LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Telegram avança e é usado por 65% dos brasileiros, mas WhatsApp ainda lidera, diz pesquisa

02 de setembro de 2022 9

Dados divulgados esta semana pela nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre o uso de aplicativos mensageiros no Brasil revelam que os brasileiros preferem usar o WhatsApp para troca instantânea de mensagens, mas uma parcela considerável da população aderiu ao Telegram nos últimos quatro anos.

De acordo com o levantamento, os serviços oferecidos pela Meta como o Instagram Messenger e WhatsApp lideram entre os usuários, exibindo forte avanço considerando estudos anteriores. Segundo a edição recente, o WhatsApp está presente em 99% dos smarphones dos entrevistados, enquanto o Telegram é usado por 65% das pessoas.

Embora o mensageiro russo nem sequer tenha atingido 70% da população, o Telegram apresentou um crescimento de 12 pontos percentuais em relação a 2021, ano em que o aplicativo era usado por 53% dos participantes. Esse aumento aproxima o aplicativo do Messenger, que atualmente possui market share de 70% contra 76% do ano anterior.

Em paralelo a essa queda, o Instagram conseguiu se popularizar nos últimos 12 meses crescendo 4 pontos percentuais, passando a ocupar a segunda posição como rede social mais usada no país, estando instalado no celular de 86% dos brasileiros contra 82% em 2021, alta impulsionada pelas novidades inseridas no aplicativo como incentivo aos Reels, por exemplo.

Imagem: Reprodução/MobileTime.

Ao contrário desses aplicativos que oscilaram no último ano, o Signal se manteve estático com 12% entre agosto de 2021 e agosto de 2022, destacando que o mensageiro tem uma base fiel de usuários.

Quanto as faixas etárias, o Telegram se mostrou notoriamente mais popular nos jovens com idades entre 16 e 29 anos, correspondendo a 69% das instalações, enquanto na classe adulta (30 a 49 anos) o índice é parecido e houve queda de apenas um ponto percentual; no grupo acima de 50 anos a taxa é de apenas 53%.

Por último, a pesquisa também questionou os participantes sobre a intenção de assinar o Telegram Premium, plano lançado no Brasil por R$ 23,99/mês com recursos exclusivos para os assinantes. Nesse tópico, apenas 5% das pessoas afirmaram ter contratado o plano, enquanto 9% têm interesse e 86% não pretendem assinar.

Imagem: Reprodução/MobileTime.

O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 27 de julho de 2022 contando com a participação de 2073 pessoas, respeitando as proporções por gênero, faixa etária, renda familiar mensal e distribuição geográfica deste grupo. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,1 pontos percentuais para mais ou para menos.

WhatsApp Messenger

Desenvolvedor: Facebook.inc

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma

Telegram

Desenvolvedor: Telegram LLC

Preço: Grátis

Tamanho: varia de acordo com o dispositivo

Instagram

Desenvolvedor: Instagram, Inc.

Preço: Grátis

Tamanho: varia de acordo com o dispositivo


9

Comentários

Telegram avança e é usado por 65% dos brasileiros, mas WhatsApp ainda lidera, diz pesquisa
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2