Economia e mercado 14 Mar
Atualização (29/11/2022) - GS
Nos últimos anos, a FromSoftware se tornou um dos maiores estúdios de videogame do mundo, sendo responsável pelo desenvolvimento de títulos como Dark Souls, Elden Ring, Sekiro: Shadows Die Twice e tantos outros.
Mesmo com todo o prestígio angariado pelo estúdio, ele não está imune dos padrões negativos que permeiam a indústria dos videogames, tais como as péssimas condições no ambiente de trabalho. No início do ano, surgiram relatos que demonstravam a insatisfação dos funcionários do estúdio em diversos aspectos e esta semana, novos relatos vieram à tona.
Um novo relatório publicado pela GamesIndustry.biz revela os sentimentos e opiniões dos funcionários da FromSoftware sobre os principais tópicos da indústria, como crunch (sistema de horas extras forçadas) e remuneração.
As fontes anônimas citadas pela publicação parecem acreditar que o crunch é relativamente limitado ao trecho final do desenvolvimento do jogo, embora possa variar dependendo do trabalho específico do funcionário. Aqui está o que quatro fontes têm a dizer sobre o assunto:
- A indústria japonesa em geral não é tão louca em comparação com a minha experiência em outros locais. O Japão tem muitos feriados. Existe uma regra de que a equipe da FromSoftware não deve ficar depois das 22h e, em 90% do tempo, a equipe não deve ficar depois das 21h.
- Não tem havido muitas horas extras para mim.
- Durante períodos críticos de lançamentos de jogos, muitas vezes tive que trabalhar de manhã cedo e fazer horas extras por dois a três meses.
- Não é como se o crunch acontecesse diariamente. É mais comum durante a verificação da ROM para o editor ou dois a três meses antes do lançamento.
Embora o crunch possa não ser um grande problema na FromSoftware, os funcionários expressaram claramente sua insatisfação em relação aos salários. Para começar, o salário médio anual parece estar em torno de US$ 25.000, enquanto os salários da Atlus (outra desenvolvedora e editora de jogos situada em Tóquio) estão em torno de $ 38.000 em média. Além disso, diz-se que as horas extras estão incluídas no salário regular, exceto as horas extras após a meia-noite; mesmo que seja dito valer apenas metade da taxa horária regular por algum motivo.
Tendo em vista que Elden Ring é um dos principais candidatos ao Jogo do Ano, é triste ter que ler relatos desse tipo, além do fato de que essa é uma situação que se estende para diversos outros estúdios.
Será que um dia o mercado de games terá condições justas de trabalho?
Texto original - 14/03/2022
Elden Ring já é um dos maiores sucessos do ano e tem grandes chances de levar mais um prêmio de Jogo do Ano para o FromSoftware, mas parece que emplacar todos esses sucessos tem um preço bem alto e quem paga são os funcionários.
Alguns funcionários do estúdio têm relatado as péssimas condições de trabalho nas quais são submetidos. Os relatos foram feitos por funcionários atuais e antigos em uma popular plataforma de recrutamento.
Relatos de condições de trabalho ruins não são uma novidade na indústria dos games. Enquanto grandes estúdios entregam jogos cada vez mais ambiciosos e bem-sucedidos, a jornada até o produto final não é nada prazerosa para os desenvolvedores, que são submetidos a jornadas de trabalhos inacreditáveis e desumanas, isso sem contar os muitos casos de abuso sexual, sexismo e tantas outras atrocidades.
Embora Activision-Blizzard, Naughty Dog, Quantic Dream e Ubisoft estejam entre as principais envolvidas em casos de crunch e abuso de funcionários, o FromSoftware, estúdio responsável por sagas como Dark Souls e por jogos o gênero "soulslike" em geral, também parece ter entrado para essa lista.
Através de uma plataforma de recrutamento chamada Career Connection, foram descobertas mensagens novas e antigas de funcionários que relatam as condições de trabalho no estúdio e elas não são nada positivas.
Atualmente, o FromSoftware possui uma avaliação de 2.6 em 5.0 estrelas no Career Connection. Os funcionários avaliaram a empresa com notas 2.2 por satisfação no trabalho, 4.2 pela intensidade no local de trabalho, 2.6 pelo gerenciamento de stress e 1.9 pela remuneração. A média de ganhos anual é de apenas ¥3.4 milhões, o que dá cerca de US$ 29 mil. Vale dizer que a empresa é sediada em Tóquio, uma cidade conhecida por seu alto custo de vida.
Os funcionários relatam que trabalhavam mais de 40 horas adicionais por mês, com uma remuneração que não era equivalente à alta carga de trabalho.
Como se isso não fosse ruim o bastante, algumas mulheres relatam que as condições de trabalho no estúdio eram ainda piores para elas.
Não existe tratamento especial para grávidas ou cuidados com crianças. A maioria das mulheres que estavam prestes a dar a luz geralmente eram demitidas.
Outra designer sugere que havia casos de abusos sexuais no estúdio no passado, mas como existem poucas mulheres trabalhando lá atualmente, os homens são bem cuidadosos.
Recentemente, a PlayStation também se envolveu em um grande escândalo de abuso sexual, com muitas funcionárias acusando a empresa, no entanto, o caso ainda está sob investigação.
É bem triste ver que uma indústria tão lucrativa e ampla ainda esteja envolvida em casos assim, mas continuaremos torcendo para que as denúncias resultem em uma mudança positiva no futuro.
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