
Economia e mercado 25 Jan
09 de fevereiro de 2021 22
Decidindo seguir tendência inaugurada pela Apple, mas sem justificar a medida com suposto objetivo de proteção ambiental, a Samsung trouxe ao mercado sua família Galaxy S21 sem carregadores na caixa. A empresa não foi a única do mundo Android a fazer isso, com a Xiaomi sendo mas um exemplo, mas diferente de sua rival chinesa, a Samsung não dá aos consumidores opção para comprar o celular com o carregador incluso, oferecendo apenas um cabo USB-C na caixa.
No entanto, com o lançamento do Galaxy S21 no Brasil nesta terça-feira (09), a gigante sul-coreana decidiu fechar um acordo com o Procon-SP e anunciou que irá oferecer gratuitamente um carregador a todos os compradores que solicitarem o acessório por meio deste link. Mas há um porém: a oferta só é válida durante a pré-venda, que começa hoje e vai até o dia 7 de março. O acordo, pelo menos até o momento, é único no mundo, com o flagship da Samsung sendo vendido em outros países sem a possiblidade de solicitar um carregador.
A novidade é um tanto estranha, mas muito bem-vinda, considerando que ao menos alguns consumidores terão a oportunidade de receber o acessório. Comentando a decisão, Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP, foi incisivo e afirmou que a ausência do carregador na caixa é figurado como venda casada, ilegal no Brasil.
“Obrigar o consumidor a adquirir o aparelho e depois o carregador, não tem justificativa e a questão ambiental é uma simples desculpa”, afirmou Capez. Apesar da postura positiva em favor do consumidor, não espere que a prática seja abandonada, considerando que especialistas ouvidos pelo Olhar Digital discordam.
“A prática de vender aparelhos de telefone celular acompanhados de acessórios – tais como carregadores e fones de ouvido – é tão comum que, aos olhos dos consumidores, parece ser uma regra enquanto, na verdade, é uma praxe do mercado”, afirma a advogada Mônica Villani. “Por esta razão, é possível a comercialização do aparelho de telefone celular somente com o cabo carregador compatível, ou seja, desacompanhado da respectiva fonte de alimentação”, concluiu.
Villani não é a única a enxergar a retirada do carregador e acessórios dessa maneira. O juiz Guilherme Lopes Alves Lamas do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) improcedeu uma ação contra a Apple que pretendia obrigar a fabricante a incluir o carregador nas caixas dos iPhones. Segundo o magistrado, apesar de a remoção do acessório ser questionável, cabe ao consumidor levar isso em conta na hora da compra já que "no Brasil vigora o capitalismo".
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários