LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel planeja fabricar processadores híbridos que combinam arquiteturas ARM, x86 e RISC-V

16 de fevereiro de 2022 36

A Intel parece determinada a expandir suas operações com estratégias que, anteriormente, pareciam impossíveis sob sua filosofia irredutível. Bob Brennan, vice-presidente de engenharia e soluções para consumidores da divisão de fundição da Intel, comentou as inovações que a fabricante espera desenvolver no futuro em entrevista ao The Register.

O executivo cita uma multiarquitetura de conjunto de instruções, estratégia que permitirá o desenvolvimento de processadores personalizados pelas fabricantes clientes da Intel. Para isso, unidades com instruções baseadas em x86, ARM e RISC-V trabalhariam em sinergia dentro de um único chiplet para fornecerem aplicações extremamente versáteis.

(Imagem: Reprodução)

“É a primeira vez na história da empresa que licenciaremos hard e soft cores para clientes que gostariam de desenvolver seus próprios chips”, comenta Brennan.

Hard cores e soft cores — neste caso, melhor traduzidos para “núcleos fixos” e “núcleos mutáveis”, respectivamente — referem-se a circuitos implementados de forma inalterável para produção em massa e componentes em lógica programável, na sequência. A Xilinx, recentemente adquirida pela AMD, é uma das precursoras desse conceito.

Com isso, fabricantes poderiam criar seus próprios chips híbridos com base em instruções de diferentes ecossistemas. Brennan exemplifica que os clientes poderiam criar um processador com núcleos Xeon e combiná-los a um núcleo acelerador de IA baseado em ARM ou RISC-V.

“No chassi do chiplet, esperamos que haja uma demanda por instruções híbridas com ARM e RISC-V, dependendo do cliente, e suportaremos ambas”, prevê o executivo, adicionando que sua nova estratégia ainda não está totalmente desenvolvida, mas que há expectativa para a criação de um ecossistema diferenciado com produtos da Intel.

Vale contrastar que essa técnica parece diferente do licenciamento da Arm (empresa). Em vez de fornecer núcleos para que empresas projetem chips e enviem para produção em outra companhia, todo o processo deve ocorrer sob a expertise da Intel — algo que poderia manter a “maior fábrica de chips do mundo” ocupada. Brennan não comentou sobre isso.

(Imagem: Reprodução)

O projeto de multiarquitetura de conjunto de instruções deve ser baseado nas litografias da própria fabricante — Intel 16, anteriormente conhecida como “22FFL”, e Intel 3, prevista para suceder à Intel 4 de 7 nanômetros. Por ora, não há previsão de lançamento ou primeiras fabricantes que utilizarão o novo sistema da Intel.

O que você achou da nova estratégia? Comente sua opinião!


36

Comentários

Intel planeja fabricar processadores híbridos que combinam arquiteturas ARM, x86 e RISC-V
  • Isso sempre existiu em qualquer processador x86, pra quem já leu e arrendou o assunto, sabe tô que tô falando

      • Credo! isso tem nome chama gambiarra, a x86 nao pode ficar de fora e resolveu misturar ela

          • Não é gambiarra, arquitetura híbrida sempre existiu, um x86 por exemplo executar instruções do tipo risc em coisas básicas e do tipo cisc em cargas mais pesadas! X86 foi criado pelo motivo da galera da época querer executar cálculos mt pesados em computador, mas nem tudo é assim, aí veio a tona o conceito de risc e dps a arquitetura arm

              • Nada haver a parte do risc e cisc, os processadores x86 são totalmente risc desde o Pentium Pro nos anos 90, ele não é um híbrido.
                Só uma fabricante se manteve no CISC, foi a Cyrix que posteriormente se tornou Via e hoje em dia é Zhaoxin, mas olha a diferença de performance que ela tem.

                RISC é extremamente melhor que o CISC, os processadores x86 de hoje em dia só emulam o CISC quando uma instrução de legado precisa ser usada.

                  • Acho que entendi onde eu errei, quando me ensinaram sobre isso, foi muito superficial(tbm li algo no livro de hardware do Gabriel Torres, mas faz um bom tempo). Sempre achei que instruções CISC rodavam "juntos" com RISC, mas não, a instrução CISC são decodificas para as unidade de execução RISC, divididas em microinstruções, me corrija se eu estiver errado

                    • KKKkkk cara voce viajou longe nessa de dizer a que a intel esta usando RISC desde os Pentium Pro, se isso tivesse fundamento não teria o porquê de agora ela querer fazer chips hibridos.

                        • leia a página 18 e a 20, eu estudei muito sobre essa arquitetura.
                          https://www.feis.unesp.br/Home/depar...p5_p9_2017.pdf

                            • VAMOS ENTÃO AMIGO COLOCAR AS COISAS NO LUGAR CORRETAMENTE:

                              A visão centrada na implementação é que as CPUs CISC e RISC evoluíram umas para as outras por décadas, começando com a adoção de novos métodos de decodificação "semelhantes a RISC" para CPUs x86 em meados da década de 1990.
                              A explicação comum é a seguinte: no início da década de 1990, os fabricantes de CPU Intel e outros x86 perceberam que melhorar o desempenho da CPU no futuro exigiria mais do que caches maiores ou relógios mais rápidos. Várias empresas decidiram investir em microarquiteturas de CPU x86 que reordenariam seus próprios fluxos de instrução em tempo real para melhorar o desempenho. Como parte desse processo, as instruções nativas x86 foram alimentadas em um decodificador x86 e traduzidas para micro-operações "risc"antes de serem executadas. Em uma matéria postada no Medium em 2020, Erik Engheim escreveu: "Não há internos RISC em chips x86. Isso é apenas uma manobra de marketing." Ele aponta tanto para a história de DeMone quanto para uma citação de Bob Colwell, o arquiteto-chefe por trás da microarquitetura P6.


                              A microarquitetura P6 foi a primeira microarquitetura Intel a implementar a execução fora de ordem e um motor de decodificador x86-para-micro-op nativo. P6 foi enviado como o Pentium Pro e evoluiu para o Pentium II, Pentium 3, e além. É o avô das CPUs x86 modernas. Se alguém soubesse a resposta para esta pergunta, seria Colwell, então aqui está o que ele tinha a dizer:


                              Os x86 da Intel NÃO têm um motor RISC "sob o capô". Eles implementam a arquitetura do conjunto de instruções x86 através de um esquema de decodificação/execução que depende do mapeamento das instruções x86
                              A ideia de micro-op não era "inspirada em RISC", "semelhante ao RISC", ou relacionada ao RISC. Foi nossa equipe de design encontrando uma maneira de quebrar a complexidade de uma instrução muito elaborada afastada das oportunidades e restrições de microarquitetura presentes em um microprocessador competitivo.

                              Materia Original em Inglês: https://www.extremetech.com/computin...n-x86-arm-cpus
                              Na parte: Did RISC and CISC Development Converge?

                                • Você não tem noção da falta que faz um botão "haha" aqui...

                                  Então tá né, acho que os 10 anos que eu estive trabalhando como engenheiro eletricista e engenheiro da computação pra esses caras não deve ter valido de nada.
                                  Ainda bem que você veio com uma matéria aleatória de um site conhecido por ser de rumores. %uD83D%uDC4D

                                    • Sinto muito, mas nesse caso você esta contradizendo o próprio arquiteto-chefe da intel responsável na época, Bob Colwell. Você deve entrar em contato com ele e convencê-lo de que ele está errado.

                                    • Esse "decodificador CISC" é o emulador que eu citei ali, deveria pesquisar antes de falar.

                                • Cara entendi, mas Apple mostrou que essa de Risc ser pra coisas básicas é coisa do passado, além de serem mais eficiente em energia q os x86 fazem qualquer trabalho pesado

                                    • A Apple não mostrou absolutamente nada no x86 vs risc, a performance que você enxerga é um pouco de ilusão porque a Apple montou o melhor cenário possível nos processadores deles.
                                      Primeiro que usa o sistema deles projetado detalhe por detalhe pra isso, segundo que usa o processador criado por eles especialmente pro sistema deles e com base no arm, já viu que o competidor Snapdragon mais próximo do M1 mal chega em um i3?
                                      E terceiro que eles usaram a memória mais rápida do mercado (4266mhz) junto da integração direta com o processador quase como se fossem dois chips de hbm2, vai querer mesmo comparar isso com o controlador de um Intel que fica preso em 2666mhz ou com o de um AMD que só sobe até 3200mhz?

                                      ARM é bom, mas não faz milagres desse jeito como vc esta pensando, ainda mais se gosta de montar o seu Pc e usar Windows.
                                      Sério, esse processador não é tão econômico assim por ser ARM, e sim por ser feito em 5nm, não percebeu? %uD83D%uDE02

                                        • A unica coisa que percebi foi quando a intel TENTOU entrar no mercado dos smartphones com os x86, a bateria NÂO durava meio dia e ESQUENTAVA pra kcete ! se ARM não é bom assim como vc diz então nao sei porque ela dominou nessa área.. Obs: estou usando um notebook com snapdragon 7c gen2 e substituiu muito além do esperado meu antigo com i5 3317u

                                            • Talvez porque estamos falando de um i5 3317U, terceira geração, lá de 2012 kkkk
                                              O meu Ryzen 5 2500U espanca esse Snapdragon, até o Ryzen 3 2200U...

                                                • @themrsbusta cara, não fala merda daquilo que você não sabe! Os intels 12 geração bate no m1 por pouca margem e usam ddr5 5600 consumindo quase 4x mais, isso porque o m1 está rodando nem a 4ghz. Pega o teste no Blender onde o código nem é tão otimizado e chega perto da performance do intel de ultima geração com uma memoria mais rápida, rodando a quase 2ghz a mais usando pouquissimos watts. Até a intel está repensando em fazer chip arm. ARM é mais eficiente e pode ter a mesma performance do x86, isso é balela de quem não entende nada.

                                                    • kkkkkkkkk e você sabe tanto que nem sabe que mesmo Intel tendo controlador de DDR5 5600 elas trabalham em velocidades perto dos 3000, por isso que tanto DDR4 quanto DDR5 a performance é a mesma né? Fora que né, de todos os pontos que eu citei você só leu um...
                                                      Mas faz o seguinte, esquece Intel, compara com o novo Ryzen 7 6800U que é 6nm e bem mais perto dos 5nm do M1.

                                                      Cheio de falácias, cai de paraquedas e quer dizer alguma coisa.

                                                        • Não fala merda! O controlador de memoria do Intel 12000k fica no CPU e ambos, placa mãe e CPU chegam no mínimo a 4800mhz! Essa sua informação de 3000 é invenção pura. E sim, existem diferenças sim na performance. Outra imbecilidade é comparar nanômetro com velocidade! Intel está a 10nm(desktop) enquanto AMD a 7nm(desktop) e a Intel ganha por margem pequena. Outra burrice é comparar um CPU mobile Big.Little com um que não é, cujo consome o dobro+ de energia e vai a um clock bem mais alto com temperaturas muito mais altas.
                                                          Vamos comparar o M1 com o 5800U no Cinebench:
                                                          M1 Single core: 1493; (3.2 mhz - 15W) 5800U:1408; (4.7 - 30+mhz).
                                                          M1 Multi-core: 7032; (3.2 - 15mhz) 5800U: 9284; (3.4 - 35mhz).

                                                          Pode falar a merda que for, se você ver esses resultados e não perceber que são próximos e comparáveis, você é uma mula ! E logo os chips ARM virão com o v9 que trará features necessários que o x86 tem e fora isso um aumento de no mínimo 30% de performance, isso só contando a mudança de arquitetura, fora a mudança no design que a Apple trará. Outra burrice é pegar um Snapdragon(que não bate nem os de celular da Apple) e comparar com intel Desktop. Outra burrice da mais burra que eu já vi é falar que o M1 ARM nem é tão eficiente assim. O chip literalmente chega a resultados próximos e consome somente metade e em alguns casos 1/3 do chip comparado e o imbecil fala que não é eficiente, puta merda. E (4266mhz) não é a memoria mais rápida do mercado. Está tudo errado!

                                                            • Eu acho que você sequer leu sobre o que a gente estava falando...

                                                                • Então explica pra mim porque DDR4 e DDR5 não tem diferenças de performance no 12000k.Vamos fingir que o controlador dos dois não é o mesmo e por isso não tem diferença.

                                                                    • Não vamos fingir, elas são diferentes. O seu erro é achar que clocks mais altos de memoria fariam grande diferenças em games. Não faz ! Olhe o teste sintético e veja a grande diferença. Simplesmente alguns softwares não vão utilizar esse aumento de performance. Apenas testes que precisam muito de transferências da memoria para o CPU que teve ganho.

                                                                      https://www.youtube.com/watch?v=iuoJdxpS-ag&t=1167s&ab_channel=Adrenaline

                                                    • Interessante... Com os chips ARM e RISC-V, falta combinar com os chips CISC para ter um aproveitamento maior com no processamento na mineração de bitcoins

                                                      Android

                                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                      Android

                                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                      Especiais

                                                      Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                      Software

                                                      Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2