LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Bill Gates diz que processo dos EUA atrapalhou Windows Mobile e consolidou o Android

07 de novembro de 2019 23

Depois de admitir a responsabilidade por ter deixado a Microsoft de fora do mercado de smartphones, Bill Gates mais uma vez comentou o caso em uma entrevista para a CNBC. De acordo com o co-fundador da empresa, a investigação antitruste do Departamento de Justiça dos EUA impediu que o Windows Mobile se tornasse o que o Android é hoje.

Não há dúvida de que o processo antitruste foi ruim para a Microsoft. Nós estaríamos mais focados na criação do sistema operacional para telefone. Portanto, em vez de usar o Android hoje, você usaria o Windows Mobile.

Para quem não se lembra do caso, o DoJ abriu um processo contra a Microsoft acusando a empresa de impedir que concorrentes oferecessem suas soluções no Windows. A investigação iniciou se em 1998 e só terminou em 2011, sendo que Gates liderou a gigante de Redmond durante grande parte desse período.


Gates também lembrou que ficou muito ocupado na defesa da Microsoft durante o processo. Isso acabou fazendo com que a Motorola abandonasse a solução da empresa para lançar o seu primeiro telefone com Android. Como a fabricante apostou pesado no marketing, o sistema do Google ganhou popularidade:

Oh, estávamos tão perto. Eu estava muito distraído. Eu estraguei tudo por causa da distração. A empresa estava três meses atrasada com um lançamento que a Motorola usaria em seu primeiro smartphone.

Considerando a sua filosofia onde "o vencedor leva tudo", Gates afirma que a dominância do Android hoje é fruto do seu fracasso pessoal em lançar o Windows Mobile:

Agora ninguém aqui nunca ouviu falar do Windows Mobile. Mas tudo bem. São algumas centenas de bilhões perdidos aqui ou ali.

Quando Gates fala em bilhões perdidos, ele se refere aos cerca de US$ 400 bilhões que a Microsoft investiu no Windows Mobile e todas as suas variantes posteriores. De toda forma, o executivo afirma que hoje é feliz no seu trabalho filantrópico e que usa um smartphone Android.


23

Comentários

Bill Gates diz que processo dos EUA atrapalhou Windows Mobile e consolidou o Android
  • Bill Gates já estar ficando caduco, só pode... kkkk

      • O Windows Mobile não era ruim, mas não estava pronto para o mercado agressivo do iOS e Android, faltava realmente abraçarem os desenvolvedores.E ainda, estava evoluindo, era bem estilão iOS, um SO bem adequado aos poucos aparelhos disponíveis, usando bem o hardware que não precisava ser parrudo como para os Androids (que precisavam se adequar a diversos modelos de aparelhos).

          • Realmente a Microsoft bobeou, ja devia ter feito antes do Android, mais fazer oq vida q segue ela já e o mais rico do mundo kkkk pra q mais

              • Eu me lembro quando eu vi numa revista, acho que 2004 ou 2005, parecia uma mesinha de sala de tão grande aquele surface. E Bill Gates com sorriso de orelha a orelha. Eu tb fiquei bem impressionado.

                  • Falam mal do w 10 phone mais dias atrás estavam comparando a camera do lumia 950 xl com o iphone pro. Saudades eterna dos melhores celulares que já existiu no mundo.

                      • O W.10 mobile poderia dá certo, mas abandonaram e não deram nenhuma chance a nova versão.

                          • Eu admito, gostava bastante dos Lumias, das câmera, da leveza do sistema e da época em que o era "fluido" mas ao invés de investirem resolveram abandonar de vez, com isso muitos desistiram de comprar lumias e agora com o fim do whatsapp para W8/W8.1 teremos só mais uma flor plantada na cova do WM : (

                            Obs.: até hoje acho que tiles são mais fáceis de usar que gavetinha de apps, principalmente para pessoas mais velhas que não são habituadas a usar smartphones, quadrados grandes são melhores que milhares de ícones pequenos, isso sem falar nas pessoas com problemas de visão.

                              • Não deu certo, cara. Veja a realidade, não existia aplicativos e o Windows Phone e 10 Mobile estava perdendo market share rapidamente, não adianta insistir em um produto fracassado.

                                • Interessante que hoje a Microsoft adota uma política parecida a essa em relação a Huawei.

                                  • Gates, Ballmer e suas manias de copiar outras empresas. Não existe espaço para mais um OS móvel, é simples de entender. A Microsoft também não precisar lançar produtos em resposta aos produtos do Google, tem que buscar novos mercados, encontrar um lugar onde tenha espaço, isso é inovação de verdade.

                                      • espaço sempre existe. E se ele não existe vc toma. Porque vc acha que a nokia que era disparada a que mais vendeu celulares hj não vendeu nada. Como a xiaomi e huawei conseguiu se tornar grandes fabricantes se o mundo dos smartphones era dominado pela apple e samsung? como ios e android conseguiram suprimir o symbiam?

                                          • Não se prenda às suas expectativas, apenas veja a realidade. O Windows Phone acabou apenas porque ele era um fracasso enorme que queimava dinheiro. A realidade do mercado se impõe, conquistar mercado exige visão para saber o momento certo. Atualmente o mercado está consolidado e demorará para aparecer uma nova oportunidade.

                                              • Existe espaço para fabricantes de aparelhos (apesar de o lucro estar diminuindo muito), mas não para OS, pois eles exigem desenvolvimento de aplicações, que exige muito do desenvolvedor. O Symbian não era igual ao iOS e ao Android, era um sistema super simples e focado nos aplicativos da Nokia, o pacote Ovi. O iOS não tinha concorrente, o Android buscou um mercado sem oferta no mobile, que foi o OEM (todo mundo imaginaria que a Microsoft supriria esse mercado como nos Desktops, mas ela demorou muito).

                                                • Existe espaço sim. E o W10 mobile começou a tomar um caminho bom, quando de um hora pra outra desistiram e designaram o 0essoal do W10 mobile ou para o W10 PC ou para o Xbox.

                                                    • Não existe e nunca existiu. O Windows 10 foi abandonado simplesmente porque nenhum dev criava aplicativos para ele, pois desenvolver para o iOS e Android já é trabalho suficiente. Windows Phone ou 10 Mobile nunca foi relevante, caso contrário a Microsoft não teria desistido dele.

                                                    • Ele deveria era ter vergonha de admitir isso. Como que uma gigante como a Microsoft não consegue ter um SO no mercado mobile. O maior SO de todos os tempos só é basicamente para Desktops.

                                                      • aposto que tio Bill vai tentar novamente quando o android estiver sendo finalizado por outro sistema, claro se até la ele estiver vivo.

                                                        • Há para né cara ganancioso perdeu perdeu mano vida que segue %uD83E%uDD26%uD83C%uDFFB%u200D%u2642%uFE0F

                                                            Android

                                                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                            Android

                                                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                            Especiais

                                                            Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                            Software

                                                            Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2