LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Governo Lula retira Correios do programa de privatização

10 de abril de 2023 52

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva excluiu os Correios e outras seis estatais do Programa Nacional de Desestatização (PND). A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na última semana.

O decreto também revoga a qualificação de outros ativos do governo que poderiam fazer parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Após a publicação da medida, o governo prevê um reinvestimento na estrutura dos Correios para que a estatal possa atender as demandas do e-commerce, além de reforçar a sua presença em pequenos municípios.

Imagem/reprodução: acervoTC.

O ex-presidente Jair Bolsonaro incluiu os Correios e outras estatais no programa de desestatização ainda em 2019. No entanto, o projeto ficou parado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado desde 2021.

Assim, como o governo não pode privatizar essas estatais sem autorização do Congresso Nacional, a privatização acabou se tornando inviável. No seu 2º dia de governo, Lula aproveitou a situação para assinar um despacho para que a Casa Civil e os demais ministérios revogassem a inclusão dessas estatais no PPI.

O pedido do presidente foi atendido e no dia 5 de abril o Conselho de Programa de Parcerias e Investimentos recomendou a exclusão da Telebras e dos Correios do PND.

Decreto

Confira a íntegra do decreto assinado por Lula com o nome das demais empresas que também foram excluídas do PND:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84,caput, incisos IV e VI, alínea "a", da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 6º,caput, inciso I, da Lei nº 9.491, de 9 de setembro de 1997, no art. 4º e no art. 7º,caput, inciso V, alínea "c", da Lei nº 13.334, de 13 de setembro de 2016, D E C R E T A:

  • Art. 1º Este Decreto exclui empresas do Programa Nacional de Desestatização - PND e revoga a qualificação de empresas e ativos no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República - PPI.

  • Art. 2º Ficam excluídos do PND e revogadas as qualificações no PPI:
    • I - da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT;
    • II - da Empresa Brasil de Comunicação - EBC;
    • III - da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência - Dataprev;
    • IV - da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. - Nuclep;
    • V - do Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro;
    • VI - da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. - ABGF; e
    • VII - do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. - Ceitec.

Art. 3º Ficam revogadas as qualificações no PPI:

  • I - dos armazéns e dos imóveis de domínio da Companhia Nacional de Abastecimento - Conab constantes do Anexo ao Decreto nº 10.767, de 12 de agosto de 2021;
  • II - da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. - Pré-Sal Petróleo S.A. - PPSA; e
  • III - da Telecomunicações Brasileiras S.A. - Telebras.

Veja mais


52

Comentários

Governo Lula retira Correios do programa de privatização
  • Faz o L seus Retardados!!!!

      • Vem muito por aí quero ver as feministas de suvaco cabeludo, fazer protesto no twitter quando o ex presidiário começar a comprar por todas compras da Shein hahahahaha

          • Sou super a favor de privatizar algumas empresas, principalmente essas Tvs estatais que servem para lavagem de dinheiro e essas supostas empresas de tecnologia que não produzem NADA. Agora, empresas que prestam serviços essenciais eu não acho que deveriam ser privatizadas. Só que como o rapaz abaixo citou, a empresa lá que deixou o estado sem luz, é privatizada e o lucro é todo deles. Mas quando tem prejuízo, socializam o prejuízo para o Estado (leia-se nós) bancar, aí é fácil privatizar.

              • Faz o L seus trouxas.
                Olha o motivo

                Os funcionários dos Correios, terão de desembolsar R$ 520 por mês até 2030 para reparar o buraco gerado pela corrupção petista
                "Os carteiros devem trabalhar até 2030 para cobrir o rombo feito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no fundo de pensão dos Correios, também conhecido como Postalis.

                • 100 dias sem Picanha, e contando

                    • Nuca tive problemas com os correios, aqui no Amapá sempre entregaram direitinho, pra quem acha que a privatização melhora basta ver o caso do apagão que o estado sofreu há 2 anos atrás, privatizaram a companhia de luz, e depois nada prestou, só um serviço mal feito, a isolux foi a grande culpada, e adivinha quem arcou com os prejuízos, os outros estados que pagaram a conta, a empresa faz besteira e não arca com os custos jogam a conta pra população pagar.

                      • Se privatizar os correios os gringos vão ler nossas cartas...

                          • Claro, privatizado ele n pode roubar milhões, bem esperto ele hihi

                            • Ter a certeza que se privatizar vai melhorar? certeza eu tenho só da morte. A balança pesa mais pro lado que sim, melhoraria. Mas de uma coisa eu tenho certeza, postalis, petrobras e mais algumas sofreram muito nas mãos desses caras, pena que o brasileiro não se dá o trabalho de pesquisar, e isso não aparece no jornal. CORRUPTOS CONDENADOS em várias, além dos prejuízos milionários. O Brasil merece muito a desgraça que teve, presenciou os maiores casos de corrupção no planeta, que tinham essas estatais envolvidas, e os caras tão de volta.

                                • https://youtu.be/NBirwBt26MY

                                  pro minions assistirem um pouco e ter um pouco de Qi.

                                  • Nenhum país do mundo privatizou os seus Correios, os Estados Unidos fomentaram a concorrência de entregas, e todos os especialistas destes países falaram a mesma coisa, que empresa privada só atual onde tem lucro, regiões distantes onde a população ou o lucro é menor, as empresas privadas não vão agir, por isso os Estados Unidos mantiveram seus correios estatal e não pensam em mudar nunca. Mas só aqui no Brasil os liberais querem que privatizem tudo, e depois serão as mesmas pessoas que vão reclamar dos preços absurdos, vamos por exemplo usar como argumento a Refinaria da Bahia que foi privatizada pelo Bolsonaro pela metade do valor, sabe quem comprou a Refinaria da Bahia, um fundo estatal da Arábia Saudita, ou seja, uma outra empresa privada que adquiriu a refinaria da Bahia e hoje esta refinaria que tinha preços justos quando pertencia à Petrobrás, hoje possui um dos combustíveis mais caros do Brasil. Outra questão. Qual o interesse do mercado com os Correios e por que insistem em forçar o governo vender, eles querem apenas a estrutura e logística dos Correios que já esta 100% pronta, pois aprendam, setor privado odeia investir do zero, eles não querem gastar um centavo sequer em criar uma estrutura e logística, pois é caro, pois sai muito mais barato para eles comprar algo já pronto, pois a empresa que já montou toda esta estrutura já pagou os custos ao longo dos anos e eles não querem isso e além do mais há muito tempo os Correios não domina mais o monopólio de produtos e transportes, a maioria ou todas as lojas virtuais hoje usam mais de uma empresa de transportes e posso ser sincero, o atendimento deles é muito pior que dos correios, o sistema de rastreamento deles é super ineficiente, mesmo quando a empresa de transporte seja de grande porte, eu mesmo compro pela internet a anos e já tem anos que não recebo nada entregue pelos correios, então quando um liberal vir com o argumento que tem que combater o monopólio, não caiam neste argumento, a anos os Correios não possuem mais o monopólio de transporte, o único monopólio que os Correios possuem é o de cartas, e como eu li há muito tempo, empresa privada não vai querer atuar neste serviço pois não dá lucros altos para eles, e tem outro detalhe, sabe como se faz para privatizar uma estatal, quem esta no poder vai prejudicando o serviço dela, no caso dos Correios o que os governos de direita Temer, e o de extrema direita Bolsonaro fez, nada, não fizeram nenhum novo concurso para repor o pessoal que estão se aposentando, ou seja, quando se diminui o quadro de funcionários, o serviço piora mesmo, isso independe da empresa ser estatal ou não, e outro detalhe, os Correios é uma empresa auto suficiente, os salários dos funcionários são pagos pelo serviços que ela cobra, não sai um real dos nossos impostos, como muito liberais mentirosos andam falando por ai.

                                    • Pior isso que os grandes distribuidores estão criando as suas ou fazendo parceria com transportadoras... os correios tão só perdendo espaço.. basicamente ficando com encomendas de importação, cartas postais e contas... quando você vai comprar algo online raramente a entrega é com os correios...

                                      • Fazzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz o L

                                        • Viva o estado grande, viva o papai estado cuidando da gente!

                                          • Foi pra isso q não fiz nem o L nem o B ?! %uD83D%uDE15

                                            • Pra isso que eu fiz o L

                                                • Rumo aos incontáveis prejuízos para manter tanta roubalheira e cabide de empregos para políticos e amigos

                                                    • mais um idiota com dircurso neoliberal não sabe nem do que fala.

                                                        • Babaca, a bost* dos correios não funciona direito, conheço pessoal lá de dentro que deixam claro a zona que é, incontáveis atestados comprados, funcionários que não comparecem para nada e ainda assim recebe um baita salário, vários benefícios que beira o absurdo e serviços terceirizados que são liderados por amigos e familiares de gerentes. Todos carteiros votaram no Lula justamente para não perder toda essa regalia que eles tem junto ao trabalho ineficiente e para alguns inexistentes

                                                        • maravilhoso, faz o B kkkkk

                                                            • Ou seja o que já era ruim vai continuar pior ainda.

                                                                • Os Correios foram sucateado pelas gestões do Temer e do Bolsonaro, os Correios não faz concurso para repor o pessoal que vem se aposentado desde o governo Temer, se não tem mão funcionários suficiente, o serviço piorar, aprenda meu caro, é assim que governos de direita agem para vender uma estatal, eles vão sangrando a empresa para depois dizer, "viu como ela é ineficiente". Eletrobras foi vendida com preço 15 vezes menor, a Refinaria da Bahia foi vendida pela metade do preço, outra refinaria foi vendida por um preço tão baixo que os novos donos hoje faturam em 1 ano aquilo que eles pagaram pelas mesmas, vocês são feito de bobos pelos liberais e não percebem.

                                                                • Antes eu era a favor da privatização. Mas depois do que eu vi, hoje sou contra. O problema está na corrupção. Votei no bolsonaro.

                                                                    • Enquanto isso no norte do pais. Quase 2 meses pra receber algo da China...

                                                                        • Sem os correios, quem vai querer entregar no norte? Pensa...

                                                                            • Talvez uma empresa privada no lugar dos correios, cobrando pelo frete um valor mais caro que o produto adquirido.
                                                                              Kkkkkkkkkkkkkkkk
                                                                              Sem os correios boa parte da população do país fica sem serviços de logística.
                                                                              Em pleno 2023 as transportadoras da Amazon Brasil ainda postam minhas mercadorias nos correios lá na capital, e são os correios que trazem e entregam aqui! Fazem isso para cortar despesas, o que os correios por lei não podem fazer.
                                                                              Quem mora no interior do país fica feliz com essa notícia

                                                                              • Nem precisa ser da China......

                                                                                  • Se chegar em 2 meses ainda está no lucro, pois conheço muita gente que comprou , esperou e não recebeu pq mandaram tudo de volta para a China. Eu ia comprar um celular, mas acho que vou comprar por aqui mesmo para evitar dor de cabeça.

                                                                                    • kkkkkkkk, vão roubar de novo!!! Em 2026 o sedex vai ser 100 reais.

                                                                                        Android

                                                                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                        Android

                                                                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                        Windows

                                                                                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                        Economia e mercado

                                                                                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista