
Segurança 31 Mai
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, participou na manhã desta terça-feira (1) da inauguração do novo cabo submarino de Internet que liga o Brasil à Europa, mais especificamente à cidade de Sines, em Portugal. A conexão tem como ponto de ancoragem o município de Fortaleza, no estado do Ceará, permitindo um tráfego de dados de alta velocidade, atingindo até 72 TB/s com latência de apenas 60 ms.
O projeto foi desenvolvido pela empresa privada EllaLink e contou com a colaboração financeira da Comissão Europeia e do Brasil, que investiu um total de R$ 56 milhões para que a nova tecnologia fosse implementada em território nacional, facilitando a troca de dados com os demais países e dispensando a intermediação dos Estados Unidos.
O cabo possui 6 mil quilômetros de comprimento e permitirá uma conexão rápida, estável e com baixa latência no envio ou recebimento de dados, proporcionando uma redução de até 50% no atraso se comparado com a tecnologia convencional. O governo brasileiro também informou que o cabo submarino se estenderá para outros pontos do país, chegando ao Rio de Janeiro e São Paulo, passando também por outros países durante o trajeto, como Cabo Verde e Guiana Francesa, por exemplo.
A empresa responsável pelo cabo informou que a infraestrutura permitirá um acesso de "acesso de alta qualidade aos serviços e aplicações de telecomunicações, por meio de uma conexão direta de alta velocidade e baixíssima latência". A tecnologia será usada para aumentar a velocidade das instituições de pesquisa e universidades brasileiras.
O que achou dessa novidade? Já sabia da existência dos cabos submarinos de internet? Conta pra gente, comente!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários