
Economia e mercado 03 Dez
20 de novembro de 2023 12
Atualização (20/11/2023) - EB
A Apple deixou novamente de veicular seus anúncios no X (Twitter) após ser relacionada a publicações de extrema direita e Elon Musk ter defendido um post antissemita na rede social. Esta não é a primeira vez que a empresa deixa de promover seus produtos no X, pois uma polêmica causou o mesmo efeito no fim de 2022.
Um post no Twitter mostra um vídeo onde é dito que as pessoas não devem utilizar a internet para disseminar o ódio. A legenda diz:
Para os covardes se escondendo atrás da internet e publicam "Hitler estava certo".
O vídeo é uma crítica direta ao antissemitismo, o ódio ou aversão contra povos de origem judaica, aqueles de linhagem étnica semita, que foram vítimas do holocausto durante a Segunda Guerra Mundial.
To the cowards hiding behind the anonymity of the internet and posting "Hitler was right":
— Charles Weber (@CWBOCA) November 15, 2023
You got something you want to say? Why dont you say it to our faces… pic.twitter.com/WGkwTrXyTF
A publicação foi feita em 15 de novembro de 2023, quando Elon Musk afirmou concordar com o usuário @breakingbaht que disse o seguinte em um post:
As comunidades judaicas têm promovido o tipo exato de ódio dialético contra os brancos que afirmam querer que as pessoas parem de usar contra eles.
Em resposta, Elon Musk disse: "Você disse a verdade atual", indicando que concorda com o ponto de visão antissemita de @breakingbaht, que defendeu o uso da frase "Hitler estava certo" e o discurso de ódio contra judeus. Isto se torna ainda mais grave durante a guerra que está ocorrendo em Israel na região da Faixa de Gaza.
You have said the actual truth
— Elon Musk (@elonmusk) November 15, 2023
O resultado foi avassalador. As ações da Tesla desvalorizaram bilhões de dólares no dia seguinte. Elon Musk tentou se justificar dizendo estar se referindo a seus concorrentes na ADL, mas sem prova alguma. Obviamente, a "desculpa" não foi aceita.
Agora 164 rabinos e ativistas judeus fazem um apelo para que empresas como Google, Apple, Amazon e Disney boicotem o X (Twitter), deixando de veicular anúncios na rede social. A Casa Branca emitiu um comunicado por meio do porta-voz Andrew Bates:
É inaceitável repetir a terrível mentira por trás do ato de antissemitismo mais fatal da história americana em qualquer momento, quanto mais um mês após o dia mais mortal para o povo judeu desde o Holocausto.
Segundo fontes do portal Axios, o pedido foi aceito pela Apple, mas ela não deve ser a única a deixar de apoiar o X. A lista completa deve incluir IBM, Lions Gate Entertainment, Warner Bros. Discovery, Paramount Global, NBCUniversal, Comcast, Sony e outras.
Em defesa do X, a porta-voz Linda Yaccarino, disse:
O X tem sido extremamente claro sobre nossos esforços para combater o antissemitismo e a discriminação. Não há lugar para isso em nenhum lugar do mundo – é feio e errado. Ponto final.
Apesar disso, Elon Musk não publicou nenhum pedido de desculpas e a publicação original concordando com o post antissemita continua no ar.
A Apple voltou a anunciar no Twitter após um breve desentendimento com Elon Musk. A informação foi confirmada e comemorada pelo bilionário no último fim de semana.
A mudança também está acontecendo após o próprio Musk se encontrar com Tim Cook, CEO da Apple. Na ocasião, o bilionário chamou de "mal-entendido" a acusação de que a empresa de Cupertino estava considerando banir no Twitter da App Store do iPhone.
Durante um Spaces realizado na noite de domingo, Musk ainda disse que a Apple é um dos maiores clientes do Twitter e que está feliz com o retorno da empresa para a plataforma.
Economia e mercado 03 Dez
Economia e mercado 02 Dez
Por enquanto, a Apple não comenta o assunto. Além disso, ainda não sabemos se a empresa de Cupertino retornou com os anúncios na mesma intensidade que operava antes.
Isso porque há uma visão de que a companhia até pode ter voltado a anunciar, mas agora opera com um orçamento muito mais limitado do que era feito anteriormente.
A Apple não divulga publicamente o seu gasto publicitário e o fechamento de capital do Twitter também oculta os principais anunciantes da plataforma.
Desenvolvedor: Twitter Inc.
Grátis
Tamanho: Varia de acordo com a plataforma
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários