
Economia e mercado 16 Jan
Assim como qualquer novo serviço, o mercado parcialmente renega e não aceita a evolução, enquanto o outro lado segue a favor. Assim está acontecendo com a Buser, a conhecida "uber dos ônibus", onde existem pessoas que querem tirar o serviço do ar.
Quem está sendo totalmente contra a plataforma é o sindicato de empresas de ônibus do Rio de Janeiro, que deseja o fim das operações, entretanto a Buser acaba de conseguir um gigantesco aliado, no caso o Ministério Público Federal está a favor da empresa e não quer que ocorra a suspensão.
Lembrando que casos como esse ocorreram muito na época que a Uber estava chegando no Brasil, onde diversas pessoas e até mesmo órgãos governamentais, estavam contra e querendo proibir esse tipo de serviço, mas hoje temos diversos aplicativos que fazem o mesmo tipo de serviço, sem estar infringindo a lei.
Claro que em algumas localidades, existe sim a proibição de Uber e outros aplicativos prestarem serviço, e isso não é algo exclusivo do Brasil, existindo outros países praticando esse impedimento.
Atualmente a plataforma de serviços de transportes oferece um serviço chamado de "fretamento colaborativo", no qual diversos usuários que desejam viajar para determinada localidade, deixam isso exposto no site ou aplicativo e quando chega em uma quantidade mínima de viajantes, a Buser envia um fretado, que fará a trajetória desejada.
Um dos pontos que fazem a Buser cair em gosto popular e trazer, ao mesmo tempo, inimigos do setor, é o fato de oferecer viagens 75% mais baratas que outras empresa. Essas empresas alegam que fica uma concorrência desleal, onde a plataforma não precisa pagar diversos impostos, entre outras questões.
Com isso surgiram diversas denuncias para o ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), das mais diversas possíveis. Enquanto uns alegam que a concorrência é desleal, outros dizem que a Buser não possui concessão necessária para efetuar esses serviços. As alegações chegam a ser até mesmo o fato da Buser não precisar oferecer viagens gratuitas para idosos.
A verdade é que precisa ocorrer a aprovação desse novo formato de serviço, de forma licita, entretanto as alegações feitas pela concorrência são desapropriadas. A empresa oferece um serviço mais barato, com veículos mais novos e mais seguros, enquanto diversas empresas de viagens, mesmo cobrando altos valores, não entregam nem a segurança necessária.
Sabemos que essa questão vai demorar para ser resolvida e esperamos que o resultado seja positivo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários