Economia e mercado 26 Abr
Após uma sequência de vazamentos, a Intel lançou oficialmente seus novos processadores da 11ª geração para dispositivos móveis (codinome Tiger Lake-H), além da nova série de CPUs Xeon, que estarão disponíveis a nível global a partir de hoje.
O carro-chefe do lançamento, de praxe, é o Intel Core i9-11980HK, que contará com 8 núcleos e 16 threads na nova microarquitetura Willow Cove. A litografia dos chips permanece nos tradicionais 10 nanômetros com transistores SuperFin, todavia, a empresa promete velocidades de até 5 GHz em modo turbo.
Curiosamente, o desempenho do clock não ultrapassa os 5,3 GHz medidos na geração passada, contudo, ganhos de performance em jogos poderão ser notáveis, visto que as novas CPUs acessam diretamente a memória GDDR6 das placas de vídeo integradas, permitindo taxas de quadros por segundo mais altas com menor latência.
De fato, em comparação ao hardware rival, a CPU Ryzen 5900HX da AMD, o desempenho em jogos se mostrou ligeiramente superior em títulos populares, como Far Cry: New Dawn e Hitman 3. Para mais, o uso de aplicações voltadas aos profissionais, como processamento de fotografias, deverão observar melhorias de até 22% em relação à geração anterior.
Compatível com a interface PCI Express de 4ª geração, a conectividade também é destaque para os processadores móveis da família Tiger Lake-H, que contarão com suporte ao Wi-Fi 6E e memórias DDR4 de até 3.200 MHz — a compatibilidade com memória RAM de interface DDR5 será vista na 12ª geração dos processadores.
Com velocidades de transferência de até 40 Gbps, a conexão Thunderbolt 4 não superou as expectativas, contudo, promete um desempenho melhorado com suporte à resolução Ultra HD em múltiplos monitores e 8K em um único monitor.
Conforme divulgado pela Intel, os processadores oferecerão 2,5 vezes a largura de banda total do PCI Express em comparação com os processadores semelhantes da 10ª geração, e 3 vezes maior em comparação com outros processadores do mercado.
Igualmente destacável, a série conta também com o novo modelo Xeon W-11000 para os workstations móveis, que contará com especificações semelhantes aos modelos mais populares, contudo, trazem recursos avançados de segurança baseada no próprio hardware.
Com isso, cientistas de dados e profissionais do ramo financeiro, por exemplo, podem se beneficiar com algumas funções da CPU baseada na plataforma Intel vPRO, que oferece desde suporte ao Wi-Fi 6E a níveis superiores de segurança.
Os chips contarão também com os recursos Xeon + Error Correcting Code (ECC) e Intel Hardware Shield, que detecta ameaças através da inteligência artificial. Ainda contando com otimização para deep learning da máquina, muitas das ferramentas de segurança visam combater ataques de ransomware e mineração de criptomoedas em sistemas Windows.
Os novos processadores da Intel já marcaram presença nas expectativas de lançamento de fabricantes parceiras. A Dell, por exemplo, já atualizou as especificações dos desktops do seu portfólio gamer e, mais recentemente, a linha de notebooks Inspiron também foi atualizada para receber os chips de alto desempenho.
Dispositivos da Acer também já contam com SKUs mais recentes do Intel Core i5 para seu catálogo focado em jogos. O Nitro 5 será equipado com o chip mais intermediário da família em conjunto com especificações de ótimo custo-benefício.
Não deve demorar para que diversas fabricantes anunciem plataformas equipadas com a nova geração, cujo lançamento coincidiu com o anúncio dos modelos GeForce RTX 3050 da NVIDIA, também voltadas para notebooks, visando um consumo mais eficiente e alto desempenho.
Comentários