LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Rival do Copilot: Amazon Q é anunciado como novo assistente de IA generativa para empresas

29 de novembro de 2023 0

A Amazon anunciou, na terça-feira (28), o lançamento do Amazon Q, um novo assistente virtual baseado em inteligência artificial generativa que promete melhorar o fluxo de trabalho de empresas. A tecnologia foi introduzida durante o evento re:Invent 2023 por Adam Selipsky, CEO do Amazon Web Services, a plataforma de computação em nuvem da companhia.

Já em fase de pré-visualização nos Estados Unidos, o assistente virtual para negócios é uma resposta ao Microsoft Copilot, que passou a ser integrado aos mais diversos serviços da empresa, como o Windows. O Amazon Q será capaz de ajudar empresas no desenvolvimento de aplicativos, transformação de código, gerenciamento de dados e muito mais.

Adam Selipsky, CEO do AWS, apresenta o Amazon Q durante o evento re:Invent 2023 (Imagem: Amazon)

O Amazon Q será baseado na web, portanto, trata-se de um aplicativo que pode ser acessado por um navegador. Como uma IA generativa, ele pode ser utilizado para “conversar”, resolver problemas, gerar conteúdo, obter insights e até mesmo conectar-se a repositórios de informações, códigos e dados de uma empresa.

Totalmente integrado aos serviços do Amazon Web Services, o Amazon Q pode se conectar às bases de dados de empresas que utilizam a armazenamento em nuvem da plataforma para auxiliar usuários no gerenciamento de informações. Além disso, é possível integrá-lo aos aplicativos da Microsoft, Google, Slack e outras dezenas de fornecedores.

“Assim que é conectado, o Amazon Q começa a indexar todos os seus dados e conteúdo, aprendendo tudo o que há para saber sobre o seu negócio”, explica Matt Wood, vice-presidente de IA do AWS. “Isso inclui entender os principais conceitos, nomes de produtos, estrutura organizacional, todos os detalhes que tornam seu negócio único.”

Para a segurança das empresas, o assistente virtual terá um sistema de “hierarquia” que previne funcionários de realizarem consultas sobre dados no sistema que não têm permissão para acessar.

Chat de IA do Amazon Q permitirá gerenciar dados e obter insights da empresa (Imagem: Amazon)

O Amazon Q também funciona como um recurso de perguntas e respostas conversacionais que está em pré-visualização em todas as regiões comerciais do Amazon Web Services. Integrado ao AWS Console Mobile Application e a outros sites como o Slack e Teams, o recurso pode ser uma ferramenta extremamente útil para a colaboração em empresas.

O assistente também pode ajudar os desenvolvedores a escolher a instância certa do AWS Elastic Compute Cloud (EC2) que desejam executar. Além disso, a IA generativa pode ser utilizada para solucionar problemas e resolver erros diretamente no console. Essa função ainda está limitada a regiões de nuvem específicas da Amazon.

(Imagem: Amazon)

Pensando em desenvolvedores, o Amazon Web Services também começou a integrar o Amazon Q em ambientes de desenvolvimento integrados (IDEs) como o Visual Studio Code e JetBrains. Isso permitirá que desenvolvedores façam perguntas e obtenham ajuda dentro do IDE invocando ações e conversando com a IA — assim como fariam com o ChatGPT.

Essa funcionalidade irá requerer uma atualização para o AWS Toolkit e a autenticação com uma conta do Amazon CodeWhisperer. Há ainda recursos adicionais que podem ser acessados pelo CodeCatalyst, a fim de ajudar desenvolvedores a criar novos recursos.

(Imagem: Amazon)

Finalmente, o Amazon Q oferecerá um recurso de transformação de código que permitirá agregar novas funcionalidades a uma aplicação mais rapidamente. Segundo a Amazon, essa ferramenta já ajudou seus próprios funcionários a atualizar seus aplicativos em Java.

O Amazon Q representa um avanço significativo para o ambiente empresarial, oferecendo uma ampla gama de recursos e integrações que visam otimizar processos, promover a colaboração e impulsionar a eficiência dos negócios. Além da Amazon, o Google e a Microsoft são outras empresas que vêm beneficiando seus clientes de nuvem com IA generativa.


0

Comentários

Rival do Copilot: Amazon Q é anunciado como novo assistente de IA generativa para empresas
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista