
Economia e mercado 22 Jun
O mercado de hardware começou a se movimentar esta semana após a Samsung revelar ter iniciado a produção de chipsets com o processo de litografia de 3 nm antes da TSMC, fabricante taiwanesa que compete com a sul-coreana nesse segmento, mas que no segundo semestre deste ano e em 2023 deve ser a favorita para empresas como a Apple, Qualcomm e MediaTek.
De acordo com um informante internacional, essas companhias encomendaram junto à TSMC componentes de hardware atualizados com o processo de 3 nm (N3) para uso em seus próximos celulares e processadores topo de linha, como a próxima geração do iPhone e Snapdragon 8 Gen 2, por exemplo.
Conforme revela o cronograma divulgado pela TSMC, essa tecnologia deve estar disponível no mercado apenas em 2023, logo, é improvável que smartphones lançados ainda em 2022 — como a geração iPhone 14 Series e Xiaomi 12 Ultra — tragam chipsets de 3 nm, mantendo a área de 4 nm mesmo em chips futuros como Apple A16 Bionic, que deve equipar os próximos aparelhos.
Diante dessa limitação na disponibilidade, é esperado que celulares topos de linha utilizem processadores de 3 nm apenas no próximo ano, no entanto, por ora ainda não sabemos se as OEMs optarão pela TSMC ou Samsung — especulações acreditam que a reputação negativa do SD 8 Gen 1, com litografia da sul-coreana, pode ter prejudicado negócios futuros com a Qualcomm.
Apesar da escassez de detalhes, números projetam um investimento de US$ 17 bilhões da Apple sobre a TSMC a fim de incentivar o setor de pesquisa e desenvolvimento, além da encomenda de unidades.
Está ansioso pelo lançamento de chips com litografia de 3 nm? Conta pra gente, comente!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários