LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft não parece estar disposta a receber críticas ao Xbox Game Pass

24 de maio de 2022 26

Nos últimos anos, a Microsoft tem se tornando uma das principais referências no que se refere a plataformas por assinatura para jogos. Além do Game Pass, que oferece um amplo catálogo de títulos para Download no PC e consoles da empresa por um valor mensal justo, a empresa também conta com o Xbox Cloud Gaming, que aliado ao Game Pass, permite que os jogadores tenham acesso a essa grande quantidade de jogos sem precisar de um console de última geração ou um PC superpotente.

Embora muitos tenham ficado fãs dos serviços da gigante de Redmond, afirmando que esse é o futuro da indústria, existem aqueles que são contra essa ideia, indicando que o Game Pass é prejudicial para as desenvolvedoras e que, caso ele se torne uma utopia, não será mais possível produzir jogos de alto orçamento e com a qualidade que temos atualmente, pois não seria lucrativo o bastante.

Como sabemos, elogios e críticas fazem parte de qualquer negócio e até mesmo gigantes do entretenimento, tais como a Netflix, não estão imunes a comparações com concorrentes e a comentários depreciativos vindos de seus assinantes, mas parece que a Microsoft não está disposta a ver Game Pass sendo julgada negativamente.

Na última segunda (23), o Kotaku, um dos maiores portais de notícias sobre videogames do mundo, publicou um artigo sobre como o Game Pass parece estar passando por um "burnout", termo usado na internet para descrever uma estafa ou esgotamento.

No artigo, o site aborda alguns assinantes que estão cancelando suas assinaturas, ao menos por enquanto, por sentirem que o serviço não está entregando conteúdos à altura do valor investido.

Como sabemos, por mais que a Microsoft esteja despejando rios de dinheiro na aquisição de estúdios como Bethesda e Activision Blizzard, que irão agregar ainda mais valor para o catálogo do Game Pass, assim como diversas desenvolvedoras, a empresa ainda está sofrendo com os efeitos da pandemia de coronavírus, o que fez com que alguns projetos exclusivos de peso tivessem que ser adiados.

Ainda que muitos estejam satisfeitos com o catálogo atual do Game Pass e com as novas adições quinzenais, é impossível voltar na velha discussão sobre jogos exclusivos, um assunto que, na percepção da grande maioria, a Sony sempre levou a vantagem ao apresentar franquias como God of War, The Last of Us, Marvel's Spider-Man, Ghost of Tsushima e entre outras.

Esse vácuo no lançamento de exclusivos de peso no catálogo do Game Pass foi o que catalisou o artigo da Kotaku, que discorre sobre a "falta de atrativos" no serviço e usa a opinião de alguns jornalistas para descrever esse sentimento.

Embora críticas como essa sejam válidas, afinal, estamos falando de um serviço pago onde os consumidores podem e têm todo o direito de demonstrar sua insatisfação com algo, a conta oficial do Xbox Game Pass parece não ter reagido muito bem ao artigo da Kotaku e não perdeu tempo em desdenhar da opinião do site.

Em resposta ao tuite do artigo, a conta do Game Pass disse:

Me diga que você se limita aos jogos AAA (de alto orçamento) sem dizer que você se limita aos jogos AAA.

A resposta da marca é uma crítica aos jogadores que só têm olhos para os jogos mais badalados e de alto orçamento, geralmente produzidos pelos estúdios mais renomados.

Nos últimos anos, temos visto os jogos indie ganhando cada vez mais espaço no mercado dos videogames e quebrando a barreira de rejeição que a grande maioria tem por esses produtos. Isso nos rendeu lançamentos aclamadíssimos e que se tornaram extremamente populares, tais como Celeste, Cuphead, Hades, Dandara e tantos outros.

Mesmo que essa inclusão maior dos indies seja ótima, é inegável que muitos jogadores ainda voltam sua atenção totalmente para os AAA e isso não deveria ser um problema, afinal, cada um joga o que quiser, quando quiser e como quiser. Dito isso, a reclamação da falta de exclusivos AAA no Game Pass ainda continua válida, independente de quantidade enorme de jogos de alta qualidade no catálogo, sejam eles indie ou não.

Por anos, a Netflix reinou como a soberana da indústria, até que outros estúdios decidiram que era a hora de criar suas próprias plataformas e bater de frente com a líder de mercado. Atualmente, a Netflix se sustenta na maior parte com produções exclusivas e originais, mas isso não significa que todos os assinantes estão satisfeitos com tudo o que sai no catálogo — pelo contrário, muitos não poupam esforços em criticar os lançamentos do serviço e em demonstrar seu desgosto com algumas produções —, mas mesmo assim, a gigante do streaming segue em frente.

Ainda não sabemos quais são os planos da Microsoft para o Game Pass e se ela pretende reverter essa percepção de parte do público, mas o fato é que a empresa poderia ter sido superior ao lidar com críticas negativas, ainda mais considerando que em breve, ela realizará um painel em conjunto com a Bethesda que pode revelar grandes novidades para o serviço, o que não só calaria as críticas como também atrairia a atenção de novos assinantes.

Você acha que a Microsoft teve a postura correta ao responder o artigo da Kotaku?

Veja também


26

Comentários

Microsoft não parece estar disposta a receber críticas ao Xbox Game Pass
  • Ce tá de brincadeira, Man? A empresa fez uma zoação e vcs vem com "não parece disposta a receber crítica?". MS demorou.

      • PARABÉNS A MICROSOFT, QUE SEJA SEMPRE ASSIM, JOGOS AAA NÃO SÃO FEITOS DO DIA PRA NOITE E JOGOS INDIES NÃO PODEM SER MENOSPREZADOS.

          • Acho que a resposta do perfil do Game Pass é muito mais lúcida do que a crítica da Kotaku. A resposta é direcionada justamente à parte falha do raciocínio da Kotaku, de que o serviço só se pagaria se tivesse 4 AAAs por ano, sem contar o preço dos jogos não-AAA.

              • Quanta bobagem!

                Jogos AAA tem a premissa de serem incríveis e as veze são , mas ultimamente jogos menores tem me trago maior prazer em jogar, como por exemplo Life is Strange: True Colors. Que jogo incrível.

                  • Acho que toda revolta parte de quem escreveu o artigo. Parece uma daquelas bombas desmoralizantes em quem está inovando. Parece mesmo conversa de Sonista frustrado tentando defender jogos de 350 reais que zeram e depois ficam meses aguardando novidades, até ser anunciado novo console. Já fui arrastado por essa bola de neve capitalista antes. O que vale é a diversão. Querem criticar um serviço bem feito, entregue com qualidade, a preço justo, para que? Simples, compra um PS5 e vai ser feliz com seus 3 jogos exclusivos até lançarem o PS6. Falei.

                      • Meu deus quanta idiotices juntas em um artigo só. Tem bastante AAA no catálogo. Só não tem mais este ano pq o mercado de game como todo está fraco. Este mês vai entrar Sniper Elite 5... Estamos esperando a Ubisoft+ q vai agregar mais e ainda tem a compra da Acvision...
                        Tiram um comentário do cu e transformam em artigo....
                        Vai dar meia hora de cu com relógio quebrado...

                          • Quem não sabe aceitar crítica? A Microsoft que responde uma matéria de forma lúdica ou o jornaleiro que fica se doendo pelo colega de profissão que recebeu uma crítica? Jornaleiro é um bicho muito tribal e é tão arrogante que a pinos dele é a única que vale.

                              • O gamepass é sim um serviço excelente, mas com certeza faltam exclusivos de peso da marca, e o fato da conta oficial do gamepass vir a público repudiar uma crítica, acho que ficou ainda mais feio, só pareceu que ela concordou que realmente no Xbox tem poucos jogos de grande orçamento!

                                  • "Game Pass é prejudicial para as desenvolvedoras e que, caso ele se torne uma utopia"
                                    O que ele quis dizer com isso? Fica aí uma dúvida, afinal utopia é algo que não se realiza, fica somente na ideia/fantasia.

                                      • Poxa não tinha idéia de quanto o TudoCelular tá baixando o nivel

                                          • Eu tenho um Sony em casa, mas não há como negar que a Microsoft é revolucionária com o game pass. Jogo no meu celular, no meu laptop e tb no tablet, quase nem uso mais meu Xbox. Não adianta. Os caras acertaram em cheio. Hahahaha. Quanto ao meu Sony, tá lá....cheio de poeira hahahah. Talvez quando sair um exclusivo, e esse baixar um pouco o preço eu volto a jogar o meu PS hahahahah.

                                              • "títulos de peso como the last of us, spider man, god of war" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK a Microsoft fez um milagre em mudar a cabeça dos usuários de PC, oferecendo a chance de abandonarem a pirataria sem deixar de lado a diversão. Quem liga pra esses "títulos de peso" são fanboys de guerra de console, usuário de verdade liga pra competitividade de mercado

                                                  • Meu deus da onde tiraram essa matéria sem fundamento quer jogar só jogos AAA só comprar vai lá da 400 reais enquanto eu espero sair na game pass e jogar de forma acessível o cara paga valor de 1 jogo (200 reais anuais ) ganha 100 e vai falar que tá insatisfeito sendo que a biblioteca de jogos tá sempre trazendo novos jogos pqp exclusivos dia 1 até alguns que nem são exclusivos saem no dia 1 tá querendo mais o que sério não dá pra entender o cara que reclama e porque não tem deve tá jogando no PlayStation e tá com inveja kkkk

                                                      • Que piada esse título do tudo celular, o artigo inteiro na verdade kkkk, sou jogador de nintendo e Xbox e acompanho ambas as empresas, Microsoft sabe ouvir críticas muito bem, visto toda evolução que tem tido nos últimos anos, erro com os adiamentos!? Óbvio, agora escrever uma matéria como a da Kotaku e títulos como esse, é puro fanboylismo de "adulto" brigando de console Wars, como crianças...

                                                          • Essa mídia "especializada e "imparcial"? Tira argumentos da bunda pra criticar um ótimo serviço. Enquanto a Sony tá botando no toba dos seus consumidores sem dó, claro, isso aí vocês não estão vendo.

                                                              • Engraçado que vi ninguém criticar o serviço da Sony jogos via emulação é como os sonystas dizem só jogo velho

                                                                  • A Microsoft sempre recebeu críticas e em silêncio ainda (na maioria sempre negativas) desses sites que se dizem imparciais. Foi só ela reagir a uma crítica e pronto, uma matéria falando "aí, meu deus, a MS não aceita crítica, como pode!?". Esses jornalistas"imparciais", hein! Tem que haver seleção.

                                                                      • Mesmo se fosse só indie, eu assinaria tranquilo(no caso eu já assino)

                                                                          • Como diz o ditado, opinião é que nem bunda, uns fodem, outros não!

                                                                              • Crítica? Parem com esse corporativismo desonesto o que fizeram não foi crítica foi uma matéria sem baseamentos sem fontes, o cara tirou informações da bunda e soltou. Game pass está perdendo usuários por falta de jogos AAA, de onde o animal do jornalista tirou isso? Esse corporativismo que está estragando a reputação de jornalista, jornalista e político hoje é uma raça imunda igualmente, vai chupando aí otarios

                                                                                  • Se vc quer AAA entao compra a porra do jogo, quer pagar uma mixaria pra jogar jogos que custam carissimo para serem produzidos, esse povo reclama demais de barriga cheia!

                                                                                      • O foda mesmo é dar 400 contos pra acabar em 10 horas de gameplay kkkk

                                                                                          • É o lado ruim e normal do capitalismo, desenvolvem uma AAA e colocam pra vender a 400 reais pra 10 horas de gameplay, DLCs entre 200 e 300 reais com 2 horas de gameplay ou passes de temporada a 100 reais, pra eles isso vale mais (lucro), do que o cliente pagar o gamepass e ter centenas de jogos pra jogar... O engraçado é que a reportagem faz parecer que muitos (uns 50%) não gostaram do gamepass... Kkkkkkk

                                                                                              • Nesse caso acho que nao compensa nem passar perto da compra! Kkkkk

                                                                                                • Eu também não ficaria calado, o gamepass é um serviço único e nenhuma outra empresa foi capaz de fazer um serviço igual, se fizer uma somatória do preço de cada jogo se não estivesse no gamepass passaria fácil dos 2 mil reais. Além disso novos títulos estão sempre chegando no catálogo como é o caso de Assassin's Creed Origins

                                                                                                    • Galvão!

                                                                                                      Diga, Tino!A Microsoft sentiu!

                                                                                                        Android

                                                                                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                        Android

                                                                                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                        Windows

                                                                                                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                        Economia e mercado

                                                                                                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista