LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Telefonia móvel brasileira chegou a quase 260 milhões de acessos em abril de 2022, segundo Anatel

22 de junho de 2022 0

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atualizou seus Painéis de Dados referentes à telefonia móvel brasileira. As novas informações do órgão apontam que o segmento está crescendo de forma sólida, atingindo cerca de 259,2 milhões de acessos no mês de abril de 2022. Para comparar, o relatório anterior registrou 258,3 milhões de acessos.

A análise disponível no site oficial da agência deixa de exibir dados referentes à Oi Móvel, uma vez que a operadora encerrou seu processo de recuperação judicial no mesmo mês, migrando seus clientes para a Claro, Vivo e TIM. De acordo com o gráfico abaixo, o segmento parece estar reavendo os acessos mensais perdidos ao longo da última década. Veja:

(Imagem: Reprodução/Anatel)

Segundo a Anatel, o crescimento de acessos à telefonia móvel entre março e abril em todo o território brasileiro é de 0,4%, sendo que o Norte é a região que mais observou aumento de tráfego com crescimento de 1,5%. Esse dado é reflexo das iniciativas de operadoras como a TIM, que expandiu sua cobertura por satélite para ampliar a rede 4G no Norte.

Ainda, vale destacar que o tráfego de 259,2 milhões de acessos em abril de 2022 representa uma elevação de 7,1% se comparado ao mesmo mês em 2021. A ascensão de pequenos provedores de rede celular — como a Algar Telecom e Brisanet — também contribui para promover a conectividade mais abrangente do país.

Atualmente, a preferência vai para os planos de telefonia pós-pagos com adesão de 139,4 milhões de todos os acessos em abril. Outros, por outro lado, ainda se baseiam no serviço pré-pago com 119,7 milhões de registros. O gráfico abaixo acompanha essa evolução e destaca a forte presença do 4G no Brasil. O 5G NSA engatinha com 2,2 milhões de acessos.

(Imagem: Reprodução/Anatel)

Não somente a telefonia móvel vem adquirindo novos horizontes. A banda larga fixa exibe crescimento acentuado devido às suas grandes vantagens sobre a internet via satélite. A baixa latência de rede e velocidades médias de download e upload são fatores que prometem tornar a banda larga mais acessível, vantajosa e abrangente.

  • Painéis de Dados da Anatel — acessar

0

Comentários

Telefonia móvel brasileira chegou a quase 260 milhões de acessos em abril de 2022, segundo Anatel
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista