
Google 12 Ago
29 de dezembro de 2021 2
Enquanto estudos indicam que 80% dos dispositivos vendidos em 2022 devem ser compatíveis com o WiFi 6, a FCC já está preparando grandes evoluções para o WiFi 6E, que graças a uma vitória numa batalha judicial agora poderá atingir velocidades de até 2Gbps por meio de mais bandas que poderão ser utilizadas nestes dispositivos.
Explicando um pouco mais, o WiFi 6E é uma versão aprimorada do WiFi 6 que opera na banda de 6 GHz exclusiva que permitirá a esses aparelhos utilizar velocidades de download e upload maiores graças a 59 canais que não serão sobrepostos pelos demais, evitando interferências que podem causar problemas de conexão.
O que muda agora é que a FCC venceu uma ação judicial movida pela AT&T no Tribunal de Apelações dos EUA, onde a operadora alegava que a banda de 6GHz causaria interferências nas ondas utilizadas para enviar dados entre torres de celulares.
Dessa forma, como a FCC permite o uso da banda de 6GHz gratuitamente por qualquer fabricante, usuários de dispositivos compatíveis terão acesso a conexões mais estáveis e rápidas, atingindo até 2Gbps de velocidade, conforme um representante da WiFi Alliance declarou ao The Verge, afirmando que a conexão será comparável ao 5G mmWave.
Na decisão o tribunal entendeu que o uso de WiFi 6E não causará interferências em redes celulares, uma vez que as torres utilizam transmissões de dados com maior potência numa distância de até 80 quilômetros.
Vale dizer, no entanto, que poucos dispositivos suportam essa conexão no momento. É esperado que mais dispositivos com suporte ao WiFi 6E sejam lançados em 2022 e 2023
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários