LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Reciclado? Apple A16 Bionic do iPhone 14 Pro é apenas um A15 melhorado, diz analista

06 de outubro de 2022 18

Testes com o Apple A16 Bionic já indicaram que o processador tem melhorias tímidas em relação ao A15 da geração anterior. Agora uma análise ainda mais completa feita por Jason Cross do portal Macworld indica que o A16 pode ser apenas uma versão aprimorada do A15 Bionic ao invés de um novo chip feito do zero como nos anos anteriores.

Segundo Jason Cross, o primeiro indício vem da própria TSMC, que é responsável pela fabricação do processador, pois ela diz que o Apple A16 Bionic é fabricado com o processo aprimorado de 5nm, enquanto a Apple diz que o chip é feito em 4nm.

O chip é fabricado em um novo processo de "4 nanômetros" da TSMC, de acordo com a Apple, tornando-se o primeiro processador desse tipo em um smartphone. Vale a pena notar, no entanto, que o processo "N4" da TSMC não é um processo de 4nm no sentido mais verdadeiro, com a própria TSMC até chamando-o de "uma versão aprimorada da tecnologia N5". Embora seja um processo mais avançado do que os processadores da série A anterior, não é um verdadeiro processo de fabricação de silício de próxima geração.

O analista ainda completa dizendo que a única diferença entre o A15 e o A16 é a quantidade de transistores, que saltou de 15 bilhões para 16 bilhões, uma evolução pequena se considerarmos as gerações anteriores.


Além disso, a principal mudança no iPhone 13 Pro para o iPhone 14 Pro é o tipo de memória RAM, que foi de LPDDR4x para LPDDR5, sendo ela a responsável pela diferença sutil nos benchmarks do modelo de 2022.

Dado que a arquitetura da CPU não mudou muito, mas apenas funciona a uma velocidade de relógio até 7% maior (e com mais largura de banda de memória disponível), devemos esperar que a maioria dos benchmarks da CPU mostrem ganhos de desempenho de 10% ou menos. Uma rápida olhada nos números do Geekbench 5 nos mostra que, de fato, o desempenho máximo da CPU de um núcleo parece ter subido cerca de 8-10% em relação ao A15.

Dessa forma, estas mudanças indicam que se trata apenas de uma elevação nos núcleos da CPU ao invés de uma nova arquitetura. Assim, a Apple tirou proveito da largura de banda 50% maior na RAM LPDDR5 e velocidade maior do chip para implementar funções como Motor Fotônico, modo Cinematográfico 4K e outras novidades nos celulares deste ano.

Saiba mais

O Apple iPhone 14 Pro está disponível na Casas Bahia por R$ 7.195 e na Mercadolivre por R$ 10.800. Para ver as outras 26 ofertas clique aqui.
(atualizado em 25 de abril de 2024, às 03:20)

18

Comentários

Reciclado? Apple A16 Bionic do iPhone 14 Pro é apenas um A15 melhorado, diz analista

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo