
Economia e mercado 09 Jul
12 de julho de 2021 10
A pesquisa de hardware do Steam, realizada em junho deste ano, apontou que a Intel aumentou a sua participação entre os usuários da plataforma de games no PC e a AMD encolheu sua presença nos desktops.
Os números apresentam que a Intel teve um aumento de 1,72% em sua participação, enquanto a AMD encolheu o mesmo percentual no mesmo período. O lado azul da força está presente em 71.58% dos desktops/notebooks com o Steam instalado. Já time vermelho possui 28.41% do total de máquinas com o Windows.
No mês anterior, em maio, a AMD chegou a atingir 30.13% da fatia do mercado, enquanto a Intel registrou uma queda e ficou com 69.86% de participação nos dispositivos com o sistema operacional da Microsoft.
Já entre os usuários que usam o Linux, o panorama não muda muito. A Intel ampliou sua participação em 0.09% e ficou com 63.20%, enquanto a AMD teve uma perda igual ao ganho da concorrente, registrando uma fatia de 36.80%.
O mercado de processadores e outros componentes para PCs é um dos mais sensíveis e dinâmicos. O último ano, fortemente influenciado pela pandemia, foi muito difícil do ponto de vista da disponibilidade de peças e dos preços.
Analistas do mercado de hardware atribuem que a diminuição da participação da AMD pode estar ligada a pouca disponibilização da série de processadores Ryzen 5000, ainda bastante limitada, tendo em vista que eles são fabricados em 7 nm, o que dificulta o processo de produção.
Já a Intel produz sua 11ª geração da linha Core com litografia de 14 nm, que já está há bem mais tempo no mercado e é possível otimizar a fabricação, mesmo que a tecnologia ofereça um desempenho menor em relação a AMD.
E você, prefere os chips da Intel ou da AMD? Deixe a sua opinião nos comentários logo abaixo!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários