
Google 12 Mar
12 de março de 2022 30
O Google segue restringindo a divulgação de conteúdos promovidos por empresas russas em suas principais plataformas, tendo anunciado na última quarta-feira (10) a interrupção no sistema de pagamentos da Play Store, loja de aplicativos do Android, para desenvolvedoras do país.
Além dessa restrição, a empresa também emitiu um comunicado revelando a implementação de novas sanções contra o país, incluindo o bloqueio da monetização de sites e, mais recentemente, a exclusão de canais no YouTube incentivados pelo governo Putin.
Conforme anunciado pela plataforma, canais de comunicação financiados por Moscou serão bloqueados do YouTube em todo o mundo. Apesar da medida afetar todos os países, inicialmente o Google iniciou as restrições apenas na Europa e nos Estados Unidos, mas na sexta-feira (11) expandiu para todas as regiões.
Ainda segundo a empresa, vídeos que neguem, minimizem ou banalizem eventos violentos documentados serão tirados do ar, incluindo publicações que disseminem notícias falsas sobre a guerra entre a Rússia e Ucrânia. O YouTube afirma que nos últimos dias deletou mais de 1.000 canais e 15 mil vídeos por violarem a política de discurso de ódio, fake news etc.
Um desses canais afetados foi o Sputnik Brasil, perfil criado há bastante tempo e que abordava em vídeo diferentes conteúdos relacionados à política e economia. A empresa pertence a uma agência russa de comunicação com sede em Moscou, mas que tem escritório no Brasil localizado no estado do Rio de Janeiro.
Embora o canal do YouTube tenha sido tirado do ar, a empresa russa de comunicação continua com seu portal de notícias em português on-line.
Até o momento, a agência Sputinik Brasil não emitiu nenhum esclarecimento comentando sobre a restrição imposta pelo YouTube, mas em um vídeo publicado pouco antes do canal ser retirado do ar a agência pede aos inscritos que acompanhem as publicações em outras plataformas, como Rutube e Telegram, por exemplo.
1/ Our Community Guidelines prohibit content denying, minimizing or trivializing well-documented violent events. We are now removing content about Russia’s invasion in Ukraine that violates this policy. https://t.co/TrTnOXtOTU
— YouTubeInsider (@YouTubeInsider) March 11, 2022
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários