
Economia e mercado 30 Jun
10 de julho de 2023 25
Operadoras que atuam no mercado brasileiro, como Claro, Vivo e TIM, estariam planejando acabar com a oferta de planos de internet móvel que incluem o acesso ilimitado de alguns aplicativos sem afetar o consumo da franquia de dados móveis.
De acordo com uma reportagem do Estadão, as empresas planejam adotar essa mudança na estratégia pois estão em busca de formas para otimizar ganhos e investir na capacidade das redes, além de trabalhar para ampliar a infraestrutura 5G no país.
“Não tenho dúvida que o zero rating foi um erro, um equívoco”, afirmou o presidente da Claro, José Félix, em entrevista recente. Essa prática, entretanto, tende a ser revista, segundo o executivo. “Não há nada que não possa ser consertado”.
Essa estratégia é conhecida como “zero rating” e consiste em não cobrar pelo tráfego de dados para determinados serviços, permitindo o acesso à redes sociais, mensageiros, além de plataformas de áudio e de vídeo sem descontar da franquia contratada.
No entanto, o consumo de dados aumentou bastante nos últimos anos e tende a ser ampliado conforme o 5G se expande pelo país. Aplicativos como YouTube, WhatsApp, Netflix e Amazon estão entre os que mais consomem dados de internet.
A Vivo informou ao Estadão que está em um processo gradativo de corte da política comercial de zero rating. Já na TIM disse que esse é um tema que está sob avaliação. A Claro também estuda ações nesse mesmo sentido.
Vale citar que a Vivo oferece o WhatsApp e o Waze sem descontar da franquia em algumas opções de planos pré e pós-pagos. A TIM libera o mensageiro da Meta e o Deezer em alguns casos, enquanto a Claro disponibiliza o WhatsApp, Instagram, Waze, Facebook e TikTok.
E você, o que acha sobre o possível fim dos apps sem consumo de dados móveis nos planos de telefonia celular? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários