LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Lenovo Legion Go desafia Steam Deck e ROG Ally com tela maior e mais soluções | Vídeo Hands-on

03 de setembro de 2023 7

Em meio a realização da IFA 2023 em Berlim, na Alemanha, a Lenovo lançou o seu mais novo Legion Go. Com isso, a chinesa agora deve concorrer com ASUS e Steam no mercado de consoles portáteis e promete dar muito trabalho para ROG Ally e Steam Deck.

Além disso, o dispositivo da Lenovo traz como grande diferencial a possibilidade de destacar os controles para usar o hardware principal como um "tablet" com Windows.

Outra solução curiosa é que o controle direito pode se transformar em um verdadeiro mouse. Ou seja, o Legion Go promete ser um hardware para lá de interessante.

Já o Lenovo Legion 9i é um notebook altamente poderoso, um verdadeiro topo de linha.

Será que esses dispositivos vão se destacar no mercado gamer? Role a página para baixo e venha conhecer os detalhes deles neste rápido hands-on.

Lenovo Legion Go

Design e construção

Contando com design que traz controles destacáveis, o Lenovo Legion Go começa a se diferenciar dos seus principais concorrentes ao adotar duas portas USB-C com suporte para Thunderbolt 3.

Isso permite conectar o dispositivo em uma tela maior, destacar os controles e jogar com maior qualidade.

A experiência aqui é basicamente a mesma que você tem com um Nintendo Switch. As dimensões do Legion Go são de 21 centímetros de comprimento por 13 centímetros de altura e 2 centímetros de espessura.

Quanto ao peso, estamos falando de um console portátil de 854 gramas. Se você remover os controles, o peso cai para 640 gramas. Ainda assim, para ajudar você a jogar com mais conforto e sem os controles, o Legion Go tem um suporte que permite apoiá-lo na mesa.


Como as peças principais ficam localizadas no meio, o usuário vai jogar sem se preocupar com possíveis problemas de aquecimento perto das mãos.

Outro detalhe legal do Legion Go é que você pode destacar o controle direito, encaixá-lo em uma base com sensor óptico e usá-lo como mouse. Ou seja, algo muito interessante para compensar o tamanho do display às vezes insuficiente para uso do Windows 11 na versão touch.

Por fim, por falar em controles, eles são bem completos. Juntando as duas partes como se fossem um controle só, eles contam com dois gatilhos no topo, dois na parte de trás e temos até mesmo um na lateral de cada.

Um detalhe curioso é que um dos controles tem um pequeno trackpad para você poder navegar no Windows 11 usando apenas os dedos.

Tela e hardware


O Lenovo Legion Go também se diferencia dos seus concorrentes pela presença de tela IPS LCD de 8,8 polegadas com resolução 2k e taxa de 144 Hz.

Esse é o maior display touch e também o com maior resolução da categoria. Ou seja, você já joga com muito mais detalhes no Legion Go. Mas é claro que o fato do painel não ser OLED pode desanimar alguns jogadores.

Ainda assim, os pretos da tela LCD são profundos, as cores estão bem calibradas e o brilho é de 500 nits. Passando para a sua experiência multimídia, o console portátil traz dois alto-falantes de boa qualidade.

No campo do poder de processamento, esse console portátil tem chipset AMD Ryzen Z1 Extreme com gráficos AMD RNDA. Ele trabalha em conjunto com 16 GB de RAM e até 1 TB de SSD.

Lembrando que a versão de base parte de 512 GB de memória interna, mas caso o usuário queira, a Lenovo permite a expansão de memória para até 2 TB com cartão MicroSD.


​O Legion Go também tem bateria maior que os seus concorrentes diretos, com 49,2 watts/hora. Claro que isso foi pensado para garantir boa capacidade para alimentar esse display maior.

A Lenovo ainda diz que é preciso apenas 30 minutos de tomada para atingir 70% de bateria. Isso porque há carregador PD de até 65W.

O dispositivo tem Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2 e porta P2. Por fim, e não menos importante, temos no console o Windows 11 completo como sistema operacional. Isso permite executar os mais diversos tipos de games e até mesmo usar o Legion Go como um PC comum.

Lenovo Legion 9i

O Lenovo Legion 9i é considerado o notebook topo de linha da marca e que consegue unir o que há de melhor das linhas Pro e Slim ao entregar a maior potência com a melhor portabilidade.

O segredo para desenvolver um notebook mais leve está na construção do Legion 9i, sendo que ele tem tampa de fibra de carbono. Ou seja, é um material leve e também super resistente.

Já na parte inferior temos alumínio reciclado, sendo que chama a atenção a presença de uma grande área para arrefecimento com duas ventoinhas que você pode ver de longe.

O Legion 9i também tem uma ampla gama de iluminação RGB, com uma barra inferior que está na frente e traseira do notebook. O logotipo da Legion também é iluminado e você pode customizar tudo isso usando apenas o software proprietário da empresa.

Além disso, o teclado retroiluminado também se destaca e permite boa jogabilidade em ambientes mais escuros. É importante destacar que esse teclado é deslocado um pouco mais para baixo.

Isso porque na parte superior há o espaço dedicado ao sistema de arrefecimento que tem resfriamento líquido desenvolvido em colaboração com a Cooler Master.

Por fim, o peso total do Legion 9i é de aproximadamente 2,5 kg.


No Lenovo Legion 9i temos uma tela de 16 polegadas no formato de 16:10 com resolução 3.200 por 2.000 pixels e com taxa de atualização de 165 Hz. Esse painel entrega brilho máximo de 1200 nits e suporta a tecnologia AMD FreeSync.

No topo dessa tela temos uma webcam Full HD, sendo que ela está levemente exposta para fora das bordas do display.

O Legion 9i tem chipset Intel Core i9 de décima terceira geração, 64 GB de RAM, sendo em dual-channel com dois pentes de 32 GB.

Além disso, há também 2 TB de armazenamento interno SSD e GPU NVIDIA GeForce RTX4090. Na parte de conexões, temos aqui Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.3. Já as portas disponíveis são USB-C na lateral direita, duas USB-A, Ethernet, HDMI e mais duas USB-C Thunderbolt na traseira.

O conector de alimentação da bateria é proprietário e há ainda um leitor de cartão MicroSD no lado esquerdo. Por fim, a Lenovo garante uma boa autonomia, mas isso é algo que só dá para descobrir testando.

Primeiras impressões e preços

Começando pelo Legion Go, ele conseguiu chamar a atenção de quem procura um console portátil e tem grandes chances de brigar de igual para igual com a concorrência.

O hardware é bom, temos uma construção interessante, tela maior e uma solução ao melhor estilo Lenovo para você ainda ter um pequeno PC de mesa.

E o principal destaque é que a Lenovo Brasil já confirmou que ele será vendido por aqui. Mas, enquanto a data de lançamento não é confirmada, sabemos que o preço dele lá fora será de 700 euros.

Estamos falando de aproximadamente R$ 3.726 em conversão direta e sem impostos brasileiros. Ainda assim, se ele chegar por aqui custando menos que o ROG Ally da ASUS, podemos dizer que já é uma "vitória" e um grande chamativo.

Agora, falando sobre o Legion 9i, o notebook também tem especificações topo de linha e isso se reflete no seu preço. Lá fora ele custa o equivalente a quase R$ 24 mil.

Logo, podemos dizer que o preço dele é bem proibitivo e muito provavelmente ele não chegará ao Brasil. De toda forma, a nossa expectativa está mesmo no lançamento oficial do Legion Go.


7

Comentários

Lenovo Legion Go desafia Steam Deck e ROG Ally com tela maior e mais soluções | Vídeo Hands-on
  • 1080p em 8,8" dá 250ppi. 1440p dá 333ppi. Um monitor grande de 28" 4k tem 157 de ppi e tem imagem ultra detalhada. Ou seja, 1080p já seria um absurdo, imagina 1440p!!!

      • Smartphones regularmente passam dos 400 ppi e isso não é uma coisa ruim.

        Como expliquei no outro post, integer scaling é o principal motivo de TODOS esses portáteis gaming Windows usarem a mesma resolução 1600p. Além de ser um dispositivo de jogos, ele ainda é um dispositivo Windows.

        Além do mais, veja as outras qualidades da tela... 500 nits, cobertura quase total do DCI-P3 e 144 Hz. Simplesmente sambou na cara do Steam Deck com aqueles podres 67% sRGB.

        • Cara, qual o motivo de colocar uma resolução 1440p numa telinha de 8,8"??? Essa resolução vai pesar pra caramba o hardware, que já iria sofrer no 1080p. Seria muito mais interessante focar no 1080p 144hz para deixar o Ryzen trabalhar mais folgado. 1440p vai deixar o bichinho suando entre 30 e 60 FPS apenas.

            • Duas palavrinhas: integer scaling.

              O jogo rodará perfeitamente em 1280x800, que é precisamente a metade dessa resolução.

              Jogos modernos não rodariam bem em 1080p e a resolução compatível seria 540p, que até nesse tamanho já não é tão boa...

              • Esse negócio do controle virar mouse é G-E-N-I-A-L!!!!!

                  • Único ponto que temos que ver é sua bateria. Pq só tem 49Wh contra 40 do Deck e ROG que tem tela menor e com menos resolução. Única que adotou uma bateria boa foi o AYANEO KUN com 76Wh

                    Economia e mercado

                    Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                    Android

                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                    Android

                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                    Windows

                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos