LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ubuntu 21.04 é lançado oficialmente com Linux 5.11, novo servidor gráfico e mais

23 de abril de 2021 16

Um dos sistemas de código-aberto mais queridos da comunidade Linux acaba de lançar sua nova versão. O Ubuntu 21.04 foi disponibilizado em seu site oficial na última quinta-feira (22) e conta com novos recursos altamente antecipados pelos usuários nos seis meses de seu desenvolvimento — em destaque, adoção de um novo servidor de exibição.

O Ubuntu 21.04 deverá ser uma distribuição sem suporte de longo prazo (LTS), recebendo patches de segurança e outras atualizações até janeiro de 2022. Os usuários podem optar pela versão de maior estabilidade — Ubuntu 20.04 — que receberá atualizações pelos próximos quatro anos e adquiriu alguns dos recursos integrados à versão mais recente.

Novidades

Ter o Linux 5.11 como seu kernel faz com que o Ubuntu 21.04 ofereça um amplo suporte a processadores mais recentes. A AMD, por exemplo, otimizou os drivers de algumas de suas APUs na arquitetura Zen 2 e Zen 3 no sistema, enquanto as GPUs dedicadas da Intel não precisarão de patches extras para funcionar. O suporte ao Intel SGX também pode ser citado como um recurso de segurança para o sistema.

O suporte oferecido por um hardware mais recente possibilita que o Ubuntu seja equipado com o servidor Wayland, que substituirá o servidor X Window System. Com os novos protocolos para sua interface gráfica, o sistema operacional poderá oferecer maior fluidez e desempenho para os usuários, além da melhor compatibilidade com recursos avançados de exibição, como o fractional scaling. Contudo, para usuários que utilizem placas da NVIDIA, o protocolo X11 deverá continuar padrão.

Novo servidor deverá aprimorar o desempenho gráfico do sistema operacional.

Um novo tema escuro responsivo do sistema permite que sejam realizados ajustes de acessibilidade e navegação, sendo padrão em widgets e outros objetos da área de trabalho, tais que foram redesenhados para um conjunto mais simples. O Ubuntu já contava com os temas claro e escuro há um bom tempo, adotando como visual padrão a mistura de ambos na nova versão.

A ausência do GNOME 40 é notável na distribuição, o que quebrou um padrão de que os lançamentos do Ubuntu incluam a versão mais recente do ambiente gráfico padrão. Vale destacar que outros sistemas já possuem o recurso por padrão. É possível que essa falta seja compensada pelos desenvolvedores com um software mais adaptado às exigências dos usuários. Por ora, a atual versão do Ubuntu não integra a quarta versão do GTK e está sendo distribuída oficialmente com GTK3.

As distribuições do Ubuntu — mais conhecidos como "sabores" — ganharam novas versões para substituir o GNOME por ambientes alternativos. O Kubuntu 21.04 recebeu os frameworks KDE 5.8 e KDE Plasma 5.21 para uma nova e mais estilosa interface gráfica equipada com um novo recurso de monitoramento do sistema, melhorias no tema escuro e o novo tema "Breeze Twilight".

O Plasma 5.21, que adquiriu suporte otimizado para o servidor Wayland, assumiu uma forma semelhante aos sistemas operacionais de código fechado rivais — Windows e macOS — como o menu principal semelhante ao popular "Iniciar" do sistema da Microsoft.

Kubuntu 21.04 com seu tema misto entre modo claro e escuro.

Outro mod popular recebeu atualização para a versão 21.04 — o Lubuntu conta com um design leve e simples, que recebeu novos frameworks e aplicações para um melhor controle do sistema. Além destes, o Ubuntu MATE também recebeu a versão com mudanças no tema, bem como um novo tema chamado "Yaru MATE".

Além das significativas mudanças no design, o Ubuntu 21.04 foi disponibilizado com as versões atuais dos apps de seu ecossistema, como o LibreOffice (suíte corporativa). O Mozilla Firefox e o Thunderbird também tiveram suas versões recentes instaladas por padrão. Graças ao Linux 5.11, o sistema contará com suporte ao Wi-Fi 6E e às GPUs NVIDIA RTX 3000 na arquitetura Ampere.

Tendo que é um software com severas otimizações, o sistema conta com requisitos mínimos de hardware modestos, tais que atendem à grande maioria das plataformas atuais e já está disponível para download em seu site oficial.


16

Comentários

Ubuntu 21.04 é lançado oficialmente com Linux 5.11, novo servidor gráfico e mais
  • Interessante!

      • KDE NEON >>>>>

          • Eu uso o KDE Neon mas não acho bom pra quem quer trocar do Windows pelo simples fato dele atualizar demais (mais que o Windows aliás)! É bom ter o KDE sempre atualizado mas quem quiser uma experiência um pouco mais estável com KDE é melhor tentar usar o Kubuntu.

              • Kubuntu 20.04 é a versão mais recomendável pra quem não quem prioriza estabilidade, pois o KDE Neon trás a versão mais nova do plasma que ainda tem alguns bugs

              • Parado no tempo, o novo Zorin OS tá bem mais chamativo

                • Falta o office, que está sendo preparado para o Linux. Como eu já utilizo o navegador Edge no Ubuntu. Jogos pela Steam você consegue jogar até os feitos para o Windows Ex: Comprei o Battlefield V e fiz uma conta na EA e entro pela Steam e jogo normal!

                    • Um ótimo sistema que ainda precisa de mais desenvolvedores e distribuidoras de software. É notável a fluidez, gráficos atraentes e performance sem exigência. Estou na torcida para que o linux um dia seja adotado por mais pessoas.

                        • Grande maioria das intituição de ensino público roda o ubuntu

                            • Estou cada vez mais decepcionado com o windows, pois cada vez vejo uma noticia diferente de um novo bug após atualização, e alguns bem graves. Gostaria de usar um sistema novo, só fico com receio no quesito diversidade de programas, pois em muitas situações, em que é necessário trabalhos em grupo por exemplo, imagino q não tenha versões compatíveis com SO diferente do windows. Como é a diversidade de programas nesse sistema? será q daria pra usar como SO principal?

                                • Depende muito do que você vai precisar, mas da sim pra ter ele como sistema princinpal. No meu caso ele me atendeu bem enquanto usei ele, mas é importate que você saiba que Bugs não exclusividade do mundo Windows, eles também acontece no outro lado da força.

                                    • Vdd, bug tem em qq sistema. É q se comparamos a versão atual do Windows com versões antigas começou a surgir bugs demais, mas por outro lado mais recursos foram agregados e naturalmente mais bugs. De qq forma é bom testar pra poder comprar como esta a concorrência. Valeu !! Espero q me atenda tb !

                                      • Qualquer software pago que você pensar, não tem. Mas provavelmente tem um similar, como é o caso do pacote Office, por exemplo.

                                    Android

                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                    Android

                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                    Windows

                                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                    Economia e mercado

                                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista