LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Snapdragon 8 Gen 2 deve ter GPU 10% mais potente e ser mais eficiente graças à TSMC

26 de julho de 2022 12

Atualização (26/07/2022) - EB

Na semana passada a Qualcomm agendou a data para o lançamento de novos processadores e hoje mais informações sobre o Snapdragon 8 Gen 2 estão sendo reveladas por um relatório do portal WCCFTech e pelo leaker Yogesh Brar. A nova geração deve ter ganhos interessantes de desempenho e eficiência energética graças a litografia da TSMC.

De acordo com Yogesh, o Snapdragon 8 Gen 2 deve ter o novo modem Snapdragon X70 5G e um design exclusivo de CPU que reduzirá o consumo de energia em 60% mesmo ao utilizar toda a sua capacidade de download.

Falando em desempenho, a GPU do Snapdragon 8 Gen 2 deve ser 10% mais poderosa que a atual. Outra melhoria esperada é a eficiência térmica aprimorada, pois o Snapdragon 8 Gen 1 foi duramente criticado por sofrer com superaquecimento por ser construído com base na litografia da Samsung.

O Snapdragon 8 Gen 2 ainda deve utilizar um novo design com números na formação 1 + 2 + 2 + 3, onde um novo núcleo de codinome Makalu com alto desempenho deve elevar ainda mais o poder do chip. Os demais núcleos devem ser os Cortex-X3, Cortex-A715 e Cortex-A510 atualizados com novas tecnologias.

O primeiro celular equipado com o novo chip deve ser anunciado em dezembro.

Matéria original (14/07/2022)

TSMC pode produzir exclusivamente novo Snapdragon 8 Gen 2, diz Kuo

A Qualcomm está ampliando o seu relacionamento com a TSMC e deve dar para a taiwanesa o direito de produzir o novo Snapdragon 8 Gen 2. A informação foi confirmada pelo analista Ming-Chi Kuo.

Além disso, essa parceria com a TSMC também inclui a produção do Snapdragon 8 Plus Gen 2, algo que basicamente deixa a Samsung no "escanteio".

Esse é o maior golpe da TSMC contra a Samsung Foundry, uma vez que a Qualcomm sempre foi a sua maior cliente na produção de chips avançados. A mudança deve fazer a empresa taiwanesa expandir ainda mais a sua larga liderança no segmento.

Imagem/reprodução.

De acordo com pessoas que possuem acesso aos planos da Qualcomm, é muito provável que o Snapdragon 8 Gen 2 também seja produzido em 4 nm.

A Samsung até está pronta para produzir chips em 3 nm, mas isso não foi o suficiente para segurar a Qualcomm como cliente. Isso porque o rendimento da coreana é de apenas 35%. Ou seja, a cada 100 peças produzidas do Snapdragon 8 Gen 1, 35 são úteis e 65 descartadas.

Por enquanto, Qualcomm, Samsung ou TSMC não confirmaram a veracidade do vazamento. Por isso, salientamos que tudo precisa ser considerado como sendo apenas mais um rumor do mercado.

O que achou da mudança? Acredita que a Samsung ainda pode recuperar a Qualcomm? Conte para nós a sua opinião aqui nos comentários.


12

Comentários

Snapdragon 8 Gen 2 deve ter GPU 10% mais potente e ser mais eficiente graças à TSMC
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista