LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Carnaval com carro elétrico: Marcos Pontes negocia com Tesla para trazer fábrica ao Brasil

18 de fevereiro de 2020 18

Após demonstrar interesse em popularizar a energia solar vetando taxações, o governo brasileiro agora está prestes a dar mais um passo em direção à geração de empregos e à sustentabilidade. Segundo fontes, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, e o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC) têm planos de trazer uma fábrica da americana Tesla ao Brasil.

Freitas deu uma entrevista ao NSC Total, que não confirmou nada sobre a Tesla, entretanto, a agenda de Marcos Pontes aponta uma reunião com o Engenheiro Sênior da montadora americana, Anderson Pacheco, no dia 12 de fevereiro de 2020 ao meio dia, via videoconferência. Você pode ver abaixo o registro da agenda do Ministro.


É interessante notar que a reunião contou com a presença de Claiton Pacheco Galdino, secretário de Desenvolvimento Econômico de Criciúma, em Santa Catarina, mostrando a intenção de instalar a fábrica na cidade catarinense. E pelo visto a reunião teve o objetivo de apresentar as vantagens da Tesla colocar sua mais nova fábrica em Criciúma ou pelo menos na região sul do Brasil.

Tesla Model S é um dos principais modelos da marca

O próximo passo é que representantes brasileiros visitem a Tesla nos Estados Unidos para demonstrar o interesse em criar uma aliança entre a montadora, que é uma das maiores do mundo, e o governo brasileiro. Vale lembrar que Freitas já é autor do projeto de lei 4825/2019, que fornece incentivos fiscais para produção de carros elétricos.

O PL 4825/2019 define carros elétricos não estão sujeitos ao Imposto sobre Produtos Industrializados e Impostos de Importação. O projeto também determina isenção de IPI até 2029 para carros híbridos também. Por fim, com a implantação de uma nova fábrica, o país ganharia principalmente com empregos e energia limpa utilizada, onde o Brasil tem um grande potencial.

Segundo Freitas, se as negociações derem certo, a fábrica pode chegar em 2023 ao país.


18

Comentários

Carnaval com carro elétrico: Marcos Pontes negocia com Tesla para trazer fábrica ao Brasil
  • de repente a tecnologia do etanol passou a ser algo desprezado como se nao tivesse importânica. Estamos caindo nessa falácia de americanos que acham que só o que eles desenvolvem é que precisa ser implantado no mundo todo. Cuidado.Ninguém fala que a energia elétrica nos EUA usada para carregar esses elétricos vem de usinas que queimam combustível fóssil.

      • Eu moro em Criciuma e fiquei muito contente com a noticia. Eu com certeza gostaria de fazer parte da equipe caso abrisse essa fabrica aqui. Poderia ser um novo recomeco pra cidade em questao de simbolismo, uma vez que o municipio ja foi considerado um dos maiores polos de produtos texteis e capital nacional de carvao.

        • não custa sonhar com uma fábrica da Tesla por aqui mas basta um minuto de realismo para concluir que nao vai acontecer. O Tesla já é caro nos EUA. Aqui os pequenos elétricos já custam a partir de 140 mil. O Brasil praticamente não tem rede de postos de recarga. De onde viriam as baterias? Importadas a que preço? E o lobby das montadors tradicionais?
          O que o Brasil precisa é uma política de incentivo para os híbridos. Motor elétrico combinado com motor tradicional pequeno que recarrega a bateria para aumentar a economia/autonomia e reduzir poluentes, com possibilidade de abastecer na rede de combustíveis. Seria viável para os próximos 20 anos ou mais.

            • Colocar a fábrica lá no sul é esquisito, já que fica longe de quase tudo. O certo, ao meu ver, seria colocar na região centrão do país, para que o frete seja mais equilibrado.
              Aliás, na minha opinião, seria muito mais viável desenvolver tecnologia do que comprar, pois evitariamos que o lucro fosse pro exterior.

              • The dreams are coming true!

                  • Muito bom mesmo. Mas quero ver quando lançarem! Qual vai ser o preço do veículo? Quanto será o valor de 1 recarga completa em postos de recarga? Como será em viagens de longa distância se não ouve onde recarregar? Porque ia demorar chegar em vários lugares e etc! Mas fora isso apoio bastante!

                      • Na Dutra entre SP e Rio tem estações de recarga, não sei como anda o projeto de criar uma via de suporte entre essas duas capitais, mas deve ser uma aventura das boas.kkk

                        • Já pensou o Tesla na marginal Tietê cheia de buracos para tudo quanto e lado, seria uma prova de resistência das mais difícil..
                          Eu já vi um Tesla em SP, na capital,Faria lima , ele passou bem rápido mas deu para ver que se tratava da versão SUV,de perto e bem bonito por sinal..

                            • Sensacional!

                                • Interessante!

                                  Esse ministro está indo muito bem como Min. Tecnologia!

                                  Economia e mercado

                                  Coronavírus: como diferenciar doenças como resfriados, rinite e mais da COVID-19

                                  Android

                                  Top 10! Melhor aplicativo ou canal de saúde para se exercitar em casa | Guia do TudoCelular

                                  Android

                                  Coronavírus: saiba como se comunicar com familiares e amigos durante a quarentena

                                  Curiosidade

                                  Saiba higienizar o celular para reduzir chances de contaminação por coronavírus