
Tech 01 Jul
01 de julho de 2022 118
O governo chinês busca há muito tempo criar um sistema operacional de uso doméstico para ser usado por sua população no lugar dos softwares de empresas dos Estados Unidos, como Windows e macOS. O motivo é para evitar uma possível espionagem dos EUA.
Após não conseguir fazer um progresso significativo nessa área, a China vai tentar um novo esforço para desenvolver seu próprio sistema operacional, que deve ser feito pela Kylinsoft, uma subsidiária estatal da China Electronics Corp.
Segundo informações do jornal South China Morning Post, o primeiro objetivo do governo é estabelecer uma comunidade de código aberto chamada "openKylin" para incentivar a contribuição de cada vez mais programadores na construção do projeto.
A empresa estatal tem parceria com várias organizações locais, como o National Industrial Information Security Development Research Center, por exemplo. As duas até chegaram a desenvolver o chamado Kylin Linux, mas o resultado final não agradou.
Atualmente, o Windows domina na China com uma participação de mercado de 85%, com o macOS chegando a pouco mais de 6%. Existem ainda algumas distribuições Linux em uso, mas cada uma tem uma participação de mercado menor que 1%.
A disputa entre China e Estados Unidos é antiga. As empresas chinesas Huawei e ZTE foram banidas do mercado americano e os EUA também fizeram pressão para que outros países fizessem o mesmo. Agora, o governo chinês pode estar planejando uma retaliação.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários