
Economia e mercado 05 Out
07 de outubro de 2022 0
Análises já indicaram que o Apple A16 Bionic é apenas uma versão com algumas melhorias do A15. Hoje um novo relato do portal Nikkei Asia informa que, embora o novo chip seja muito similar ao anterior, o novo A16 Bionic pode custar mais que o dobro do anterior para a Apple.
Segundo o portal, o custo se deve pelo novo processo de fabricação do chip, que é dito como de 4nm pela Apple e de 5nm aprimorado pela TSMC. Outro fator que deve ter contribuído para o aumento no custo é a escassez de chips no mercado global, que afetou diversos setores da indústria durante a pandemia e segue impactando fábricas em todo o mundo.
Dessa forma, o Nikkei Asia diz que o A16 Bionic é cerca de 2,4 vezes mais caro que o A15 Bionic, com um salto de desempenho de até 17% em relação ao processador de 2021.
A Fomalhaut Techno Solutions, uma empresa japonesa de pesquisas especializada em engenharia reversa e análise de materiais, ainda diz que o custo dos novos iPhones 14, 14 Pro e 14 Pro Max subiram cerca de 20% em relação à geração anterior. Isto significa que a Apple pode ter reduzido a sua margem de lucro para manter os mesmos preços nos EUA.
Por outro lado, é interessante lembrar o preço do iPhone aumentou em mercados como Austrália, Japão e Reino Unido como um reflexo do dólar americano.
Por fim, vale lembrar que a TSMC deve ser a responsável pela fabricação do A17 Bionic, que deve adotar a litografia de 3nm e estar presente no iPhone 15 Pro. Um relatório da DigiTimes ainda diz que a TSMC deve começar a produção em massa dos chips de 2nm em 2025.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários