
Segurança 31 Mar
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, sancionou nesta sexta-feira (12), a Lei de Equipamentos de Segurança que impede que Huawei e ZTE consigam vender dispositivos 5G no país. Além disso, a FCC (órgão semelhante a nossa Anatel) fica proibida de emitir homologações para equipamentos das companhias chinesas.
O texto foi votado no Congresso dos EUA recentemente e recebeu amplo apoio dos legisladores do país, unindo democratas e republicanos.
Já determinamos que esses equipamentos representam um risco inaceitável para nossa segurança nacional, portanto, fechar o que chamei de "brecha da Huawei" é uma ação apropriada que devemos tomar.
Com a nova lei valendo a partir de hoje, operadoras dos EUA não podem comprar equipamentos da Huawei e ZTE, uma vez que eles não tem o selo de homologação da FCC. Antes, por mais que sejam consideradas "ameaças", as empresas ainda podiam vender para teles que não usassem recursos federais.
Comentando o assunto, Brendan Carr, comissário da FCC, ressaltou que a medida atende ao interesse dos EUA.
Uma vez que determinamos que a Huawei ou outro equipamento representa um risco de segurança nacional inaceitável, não faz sentido permitir que exatamente o mesmo equipamento seja comprado e inserido em nossas redes de comunicação, desde que não haja dólares federais envolvidos. A presença desses itens inseguros em nossas redes é a ameaça, não a fonte de financiamento usada para comprá-los.
Paralelo ao novo regulamento, a FCC está recebendo financiamento de US$ 1.9 bilhão para auxiliar as operadoras a trocarem equipamentos da Huawei ou ZTE por equivalentes da Nokia ou Ericsson. Por enquanto, as fabricantes chinesas não se manifestaram sobre o assunto.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários