LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

De corpo e alma! Loongson 3A5000 é a primeira CPU totalmente chinesa

26 de julho de 2021 7

Talvez o nome Loongson não seja muito familar, por ser realmente menos conhecido e mais distante para nós, consumidores brasileiros. Mas não é de hoje que essa fabricante tem se dedicado a montar processadores totalmente concebidos na China, em uma tentativa de permanecer independente e com licenças proprietárias que substituam a base dos produtores americanos que dominam o mercado.

Com seu novo processador, a Loongson deu um importante passo para atingir seu objetivo, pois o novo 3A5000 é a primeira solução que essencialmente se livra de licenças de terceiros, com um novo conjunto construído localmente.


O Loongson 3A5000 trabalha com uma arquitetura que usa o conjunto LoongArch GS464V, com mais de 2.000 instruções proprietárias. Além do ISA básico, o LoongArch suporta instruções de extensão de conversão binária (LBT), instruções de extensão de processamento vetorial (LSX), instruções de extensão de processamento vetorial avançado (LASX) e instruções de extensão de virtualização.

A CPU em questão é quad-core operando a 2,3 e 2,5 GHz, com núcleos superescalares e cada um tem quatro ALUs de uso geral e duas unidades de operações vetoriais de 256 bits. Também encontramos dois controladores de memória DDR4-3200 (ECC), quatro controladores HyperTransport 3.0 e suporte a SMP (multiprocessamento simétrico). Como todos os processadores chineses, os chips 3A5000 da Loongson suportam os padrões de criptografia do país, como SM2, SM3 e SM4 em hardware.

Enfim, saindo dos detalhes técnicos e indo para comparações práticas, este processador oferece desempenho semelhante a um AMD Ryzen de primeira geração, ou um Intel Core de sexta geração. Diante da geração anterior da Loongson, essa CPU é 50% mais potente e com 30% de otimização energética.

Ainda que não seja uma novidade indispensável para os consumidores atrás do topo de linha, vale saber o que está acontecendo no mundo em termos de novas produções! E você, o que achou?


7

Comentários

De corpo e alma! Loongson 3A5000 é a primeira CPU totalmente chinesa
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas