelado dentro, sabia?

                                                              • Na verdade são estudantes militantes de esquerda, pois sabemos que possuem também professores envolvidos no mesmo propósito, fora que universidade federal e publica raramente algum pobre consegue entrar, os playboys que estão lá e poderiam pagar, fazem de graça pra ficar arruaçando como militante e fumando maconha em diversos casos, e assim há décadas piada.

                                                                  • universidades federais tem autnonomia na constituição.. fazem orçamento proprio e mandam conta para nós pagarmos.. e federais estão assim:


                                                                    "Sem fôlego para investir, UFRJ gasta 87% do Orçamento com pessoal"


                                                                    "as despesas com o quadro de funcionários foram as únicas que cresceram acima da inflação, chegando a R$ 2,7 bilhões ano passado. Nos mesmos cinco anos, os recursos direcionados a custeio %u2014 manutenção da atividade universitária %u2014 e investimentos tiveram queda real e somaram R$ 409 milhões."



                                                                    https://oglobo.globo.com/rio/sem-folego-para-investir-ufrj-gasta-87-do-orcamento-com-pessoal-23040586

                                                                    • A PTralhada vai a loucura. Chorem esquerdopatas.

                                                                        • Acabou a mama tá pra UNE.. Kkkkk. Chora canhota filha da puta... PcdoB, PT e simpatizantes....

                                                                          • "Polícia descobre mais de 24 mil carteiras de estudante falsasSomente em Patos de Minas, operação desvendou 1.147 casos de adulteração de documentos"


                                                                            https://www.otempo.com.br/cidades/policia-descobre-mais-de-24-mil-carteiras-de-estudante-falsas-1.1611743

                                                                            "Monopólio das carteirinhas da UNE que fatura 240 milhões de reais com elas está com dias contados"


                                                                            https://noticiabrasilonline.com/monopolio-das-carteirinhas-da-une-que-fatura-240-milhoes-de-reais-com-elas-esta-com-dias-contados/

                                                                              • Pra criar isto é falsificado ganha em que

                                                                                  • Esse era um dos esquemas para financiar esses movimentos.A UNE faturava mais que grandes empresas e praticamente não tem gastos, usa os estudantes como massa de manobra e é usada por movimentos da esquerda para manifestações.E é por isso, que vai aparecer mais "greves dos estudantes", justificando que é "pelos cortes da educação", mas por trás tem esses motivos.

                                                                                      • São muito gasto em educação com pouca nem evoluções em educação deu nada Gasta maís do que os países de 1 mundo

                                                                                          • O que deve acontecer de desvios dessas verbas, não tá escrito, igual a conservação do Museu Nacional, que apontaram um bom valor que foi destinado a preservação, porém, esse dinheiro não foi aplicado. Após isso, a midia simplismente não falou mais nada do caso.

                                                                                          • "Quase metade dos internautas consultados já fraudou a carteira de estudante. E você?Erika Azevedo - O Globo Online, , e13/07/2007 - 00:00 / Atualizado em 04/03/2012 - 01:00" https://oglobo.globo.com/cultura/quase-metade-dos-internautas-consultados-ja-fraudou-carteira-de-estudante-voce-4175600