LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Serviço 5G da Brisanet é adiado para o segundo trimestre de 2023, diz CEO

17 de novembro de 2022 2

Atualização (17/11/2022) - por DT

A empresa de telecomunicações Brisanet informou, nesta quinta-feira (17) que deve começar a comercializar o serviço de conexão 5G apenas no segundo trimestre de 2023. A previsão inicial da companhia era o mês de março do ano que vem.

A estimativa foi divulgada pelo CEO da Brisanet, Roberto Nogueira, durante a conferência com acionistas sobre os resultados do terceiro trimestre deste ano. Inclusive, a empresa voltou a lucrar após o prejuízo observado no 2° trimestre.


“A ativação do 5G comercial, pôr o produto no mercado, estava estimada para o primeiro trimestre, com previsão para março. Vamos esticar um pouco mais esse prazo, em função da integração de todo o sistema”, disse o CEO.

Entretanto, Nogueira não informou o mês em que a empresa planeja, de fato, começar a vender seus pacotes de dados 5G na região nordeste do Brasil, limitando-se a dizer que deve ocorrer entre abril e junho do próximo ano, mas os testes já começaram.

O executivo destacou que o adiamento acontece devido a habilitação da infraestrutura, como torres e antenas de 5G, e de uma plataforma de gestão e processamento de dados, recém-adquirida pela operadora, entrar em pleno funcionamento.

A expectativa da Brisanet é gerar receita com o 5G apenas por volta do meio do próximo ano. Contudo, a empresa revelou que os ganhos não devem ter uma alta significativa no próximo ano, mesmo com a ativação da nova rede de conexão.

O presidente da Brisanet, José Roberto Nogueira, informou mais detalhes sobre o plano de ativação comercial da rede 5G da empresa, que arrematou lotes no Nordeste e Centro-Oeste do Brasil no leilão da tecnologia realizado no final do ano passado.

Na conferência de apresentação dos resultados da empresa no primeiro trimestre, Nogueira anunciou que a fase piloto (de testes) do 5G da Brisanet vai cobrir várias cidades no interior do Nordeste, além de parte de uma “grande capital” da região.

José Roberto Nogueira, presidente da Brisanet. Foto: Divulgação/Internet

“Não podemos detalhar quais cidades exatamente serão atendidas agora por questões estratégicas. Mas no terceiro trimestre poderemos informar. Em função da competição, não podemos abrir o tamanho do projeto, e nem a quantidade de sites. A aquisição inclui core de rede e licenças antecipadas”, disse o executivo.

A expectativa é de que a fase de testes comece no 2° semestre desse ano. A Brisanet possui um acordo com a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes (PE) para cobrir a cidade com o 5G. No entanto, a medida previa o atendimento apenas para 2023.

Nogueira também disse que a empresa vai utilizar uma topologia de rede própria para o 5G, com mais sites espalhados pelas cidades, e preferencialmente em localizações centrais. O projeto é para 2,3 GHz e já considera a ativação em 3,5 GHz no futuro.

Por fim, o executivo destacou que a Brisanet vai recorrer tanto para torres de detentores de infraestrutura passiva, como à construção de antenas próprias, mas com um investimento menor em relação às despesas de capital operacional.


2

Comentários

Serviço 5G da Brisanet é adiado para o segundo trimestre de 2023, diz CEO
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista