
Curiosidade 16 Set
17 de setembro de 2021 4
Atualização (17/09/21) - HA
Em junho foi anunciado que, com o iPadOS 15, a Apple daria aos desenvolvedores a capacidade de alocar mais RAM para seus aplicativos, permitindo um melhor desempenho. Atualmente, a Apple limita a quantidade de memória que um aplicativo pode usar, principalmente para garantir que um único aplicativo não utilize toda a memória de um dispositivo, impactando outras funções centrais do sistema.
Agora, mais informações sobre esse recurso chegam agora que o iPadOS 15 está perto do seu lançamento, em 20 de setembro. No iPad Pro com chip M1 de última geração, os aplicativos poderão usar até o dobro de RAM permitida anteriormente.
Esse novo detalhes foi compartilhado pelos desenvolvedores por trás do aplicativo Artstudio Pro e, de acordo com suas descobertas, no próximo iPad Pro, que possui 16 GB de RAM, os aplicativos podem solicitar o uso de até 12 GB da memória disponivel. Nos outros modelos do iPad Pro com chip M1, que apresentam apenas 8 GB de RAM, os aplicativos podem solicitar até 6 GB.
Em ambos os casos, mesmo se um aplicativo informar ao iPadOS que memória adicional é necessária, o iPadOS ainda aloca um buffer de 2 GB para o aplicativo, além dos 4 GB disponíveis para os modelos iPad Pro de 16 GB e os 2 GB livres para os outros modelos.
Matéria original (27/06/21)
Antes de ser lançado em meados do último mês de abril, a expectativa que rondava a nova geração do iPad Pro é que ela fosse capaz de aproximar ainda mais a linha de tablets da Apple à computadores comuns – o que até aconteceu com a incorporação do chip M1, mas que ainda precisava de uma certa consolidação.
Essa consolidação, por sua vez, também se tornou uma expectativa com a chegada do ainda não anunciado na época, iPadOS 15, uma vez que era esperado que o sistema fosse compatível com aplicativos mais profissionais, a exemplo do Xcode e do FinalCut Pro. Mas isso, como a história conta, também não aconteceu.
Na verdade, a realidade se tornou ainda pior do que era esperado. Apesar do seu processador potente e dos seus 16 GB de memória RAM, os aplicativos embarcados no sistema teriam que se limitar a usar menos de 1/3 da memória disponível, chegando aos 5 GB, comprometendo o desempenho geral do aparelho; o que não é esperado de um dispositivo com “Pro” no nome.
Agora, parece que as coisas mudaram um pouco de figura. Assim como descrito pela própria Apple em uma de suas páginas voltadas para desenvolvedores, aplicativos poderão solicitar acesso privilegiado à memória RAM no iPadOS 15 – apesar de não ter sido revelado quanto de memória além dos citados 5 GB o app poderá solicitar ao sistema.
Com isso, os desenvolvedores do Procreate já informaram que se Apple de fato cumprir o prometido, aumentarão o limite de camadas para além dos 115 permitidos atualmente, entregando o máximo possível dentro do novo limite.
É possível que outros apps, principalmente os voltados para edição e criação de música e vídeo, também tirem grande proveito da mudança, permitindo mais canais ou, simplesmente, melhorando a qualidade de reprodução das previews.
Vamos aguardar para ver o que essa mudança trará!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários