LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung Galaxy Ultra: marca diz que não há sobreposições de imagem em fotos da Lua

15 de março de 2023 59

Atualização (15/03/2023) - HA

Após fortes críticas ao tão propagandeado Samsung Galaxy 23 Ultra e seus pontenciais de câmera, a marca sul-coreana se posicionou. As principais reclamações eram relacionadas aos registros de astros com o Space Zoom. De acordo com alguns usuários, a ferramenta fazia montagens que interferiam no registro fidedigno da Lua, por exemplo.

De acordo com um perfil no Reddit, há muito processamento computacional que faz com que a imagem pareça melhor e mais realista. Diante de todo esse debate acalorado, a Samsung se pronunciou sob o argumento de que seus dispositivos não adulteram as fotos e que não há nenhum tipo de sobreposição de imagem adicionada aos registros.

Em pronunciamento oficial, a empresa diz que está comprometida em oferecer melhores experiências fotográficas. "Quando um usuário tira uma foto da Lua, a tecnologia de otimização de cena baseada em inteligência artificial reconhece a Lua como o objeto principal e tira várias fotos para composição de vários quadros, após o que a IA aprimora os detalhes da qualidade e das cores da imagem."

Usuários mostram interferência da inteligência artificial em seus registros da Lua (Imagem: SamMobile/Reprodução)

A empresa recomenda ainda que, quem se sentir incomodado com os resultados, podem desativar esse recurso de aprimoramento automático de detalhes nas fotos.

Um fotógrafo foi ao Twitter defender que é possível fazer bons registros da Lua com qualquer dispositivo de última geração, não apenas da Samsung. Fahim Al Mahmud Ashik publicou um vídeo mostrando como fazer os registros de forma manual, sem nenhum tipo de melhoria. Assim, isso significaria que ou todas as marcas estão falsificando imagens da Lua, ou nenhuma está.

A Samsung apresentou o Space Zoom com o Galaxy S20 Ultra e sua câmera com zoom híbrido de 100x em 2020, mas corrigiu o ruído visual usando o novo algoritmo de processamento de sinal de imagem (ISP) alimentado por IA. Isso ajuda a melhorar o tom da cor da imagem. Além disso, o diferencial do S23 Ultra é a câmera de 200 MP com sensor Adaptive Pixel, que ajuda a capturar detalhes com precisão.

Texto original (11/03/2023)

Em meados de 2019, a Huawei foi acusada de estar trapaceando com as fotos que o seu topo de linha da época era capaz de tirar da lua. Hoje, em 2023, usuários do Reddit estão fazendo a mesma acusação com relação a Samsung e seus smartphones da linha Ultra.

Fazendo uma breve retrospectiva para relembrar o caso de 2019, naquele ano, vastos relatórios afirmaram que a Huawei estaria usando imagens pré-existentes da lua para sobrepor as fotos tiradas pelos usuários do P30 Pro, dando a impressão de que o conjunto de lentes em união com o software embutido eram capazes de capturar o satélite natural com tanta definição.

Huawei P30 Pro. Imagem: reprodução

Depois desse acontecimento, outras empresas acabaram por anunciar seus próprios “modos lua”, afirmando que seus aparelhos não utilizavam da mesma trapaça, sendo capazes de capturar o astro pelos seus próprios méritos – inclusive provocando a própria Huawei.

Samsung Galaxy S22 Ultra. Imagem: reprodução

Chegamos a 2023. Em um sub-fórum do Reddit dedicado a usuários e entusiastas de Android, o usuário ibreakphotos afirmou ter conseguido provar que as fotos tiradas da lua com o Space Zoom embutido em smartphones como o Samsung Galaxy S20 Ultra e seus sucessores são forjadas.

Antes de tentar provar o seu ponto, o usuário chega a citar o longo artigo do site Input, que anteriormente tentou provar – sem sucesso – a inveracidade das fotos tiradas da lua com um Galaxy S21 Ultra, e um short do famoso canal MKHBD, que afirmou que nenhum tipo de sobreposição era utilizado para fotografar a lua no Galaxy S23 Ultra.

Mas autor do post no Reddit sugeriu outro método para provar a inveracidade das fotos. Algo que não tinha sido usado até então. Confira os passos utilizados pelo usuário (caso queira replicar no seu próprio smartphone):

  • Primeiro, ele fez o download de uma imagem de alta resolução da lua da internet. No caso, essa aqui: https://imgur.com/PIAjVKp;
  • Depois, usando um programa de edição, ele redimensionou essa imagem para 170x170 pixels e aplicou um filtro de borrão (desfoque gaussiano) para remover os detalhes da imagem. Nesse momento a imagem ficou assim: https://imgur.com/xEyLajW

Com essa sequência de passos, o ibreakphotos garantiu que a imagem da lua, antes em alta resolução, não teria como ter suas informações restauradas. Afinal, as informações não estariam mais lá, já que a imagem foi borrada digitalmente.

Para finalizar e finalmente provar o seu ponto, o usuário abriu a imagem borrada da lua de 170x170 pixels em tela cheia no seu monitor, foi para o outro lado do seu quarto, deu zoom na imagem exibida na tela usando o seu Galaxy Ultra e tirou uma foto.

O problema, no entanto, foi que após o processamento da imagem – onde a Samsung afirma que múltiplas exposições e dados diferentes de cada quadro são combinados, a lua foi exibida em detalhes. Mas como, se não havia dados para combinar e detalhes a mostrar?

A esquerda, a imagem original (ampliada). A direita, a imagem capturada pelo Galaxy Ultra.

O processo de captura e pós processamento citado pode ser conferido no vídeo abaixo, postado pelo próprio usuário.

Por parte da sua própria interpretação, o usuário acrescenta:

“A Samsung está aproveitando um modelo de IA (Inteligência Artificial) para colocar crateras e outros detalhes em lugares que eram apenas uma bagunça desfocada. E devo enfatizar: há uma grande diferença entre processamento adicional fazendo uso de super-resolução, onde quadros são combinados para recuperar detalhes que de outra forma seriam perdidos, e isso, onde você tem um modelo de IA específico treinado com um conjunto de imagens da lua”

Por fim, levando em consideração as análises feitas, o ibreakphotos conclui que as fotos da lua tiradas pelos Samsung são falsas e que o marketing utilizado pela empresa é enganoso.

Afirma ainda que os algoritmos embutidos incluem detalhes onde não existe (como é o caso do que acontece no teste) e chega a citar um artigo veiculado na mídia onde a empresa afirma utilizar múltiplos frames e exposições para chegar a resultados tão bons – não qualquer tipo de sobreposição.

Postada há menos de um dia, a thread iniciada pelo ibreakphotos com as declarações e testes já acumula algumas centenas de comentários e já é ponto para várias outras discussões.

Alguns usuários de smartphones da linha Ultra, da Samsung, afirmam nos comentários terem replicado os testes e atingindo os mesmos resultados, onde o smartphone “enxergou” detalhes onde não havia, indicando a utilização do modelo de sobreposição com inteligência artificial.


59

Comentários

Samsung Galaxy Ultra: marca diz que não há sobreposições de imagem em fotos da Lua
  • E esse smart que ganhou do 14 pro max ? trapaça em fotos de lua, e bugs na taxa de atualização ?

    • No modo pro (manual) da pra fazer fotos bem melhores, e teoricamente sem ajuda de IA.

        • Acabou os brindes KD os preços atrativos?. kkkkkkkklkkk

            • A partir de alguma atualização meu S20 plus passou a tirar fotos bem definidas da lua. S20 FE do meu filho idem. Na hora desconfiei disso.

                • Óbvio que não há. O tratamento de software é aplicado mas não faz sobre posições. Numa noite, existem várias mudanças no posicionamento da lua em casa fase da lua e em cada fase de cada estação do ano. Imagina oque seria um banco de dados pra fazer sobreposição nisso? Sem fala que cada pessoa pode estar em pontos diferentes do planeta.

                  • KKKKKKKK Samsung sempre passando vergonha, preço exorbitante e não entrega nada de bom

                    • Tem coisa melhor q isso

                        • Sendo com ajuda da Ia ou não as fotos são sensacionais. Possuo um note 20Ultra, um s21Plus e um s23ultra e todas as fotos tem diferenças e características únicas de cada gadget. Existem os prós e existem os contras.

                            • essas são as fotos que os xingboys se gabão de tirar? fotos fake da lua ? kskskks

                              • Na verdade é um filtro pra Lua, a AI identifica quando é foto do nosso satélite e baseado num banco de dados com milhares de fotos de alta qualidade, ele sobrepõe a foto de maneira a ficar perfeita, tapeando os mais incautos, é errado? Eu acho que não...afinal dão fotos apenas pra contemplação. Ninguém aqui vai pra Lua mesmo, se aquela createla está ali ou não tanto faz.

                                  • Esse ultra s23 está ainda melhor, recomendo para quem tem coragem de pagar 8, 9, 10 mil em um smartphone.

                                      • Quem é usuário de S Ultra pode opnar com mais clareza. As fotos são reais, podem ter pós processamento como qualquer outra foto, como qualquer outro smartphone top faz, mas não teria como sobrepor imagem pronta da lua por diversos ângulos e lugares diferentes..

                                        • Puxa mudou minha visão está informação....falta do que falar é foda hein

                                            • Meu Deus, acabou tudo agora ,não sei o que será de mim daqui prá frente depois disso meu Deus kkkk
                                              Grandes coisas isso povo chato.

                                                • Não é foto fake. Acredito que é o pós processamento aliado a IA para recriar os detalhes perdidos. Digo isso porque tenho um Galaxy S22 Ultra e já tirei fotos da lua em diversos ângulos e os resultados foram excelentes. Aí alguém pode me dizer que foi foto fake retirada de bancos de dados e eu digo que não pelo seguinte motivo, porque tirei várias fotos de locais não turísticos e nem tão conhecidos em situações adversas com muito zoom ou iluminação precária, e percebi que a foto a ser exibida aparece inicialmente pobre em detalhes e poucos segundos depois após o pós processamento estes detalhes perdidos são recriados e a foto fica bonita e com detalhes, é como se o pós processamento aliado a IA de alguma forma analizassem a imagem das fotos que não estão originalmente tão boas e inserisse detalhes que faltam. É impressionante. Mas um ponto me faz acreditar que não são fotos fakes e sim muita tecnologia embarcada para trazer ótimos resultados e uma ótima experiência para o usuário. Criticar é fácil, difícil é desenvolver uma tecnologia avançada a esse ponto que atualmente só a Samsung domina.

                                                    • Pelos meus testes pessoais, fica bem claro o seguinte:

                                                      1. No modo FOTO (modo padrão e onde se encontra o super zoom), da pra supor que existe sim um pós-processamento mais pesado na foto inclusive usando IA para "deduzir" detalhes da imagem. Mas não que seja uma imagem fake puxada de um banco de dados que sobrepõe a imagem captada de forma editada pra ficar parecida. Mas apenas um melhoramento às vezes exagerado e forçado. Outra coisa é que esse pós-processamento não acontece só em fotos da Lua, mas em qualquer foto tirada com zoom acima de 20x aproximadamente no modo FOTO, seja de pessoas, paisagens, de dia ou de noite. Isso que é interessante, a "dedução" de detalhes acontece com qualquer objeto ou pessoa. Você vê claramente o processamento pesado que acontece e, sinceramente, para meu gosto o resultado é excelente.

                                                      2. Eu também consigo fotos razoáveis da Lua no modo PRO, que não faz o pós-processamento pesado e também com a GCAM (app de câmera do Google), que também não faz. A imagem que se vê na tela e clicada é a que é gravada. Depois eu faço uma edição básica e consigo bons resultados. E também consigo ótimas fotos da Lua com uma câmera digital de quase 10 anos com zoom ótico de 40x, onde também não róla processamento pesado nem IA na foto. A questão não é se é um celular ou uma câmera super-zoom digital, a questão é simplesmente comprimento focal e inteligência do software, além de boas lentes, claro.

                                                      Resumindo, quem aqui diz que não dá pra fazer foto da Lua sem um kit de câmeras da Canon, Sony ou Nikon de R$ 30.000,00 certamente nunca teve um celular moderno com 10x de zoom (iPhone não tem "ainda", pra quem diz que o iPhone que é "sério" e não faz foto boa da Lua, é porque não tem recurso pra isso!) e também nunca teve uma câmera digital com mais de 30x de zoom ótico. Logo eu acredito que há sim algum processamento de IA nos Galaxy Ultra no modo FOTO, mas que é uma foto totalmente falsa esse teste aí foi muito vago pra provar. E não sou cientista, só gosto de tirar boas fotos e percebo alguns detalhes. Nem estou defendendo a Samsung, só afirmando com o pé no chão o que percebo dos meus testes.

                                                        • Mal os telescópios conseguem fazer fotos da lua, kkkk

                                                            • Tinha uma Nikon Coolpix de 10 megapixels com zoom optico de 15X que comprei em 2010 e com o zoom optico + digital, conseguia até pegar o relevo de algumas crateras maiores da lua. E naquela época, zero pós processamento por I.A.Uma Nikon P1000 com zoom optico de 125X consegue até fazer imagens de saturno. Dá pra ver com clareza os anéis de saturno. Depois dá uma procurada por Nikon P1000 moon e veja o que qualquer pessoa consegue fazer.

                                                              • Qualquer" um no valor de 600 vc consegue jovem!

                                                                • nenhuma marca tira foto da lua de verdade .

                                                                  • Isso é óbvio %uD83E%uDD23

                                                                      • Sou usuário da linha ultra desde sempre, portanto, posso opinar com propriedade! O zoom do aparelho é absurdo, consigo tirar fotos de monumentos na minha cidade que estão a muitos km de distância! A lua, daquele tamanho, não é nada difícil de captar, o grande problema é a luz, justamente onde o software entra, porque ele vai corrigir essa questão! Moro em um prédio que tenho a visão livre do horizonte e consigo pegar a lua nascendo até atingir o ponto mais alto, já fotografei a lua com a linha ultra de tudo quanto foi jeito e SEMPRE é mostrado o que vejo com meus olhos, inclusive a cor (a lua não está sempre da mesma cor)! Verifico os mínimos detalhes que são captados, inclusive se ela não estiver cheia a câmera vai captar exatamente como ele aparece! Se estiver de dia (a lua também aparece durante o dia ) a câmera mostra exatamente da mesma maneira, inclusive com a mesma cor (não fica com o fundo escurecido).
                                                                        Já tirei fotos da lua escondida nas nuvens , atrás dos prédios e , novamente, SEMPRE é mostrado o que os meus olhos vêem!
                                                                        Quem falou um negócio desses não deve ter o aparelho, porque quem tem e realmente usa, sabe que tirar fotos da lua é a parte mais fácil, comparado ao poder da câmera e do zoom do aparelho!

                                                                        • ..

                                                                            • Nossa, bombástica essa notícia! O mundo tá parando por isso. Tinha que ser um inútil da vida pra perder tempo fazendo esses testes. Todo mundo sabe que tem inteligência artificial no meio, seja de qualquer empresa.

                                                                              Com certeza, o usuário vai perder tempo todos os dias tirando foto da lua.

                                                                              Podiam mandar esse cara dos testes procurar o que fazer, isso sim kkk

                                                                              • Vai ter retardado que ainda vai defender a sua empresa de estimação. Eu sou usuário de Samsung mas não sou louco de proteger isso aí ou qualquer enganação de alguma empresa.

                                                                                  • É bem óbvio que ia AI nisso. Nenhum smartphone tem uma super câmera para conseguir tirar foto da lua.
                                                                                    Só com câmeras profissionais.

                                                                                      • Nenhuma novidade até então. TODOS esses modos lua em smartphones são falsos. Tanto que smartphones de verdade, vide Apple, não tem esses modos.

                                                                                        • O usuário final é uma desgraça! Não duvide dele tanto para fazer merda, coisa boa ou desmascarar algo.

                                                                                            • Sempre achei esses tipos de fotos um completo engodo, seja no Xiaomi, vivo ou Galaxy...

                                                                                                • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK pega no pulo

                                                                                                    • Debocharam do Vivo X80 pro e agora é a Samsung?
                                                                                                      Bom, de qualquer forma, eu acho inútil esse recurso. Para fotografar cenários e pessoas no cotidiano, tanto o P30, como o X80, como o S23 devem ser maravilhosos!

                                                                                                      • Não foi esse cara que fez esse mesmo circo com o S21u?

                                                                                                          • Esse mesmo cara tentou provar Isso no S21 ultra e não teve sucesso. Agora a mesma ladainha e provas concretas que é bom nada.

                                                                                                              • Mas é claro que são falsas. Nem só da Samsung, mas das outras marcas ainda.
                                                                                                                Ngm tem uma tecnologia da NASA no smartphone.
                                                                                                                Só trouxa acreditou que eram verdadeiras, elas são criadas pelo software. O smartphone lê o céu, o formato que tá a lua e vai fazendo sua criação. Era tão óbvio.

                                                                                                                  • Vish, Samsung. Assim não dá para defender

                                                                                                                      • Samsung se lascou

                                                                                                                          Android

                                                                                                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                          Android

                                                                                                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                          Especiais

                                                                                                                          Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                                                                                          Software

                                                                                                                          Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2