LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Quais são as principais tecnologias para ficar ligado em 2022? | Detetive TC

06 de janeiro de 2022 0

O setor de tecnologia está em constante evolução, conforme surgem inovações na indústria. E 2022 não será diferente, com expectativa de uma série de novidades em diferentes segmentos tech.

O que podemos aguardar para estes 12 meses, então? O Detetive TudoCelular separou os principais assuntos para você esperar este ano.

Valve Steam Deck

Confirmado em julho do ano passado, o Valve Steam Deck consiste em um console portátil voltado a jogos de PC. Ele estava previsto para dezembro de 2021, mas foi adiado e deverá chegar ao mercado a partir de fevereiro de 2022.

A iniciativa foi criada em parceria com a AMD e se destaca por rodar os games de computador em um dispositivo portátil. A pré-venda gerou uma alta demanda de encomendas que chegaram até a sobrecarregar os servidores.

Por outro lado, houve a escassez de fornecimento de chips – problema enfrentado de maneira generalizada a nível global –, o que motivou o adiamento da data.

Meta Quest 3

Um dos principais temas das últimas semanas na área tem sido o tão famoso Metaverso e como será a experiência para os usuários após a sua criação. Para introduzir as pessoas a esse universo virtual, a Meta – ex-Facebook – deverá lançar ao longo deste ano o seu Quest 3.

O dispositivo de realidade virtual – cujo codinome era Project Cambria – ainda tem sido trabalhado pela empresa. A tendência é que, em relação ao seu antecessor, ele vá contar com um processador mais potente e uma bateria com duração superior.

Outra possibilidade é que a Meta decida mudar o nome da linha de óculos VR e lance o produto com um modelo distinto. De qualquer forma, caso realmente surja neste ano, deverá ser a introdução ao novo universo tão divulgado nos últimos tempos.

Expansão dos carros elétricos

Em meio ao elevado preço de combustível no Brasil, os carros elétricos têm um espaço grande para atrair o público a comprar cada vez mais veículos com esse tipo de energia para locomoção.

Por outro lado, governos ao redor do mundo aumentam os subsídios concedidos para a adoção desse tipo de automóvel, o que incentiva as montadoras na produção e em investimentos no segmento.

Um dos desafios para o ano de 2022 nessa área será a criação de uma rede de carregamento maior, para que seja viável andar com carros elétricos sem o risco de ficar na mão. Iniciativas já foram propostas, inclusive para o Brasil. Resta acompanhar se o que está no papel será aplicado na prática.

5G no Brasil

Com o leilão das frequências dedicadas ao 5G já realizado pela Anatel, agora é uma questão de tempo até que a tecnologia seja disponibilizada pelas operadoras aos seus clientes. Algo que deve ocorrer nos próximos meses.

A rede móvel de quinta geração permitirá novas possibilidades no país, desde velocidades maiores e latência ultrabaixa, até ampliação de usos em missões críticas – como telemedicina – ou mesmo para conectar toda a sua residência.

IoT e casa conectada

Hora de pegar o gancho do tópico anterior para falar de um setor que tem crescido: o de Internet das Coisas. Cada vez mais, o mercado se enche de dispositivos domésticos inteligentes, com conexão à internet.

Desde que começou a pandemia, a casa das pessoas ganhou um novo significado, que une trabalho e estudos. Isso também popularizou equipamentos domésticos que dessem maior praticidade na rotina diária.

A tendência é que essa área se consolide ainda mais com a chegada do 5G em 2022, o que permitirá mais possibilidades e produtos para tornar a casa cada vez mais conectada.

Computação em nuvem

Uma das ferramentas que serão impulsionadas neste ano deverá ser a computação em nuvem. Ela tem se mostrado fundamental para a criação de novas experiências no meio virtual, principalmente nos últimos dois anos.

A nuvem tende a se popularizar mais em funções como sistemas de pagamento móvel, serviços de personalização de segurança em automóveis ou mesmo no entretenimento – como são os casos dos serviços de streaming de jogos, por exemplo.

De acordo com a Gartner, a receita global em nuvem para 2022 chegará a um total de US$ 474 bilhões, quantia superior aos US$ 408 bilhões de 2021.

Qual desses produtos ou tecnologias você mais espera para este ano de 2022? Há outra novidade que você aguarda ansioso para os próximos meses? Conte para a gente no espaço abaixo!


0

Comentários

Quais são as principais tecnologias para ficar ligado em 2022? | Detetive TC
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista