
Curiosidade 10 Mar
15 de março de 2023 59
Atualização (15/03/2023) - HA
Após fortes críticas ao tão propagandeado Samsung Galaxy 23 Ultra e seus pontenciais de câmera, a marca sul-coreana se posicionou. As principais reclamações eram relacionadas aos registros de astros com o Space Zoom. De acordo com alguns usuários, a ferramenta fazia montagens que interferiam no registro fidedigno da Lua, por exemplo.
De acordo com um perfil no Reddit, há muito processamento computacional que faz com que a imagem pareça melhor e mais realista. Diante de todo esse debate acalorado, a Samsung se pronunciou sob o argumento de que seus dispositivos não adulteram as fotos e que não há nenhum tipo de sobreposição de imagem adicionada aos registros.
Em pronunciamento oficial, a empresa diz que está comprometida em oferecer melhores experiências fotográficas. "Quando um usuário tira uma foto da Lua, a tecnologia de otimização de cena baseada em inteligência artificial reconhece a Lua como o objeto principal e tira várias fotos para composição de vários quadros, após o que a IA aprimora os detalhes da qualidade e das cores da imagem."
A empresa recomenda ainda que, quem se sentir incomodado com os resultados, podem desativar esse recurso de aprimoramento automático de detalhes nas fotos.
Um fotógrafo foi ao Twitter defender que é possível fazer bons registros da Lua com qualquer dispositivo de última geração, não apenas da Samsung. Fahim Al Mahmud Ashik publicou um vídeo mostrando como fazer os registros de forma manual, sem nenhum tipo de melhoria. Assim, isso significaria que ou todas as marcas estão falsificando imagens da Lua, ou nenhuma está.
A Samsung apresentou o Space Zoom com o Galaxy S20 Ultra e sua câmera com zoom híbrido de 100x em 2020, mas corrigiu o ruído visual usando o novo algoritmo de processamento de sinal de imagem (ISP) alimentado por IA. Isso ajuda a melhorar o tom da cor da imagem. Além disso, o diferencial do S23 Ultra é a câmera de 200 MP com sensor Adaptive Pixel, que ajuda a capturar detalhes com precisão.
Misinformation always spreads like wildfire on the internet 🤦♂️
— Fahim Al Mahmud Ashik (@fahim_al_mahmud) March 12, 2023
So, Here's a very small tutorial on how to take a picture of the moon with your phone (yes any phone, not only Samsung) with manual control. Give it a shot and impress everyone with your moonshot 🤗 pic.twitter.com/T35nRqwTzf
Texto original (11/03/2023)
Em meados de 2019, a Huawei foi acusada de estar trapaceando com as fotos que o seu topo de linha da época era capaz de tirar da lua. Hoje, em 2023, usuários do Reddit estão fazendo a mesma acusação com relação a Samsung e seus smartphones da linha Ultra.
Fazendo uma breve retrospectiva para relembrar o caso de 2019, naquele ano, vastos relatórios afirmaram que a Huawei estaria usando imagens pré-existentes da lua para sobrepor as fotos tiradas pelos usuários do P30 Pro, dando a impressão de que o conjunto de lentes em união com o software embutido eram capazes de capturar o satélite natural com tanta definição.
Depois desse acontecimento, outras empresas acabaram por anunciar seus próprios “modos lua”, afirmando que seus aparelhos não utilizavam da mesma trapaça, sendo capazes de capturar o astro pelos seus próprios méritos – inclusive provocando a própria Huawei.
Chegamos a 2023. Em um sub-fórum do Reddit dedicado a usuários e entusiastas de Android, o usuário ibreakphotos afirmou ter conseguido provar que as fotos tiradas da lua com o Space Zoom embutido em smartphones como o Samsung Galaxy S20 Ultra e seus sucessores são forjadas.
Antes de tentar provar o seu ponto, o usuário chega a citar o longo artigo do site Input, que anteriormente tentou provar – sem sucesso – a inveracidade das fotos tiradas da lua com um Galaxy S21 Ultra, e um short do famoso canal MKHBD, que afirmou que nenhum tipo de sobreposição era utilizado para fotografar a lua no Galaxy S23 Ultra.
Mas autor do post no Reddit sugeriu outro método para provar a inveracidade das fotos. Algo que não tinha sido usado até então. Confira os passos utilizados pelo usuário (caso queira replicar no seu próprio smartphone):
Com essa sequência de passos, o ibreakphotos garantiu que a imagem da lua, antes em alta resolução, não teria como ter suas informações restauradas. Afinal, as informações não estariam mais lá, já que a imagem foi borrada digitalmente.
Para finalizar e finalmente provar o seu ponto, o usuário abriu a imagem borrada da lua de 170x170 pixels em tela cheia no seu monitor, foi para o outro lado do seu quarto, deu zoom na imagem exibida na tela usando o seu Galaxy Ultra e tirou uma foto.
O problema, no entanto, foi que após o processamento da imagem – onde a Samsung afirma que múltiplas exposições e dados diferentes de cada quadro são combinados, a lua foi exibida em detalhes. Mas como, se não havia dados para combinar e detalhes a mostrar?
A esquerda, a imagem original (ampliada). A direita, a imagem capturada pelo Galaxy Ultra.
O processo de captura e pós processamento citado pode ser conferido no vídeo abaixo, postado pelo próprio usuário.
Por parte da sua própria interpretação, o usuário acrescenta:
“A Samsung está aproveitando um modelo de IA (Inteligência Artificial) para colocar crateras e outros detalhes em lugares que eram apenas uma bagunça desfocada. E devo enfatizar: há uma grande diferença entre processamento adicional fazendo uso de super-resolução, onde quadros são combinados para recuperar detalhes que de outra forma seriam perdidos, e isso, onde você tem um modelo de IA específico treinado com um conjunto de imagens da lua”
Por fim, levando em consideração as análises feitas, o ibreakphotos conclui que as fotos da lua tiradas pelos Samsung são falsas e que o marketing utilizado pela empresa é enganoso.
Afirma ainda que os algoritmos embutidos incluem detalhes onde não existe (como é o caso do que acontece no teste) e chega a citar um artigo veiculado na mídia onde a empresa afirma utilizar múltiplos frames e exposições para chegar a resultados tão bons – não qualquer tipo de sobreposição.
Postada há menos de um dia, a thread iniciada pelo ibreakphotos com as declarações e testes já acumula algumas centenas de comentários e já é ponto para várias outras discussões.
Alguns usuários de smartphones da linha Ultra, da Samsung, afirmam nos comentários terem replicado os testes e atingindo os mesmos resultados, onde o smartphone “enxergou” detalhes onde não havia, indicando a utilização do modelo de sobreposição com inteligência artificial.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários