
Samsung 25 Fev
2021 está sendo o ano em que a tecnologia 5G finalmente está se popularizando. Um exemplo disso é que diversos países já estão comercializando aparelhos compatíveis com a nova rede, enquanto que o Brasil deve fazer o leilão de frequências até a metade do ano.
No entanto, o 5G também tem provocado uma situação curiosa nos Estados Unidos. A operadora Verizon chamou a atenção por simplesmente recomendar que seus usuários desabilitem o 5G para economizar a bateria do smartphone. A mensagem foi publicada no Twitter pelo canal de suporte da empresa:
Você está percebendo que a vida útil da bateria está se esgotando mais rápido do que o normal? Uma maneira de ajudar a conservar a vida útil da bateria é ligar o LTE. Basta ir para Celular> Opções de dados celulares> Voz e dados e tocar em LTE.
A mensagem da operadora foi deletada minutos após a publicação, mas isso não deixou de gerar polêmica entre usuários de celulares 5G. Isso porque todos os smartphones vendidos com 5G já usam a rede 4G como uma espécie de backup.
Ou seja, quando o sinal do 5G está fraco, o próprio smartphone começa a usar a rede LTE. Por isso, ao recomendar a mudança para o 4G, a Verizon está basicamente pedindo para que os seus clientes usem exclusivamente a rede antiga, algo bastante contraditório.
A operadora foi bastante cautelosa para não dizer com todas as letras "desliguem o 5G", mas a mensagem acaba ficando implícita na recomendação da empresa.
Por enquanto, a Verizon não emitiu um novo comunicado sobre o assunto. Mesmo assim, já é um consenso no mercado de tecnologia que o 5G pode sim afetar a autonomia dos celulares, mas ninguém espera ter que pagar mais caro por um dispositivo com a tecnologia e não usá-la em sua plenitude.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários