
Economia e mercado 06 Set
06 de setembro de 2023 0
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu nesta quarta-feira (6) uma nova consulta pública para tratar sobre a atualização dos requisitos técnicos relativos à avaliação da conformidade técnica de carregador. O texto defende a padronização dos carregadores veiculares e seus plugues a fim de adequá-los ao modelo de três pinos.
Segundo informações, o órgão regulador busca a melhor adequação dos acessórios à legislação brasileira e realização dos testes internos para homologação dos produtos. Há relatos de fabricantes de carregadores fixos que criticaram a severidade dos ensaios feitos pela entidade alegando que até mesmo os melhores produtos aprovados internacionalmente seriam reprovados.
Em vez disso, fica sugerido a realização de análises que se aproximem da realidade dos consumidores determinando a resistência e vida útil dos carregadores veiculares.
A entidade optou por rever os requisitos e elaborar uma nova proposta que determina que os carregadores utilizados atualmente em veículos devem atender a requisitos para minimizar a geração de campos eletromagnéticos de baixo nível, além de proteção contra superaquecimento; as portas USB dedicadas ao carregamento não estão sujeitas a certificação.
Os carregadores por indução também devem receber algumas mudanças a partir dessa consulta pública, mas nada tão notório quanto no segmento veicular. De acordo com a agência, fica sugerido a adição do selo da Anatel no manual desses acessórios devido à possibilidade de interferência se o item fosse colado na estrutura do carregador.
A consulta pública permanecerá disponível por 70 dias a partir de sua publicação. O conteúdo na íntegra pode ser acessado através deste link.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários