
Google 31 Jan
31 de janeiro de 2023 0
Atualização (31/01/2023) - EB
O Google está sendo processado pelo Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) por monopólio de publicidade digital. A acusação foi feita após a Bloomberg revelar documentos que indicavam a ação por parte do governo dos EUA, que busca reduzir do domínio de empresas de tecnologia neste setor. Esta é a segunda ação movida pelo DOJ contra o Google em cerca de dois anos.
As informações sobre o processo foram reveladas pela Fast Company Brasil, no a acusação diz:
Tendo se inserido em todos os aspectos do mercado de publicidade digital, o Google usou meios anticompetitivos, excludentes e ilegais para eliminar ou diminuir severamente qualquer ameaça ao seu domínio sobre as tecnologias de publicidade digital.
O processo foi movido contra a Big G por pelo Departamento de Justiça dos EUA junto de procuradores-gerais de oito estados. Simplificando, o Google é acusado de utilizar o seu domínio no mercado de anúncios para prejudicar e desencorajar concorrentes, o que pode ser configurado como monopólio ilegal.
O Google corrompeu a concorrência legítima na indústria de tecnologia de anúncios ao se envolver em uma campanha sistemática para assumir o controle da ampla gama de ferramentas de alta tecnologia usadas por editores, anunciantes e corretores, para facilitar a publicidade digital.
Um exemplo simples citado nos atos do processo é que aqueles que compram espaços para anúncios muitas vezes são obrigados a pagar pelo preço mais caro oferecido pelo Google, pois não há concorrência suficiente neste mercado. Em contrapartida, o site que exibe os anúncios acaba recebendo menos.
O processo também afirma que os diversos portais com sistemas de proteção contra bloqueio de anúncios (paywalls) ou sistemas de assinaturas para ler notícias já são um reflexo de como o monopólio do Google afeta este mercado, visto que a receita paga a estes sites muitas vezes não é suficiente para eles manterem o seu negócio.
Este processo deve colocar não apenas o Google em alerta, mas também outras empresas como Apple, Meta e Microsoft, que também estão sendo investigadas em outros processos, pois Joe Biden já afirmou que:
A próxima geração de grandes empresas não pode ser sufocada pelas gigantes que dominam o setor antes mesmo de terem a chance de decolar.
Ainda não há um prazo para que o julgamento do processo ocorra, mas é esperado que o Google recorra em sua defesa para atrasar o decorrer das ações judiciais. Para fins de comparação, o outro processo similar aberto contra ele em 2020 ainda segue em andamento até hoje.
Matéria original (24/01/2023)
O Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos deve processar o Google em busca de reduzir a sua dominância no mercado de publicidade digital. A informação foi confirmada por mais de uma fonte para a Bloomberg.
De acordo com essas pessoas, o processo é a segunda ação antitruste movida pelo órgão contra o Google, sendo que ela se baseia na reclamação de diversos editores e sites.
Muitos anunciantes dizem que o Google não é transparente e não informa detalhadamente para onde vão os dólares dos anúncios, especificamente quanto fica com a empresa e quanto é repassado aos editores.
Além disso, a compra da DoubleClick e da AdMob ajudou o Google a se tornar um player dominante no mercado de publicidade online.
Em sua defesa em outros processos, o Google alega que o seu ecossistema de anúncios compete com o Facebook, AT&T e Comcast nos Estados Unidos. Por isso, não existiria um monopólio no setor.
Além disso, a participação de mercado do Google vem caindo lentamente, deixando de ser de 36,7% em 2016 para 28,8% no ano passado.
Por enquanto, o Departamento de Justiça e o Google não comentaram o assunto. De toda forma, o processo pode render mais um desgaste importante para a empresa de Mountain View.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários