
Google 11 Ago
11 de agosto de 2022 4
Atualização (11/08/2022) - por DT
O governo da Índia convocou uma reunião para o próximo dia 17 de agosto com fabricantes de smartphones e organizações do setor de tecnologia para debater a iniciativa de criar um padrão para carregadores no mercado do país.
Os argumentos usados por quem defende a ideia é que a medida vem para “reduzir a carga sobre os consumidores” e “evitar o lixo eletrônico”. A medida afetaria a Apple, que até hoje insiste em usar o seu padrão de conexão Lightning, considerado datado.
De acordo com informações do site MySmartPrice, o Ministério de Assuntos do Consumidor, instituição semelhante ao nosso Procon, se interessou pelo tema após a Europa aprovar o padrão USB-C de conexão e os Estados Unidos debaterem o tema.
"Se as empresas podem fazer isso na Europa e nos EUA, por que não podem fazê-lo na Índia? Dispositivos eletrônicos portáteis como smartphones e tablets devem ter um carregador comum", afirmou um funcionário do governo indiano.
Cabe lembrar que os legisladores da União Europeia chegaram a um acordo sobre a lei que obriga os fabricantes de celulares, tablets e outros produtos a adotarem portas USB-C até o último trimestre de 2024. O Brasil também demonstrou interesse no assunto.
Texto original (17/06/2022)
Senadores do Partido Democrata pediram que o Departamento de Comércio dos Estados Unidos siga a decisão da União Europeia (UE) de forçar todos os fabricantes de smartphones e tablets a adotarem um padrão de carregamento universal.
De acordo com informações do site The Verge, um grupo de senadores enviou ontem, quinta-feira (16), uma carta para a Secretária de Comércio Gina Raimondo recomendando a adoção da mesma estratégia escolhida pelas autoridades europeias.
“A UE agiu sabiamente no interesse público ao enfrentar as poderosas empresas de tecnologia sobre essa questão ambiental e de consumo. Os Estados Unidos deveriam fazer o mesmo”, afirmam os senadores em um trecho da carta.
Os parlamentares citaram que carregadores proprietários, como o Lightning da Apple, geram lixo eletrônico sem necessidade e fazem os consumidores gastarem mais. Vale destacar que o documento não mencionou explicitamente o USB-C como a escolha.
A carta foi enviada pouco tempo depois que os legisladores da União Europeia chegaram a um acordo sobre a lei que obriga os fabricantes de smartphones, tablets e outros produtos a adotarem portas USB-C até o último trimestre de 2024.
Com isso, o iPhone, por exemplo, vai precisar ter uma conexão USB-C para ser vendido nos países do bloco. Além de celulares e tablets, a medida vai valer para câmeras, leitores de e-books, fones de ouvido, videogames portáteis, alto-falantes recarregáveis e notebooks.
E você, concorda com a definição de um padrão universal para os conectores? Diz pra gente nos comentários logo abaixo!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários