
Economia e mercado 25 Jun
Ao que tudo indica, os 100 mil trabalhadores dos Correios podem entrar em greve durante o mês de agosto. Isso porque as negociações abertas para um novo acordo coletivo não estão sendo bem recebidas pela categoria.
De acordo com informações dos sindicatos, o "pacote de maldades" proposto pela atual diretoria da estatal acaba com uma série de benefícios "extra-CLT" e que foram incorporados ao salário.
A lista de benefícios que podem ser cortados inclui itens como "Vale Peru" (um vale alimentação de R$ 1 mil oferecido em dezembro), vale cultura, adicional de 70% de férias, 180 dias de licença-maternidade e até distribuição obrigatória de acessórios como joelheiras e meias de compressão.
Em resposta aos funcionários, a direção da estatal alega que os benefícios atuais se tornaram "fora da realidade", sobretudo em um momento de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e onde há um forte impacto econômico em todos os setores da economia nacional.
Caso sejam implementados, os cortes devem gerar uma economia anual na casa dos R$ 600 milhões. Comentando o assunto, o presidente dos Correios, general Floriano Peixoto, alertou que o caixa da estatal pode passar por um "grave comprometimento" e que a proposta é "condizente com a situação financeira e realidade do país".
Como as negociações não avançam, os 31 sindicatos que integram a principal federação de trabalhadores dos Correios aprovaram um indicativo de greve. A paralisação pode ser consumada a partir do dia 4 de agosto, uma vez que há assembleia nacional marcada para a data.
Cabe ressaltar que o Ministério da Economia pretende privatizar os Correios até 2021, mas o governo precisa de autorização do Congresso Nacional para concretizar a venda da estatal. Por isso, a direção da companhia precisa implementar adequações para evitar mais prejuízos, enquanto não há definição para o futuro da empresa.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários