LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Faliu! Primeira fabricante a usar Ubuntu em smartphones encerra site oficial

27 de agosto de 2021 21

Por mais que tenha tentado lutar contra o duopólio de Android e iOS, a fabricante Spanish Bq declarou falência após abandonar o mercado de smartphones. Para quem não se lembra, essa empresa foi a primeira no mundo a apostar no sistema operacional Ubuntu Mobile.

Nesta semana, o site oficial da fabricante também saiu do ar, sendo que a sua passagem pelo segmento dos smartphones foi relativamente curta.

A Spanish Bq chegou a fabricar celulares e tablets com Android, mas resolveu fazer uma parceria com a Canonical para desenvolver o Ubuntu Mobile. O primeiro fruto dessa união foi o Aquarius E4.5, que foi vendido por aproximadamente US$ 185 (~R$ 966).

Ubuntu Mobile foi uma tentativa de lutar contra Android e iOS.

Contando com tela de 4,5 polegadas, processador MediaTek de 1,3 GHz e apenas 1 GB de RAM, o Aquarius E4.5 chegou a fazer sucesso em alguns mercados e fez com que Amazon, eBay, Spotify e outras empresas lançassem aplicativos para o Ubuntu Mobile.

Contudo, as coisas "azedaram" em 2017 e a Canonical resolveu encerrar oficialmente o software, algo que praticamente matou a Spanish Bq. Isso porque, diferente da Meizu que também apostou no Ubuntu e continuou com Android, a Bq não repetiu a estratégia da concorrente.

Cabe lembrar que o Ubuntu morreu na mesma época em que o Windows Phone já estava com um "pé na cova". Isso só mostra que é muito difícil ter um terceiro player no mercado de smartphones, mas há quem ainda tente em 2021.

Você acredita que ainda há chances de alguma fabricante conseguir fugir do Android? Conte para nós a sua opinião aqui nos comentários.


21

Comentários

Faliu! Primeira fabricante a usar Ubuntu em smartphones encerra site oficial
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista