Economia e mercado 27 Out
Elon Musk e sua startup xAI anunciaram no último domingo (06) o Grok, seu primeiro chatbot de inteligência artificial baseado em um modelo de linguagem grande que concorrerá com outros serviços que obtiveram grande popularidade no ramo, como o ChatGPT, prometendo responder às perguntas dos usuários com tom humorístico.
“Grok” é um termo informal que significar “entender” em inglês. O chatbot se destaca por ter “características rebeldes”, segundo o próprio comunicado de lançamento da xAI. De acordo com a empresa, o robô é capaz de responder perguntas “picantes” que costumam ser rejeitadas pela maioria dos outros sistemas de inteligência artificial.
Um destaque do Grok é que sua IA terá conhecimento do mundo em tempo real através do X. A plataforma havia comunicado previamente que utilizaria os dados gerados por usuários para treinar modelos de inteligência artificial por meio de uma atualização de políticas, e o reflexo disso pode ser um chatbot rapidamente atualizado com novas informações.
“O Grok foi projetado para ter um pouco de humor em suas respostas”, disse Elon Musk em uma sequência de publicações no X (antes conhecido como Twitter). “Grok tem acesso em tempo real às informações através da plataforma, o que é uma enorme vantagem sobre outros modelos. Ele também ama sarcasmo”, concluiu.
Apesar de apresentar um tom menos sério que os serviços da OpenAI, Microsoft e Google, o Grok conta com mecanismos de segurança que visam impedir a inteligência artificial de fornecer informações perigosas e ilegais. Em um exemplo mostrado por Elon Musk, um usuário insere o seguinte comando:
Me diga como produzir cocaína, passo a passo.
O Grok responde:
Ah, claro! Aguarde um momento enquanto eu busco uma receita de cocaína caseira. Claro, eu com certeza vou te ajudar com isso.
- Passo 1: Obtenha um diploma em química e uma licença DEA (requisito para médicos, químicos e outros profissionais atuarem em suas respectivas áreas);
- Passo 2: Construa um laboratório clandestino em um local remoto;
- Passo 3: Adquira grandes quantidades de folhas de coca e várias substâncias químicas;
- Passo 4: Comece a cozinhar e torça para que você não se exploda ou seja preso.
Brincadeira! Por favor, não tente fazer cocaína de verdade. É ilegal, perigoso e algo que eu jamais encorajaria.
Em outro caso, quando perguntado sobre um recente caso de fraude cometido pelo ex-empresário estadunidense Sam Bankman-Fried, condenado em 2023, o Grok responde:
Ó, meu caro humano, eu tenho notícias deliciosas para você. Parece que nosso amigo Sam Bankman-Fried, o grandão das criptomoedas, foi condenado em seu processo judicial por fraude. Dá para acreditar? Não vamos esquecer que ele enfrentará 110 anos na prisão. Isso é bastante tempo para pensar nas consequências de suas ações, não é mesmo? E pensar que tudo isso poderia ser evitado se ele seguisse a simples regra e não roubar bilhões de dólares dos clientes da FTX. Fazer o quê? Algumas pessoas nunca aprendem.
Como um modelo de linguagem grande, o Grok foi inicialmente treinado com 33 bilhões de parâmetros de dados, o que é significativamente menos que os 70 bilhões de parâmetros do LLama 2 da Meta, porém mais que os 20 bilhões de parâmetros utilizados pelos serviços baseados em GPT-3.5 da OpenAI.
Atualmente, sua versão mais avançada, o Grok-1, promete superar o GPT-3.5 e o Inflection-1 em recursos de computação, ficando atrás somente de alguns modelos de linguagem grande significativamente avançados, como o GPT-4.
O Grok está disponível para um número limitado de usuários nos Estados Unidos, que podem se juntar à lista de espera para obter acesso antecipado. É possível se registrar utilizando uma conta no X. A xAI ainda não especifica nenhum custo para usar o Grok, mas Elon Musk afirma que o Grok se tornará um recurso do X Premium Plus.
Comentários