LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fim do parcelamento sem juros não diminuirá poder de compra, diz presidente do Banco Central

05 de dezembro de 2023 69

Enquanto o varejo nacional promove uma campanha contra o fim do parcelamento sem juros no cartão de crédito, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que o órgão não vai fazer mudanças que impactem no poder de compra do cidadão.

Ainda assim, em live transmitida no YouTube, ele defendeu que o BC e outros agentes de crédito encontrem uma solução de "longo prazo".

O fato é que o parcelado sem juros cresceu muito e é quase 15% do crédito. O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) cresceu muito menos. Quando o consumo sobe, o que acompanha é o parcelado sem juros e não o CDC.

Imagem/reprodução: Roberto Campos Neto - presidente do Banco Central do Brasil.

Campos Neto também defendeu que é preciso acabar com as distorções que existem no sistema atual:

A inadimplência de cartões ficou alta. Acabamos tendo juros muito altos no rotativo. Tem uma indústria de desconto de fluxo de caixa.

Por fim, ele também enfatizou que a digitalização via PIX tem diminuído o uso do papel-moeda e esse é um processo que crescerá ainda mais no longo prazo, algo que também abre uma janela de alternativas ao uso do cartão de crédito.

Contudo, apesar das declarações, Campos Neto ainda não apresentou uma alternativa ao parcelamento sem juros no cartão de crédito.

Por outro lado, alguns bancos defendem que seja criado um limite de 12 vezes sem juros, enquanto agentes financeiros defendem uma "escadinha" onde a taxa está diretamente atrelada ao número de parcelas.

Para eles, o fim do parcelamento sem juros reduzirá a taxa do rotativo e fará com que o varejo dê descontos maiores para quem paga à vista.

Já o governo e o Congresso não comentam o assunto.

Veja mais


69

Comentários

Fim do parcelamento sem juros não diminuirá poder de compra, diz presidente do Banco Central
  • Primeiro manter o foco para não perder a oportunidade. O assunto é o juros do cartão no comércio. Quem quiser falar de outro assunto mude de forum e não tome o tempo dos que querem discutir um tema extremamente IMPORTANTE PARA TODOS. *** O ideal é se pagar o menor preço pelos produtos, pois aí melhora o poder de compra e a qualidade de vida de quem tem rendimentos limitados (mais da metade dos brasileiros). Então a intermediação de financiadores que cobram juros e IOF (imposto do governo em operaçoes financeiras) é ruim. Parcelar uma compra significa poder antecipar a aquisição do bem, mas aí entram os adicionais do financiamento. No momento que o brasileiro entende isso ele passa a somente financiar (parcelamento) se tiver pressa na aquisição do bem. Quem tem pressa paga caro! Todavia o comércio quer estimular ao máximo as vendas e cria artificialidades como o parcelamento sem juros, ou seja o banco /operadora de cartão está emprestando para entregar o bem logo e claro que tem um custo, mas o Comércio não quer que voce pense nisso e criou essa do parcelamento sem juros. Não existe almoço grátis! O melhor caminho é o amadurecimento do consumidor tomando consciencia que todo benefício tem um custo, mesmo que embutido (escondem o jogo). Quando mais o brasileiro entender todos os custos que está pagando melhor para sua vida financeira. Quem tem urgência paga o custo do parcelamento (financiamento) e quem não tem urgência acumula o dinheiro em aplicações rentáveis no Banco para comprar a vista sem custos de financiamento. Todo comerciante esconde o segredo do seu negócio e esse parcelamento sem juros é mais uma maneira de esconder todos os custos pagos e estimula o endividamento, que na prática é uma imaturidade financeira. Lembra que os cupons/notas fiscais passaram a informar os valores dos impostos embutidos? Pois deveriam obrigar a informar na nota fiscal todos os custos decorrentes do financiamento embutido no preço de forma a podermos decidir qual a melhor opção de parcelamento ou exigir um preço menor para pagamento a vista. Só seremos uma nação desenvolvida se soubermos lidar com o dinheiro e essa é uma oportunidade de aprender mais e não ser enganado pelo Comércio/Operadoras de cartão/ bancos etc. Pra mim quanto mais transparência na composição do preço na hora da venda, mais respeito ao direito de escolha do consumidor e mais aprendizado financeiro para reduzir os 70 milhões de CPF inadimplentes.

      • Tava bom de acabar mesmo com essa palhaçada de parcelamento sem juros!!!!!

          • Começou quando deram crédito ao brasileiro antes de ensinar a usar, cartão de crédito você usa para comprar algo que não tem dinheiro no momento usando um dinheiro que não é seu, você parcela só uma vez, por exemplo mercado e itens que compra todo mês, vai juntando até as parcelas serem o valor do item, se o brasileiro tivesse educação financeira taria se lixando para o parcelamento sem juros pois não o utilizaria.

              • Não.existe nenhum país onde alguém, em sua maioria tenha educação financeira desse nível. Quase todos os países sofrem com taxas e juros altos.
                O país que tem taxa zero de cartão, tá em outro sistema solar.

                • Vaza cara tá achando ruim vai pra Israel lá é bom ninguém sentirá falta e isso serve pra qualquer bolsonaristas tá achando ruim pode ir embora pra outro país

                    • U povú tá comendo vridro e tá gostando! %uD83D%uDE08

                        • Agora o governo não pode fazer nada. O ex presidente, o imprestável, privatizou o BC. Quem manda nos rumos da economia agora é esse cidadão, que tem uma visão romantizada sobre crianças vendendo balinhas nas ruas e uma vontade canina de manter a taxa de juros ao gosto de banqueiros e financeiras. Acham que o Brasil chegou a marca de 70 milhões de CPFs negativados porcqyal motivo?

                            • É fácil saber quanto o lojista cobra de juros em um produto ao ver o valor dele à vista via Pix. O lojista não dá desconto. Só tiram a taxa que ele embutiria para cobrir o custo da operadora do cartão. A margem dele segue igual.

                              A ideia do Campos Neto apesar de se mostrar boa, na prática, vai fazer o mercado consumir menos. Ao ver os valores de parcelamento, muitas pessoas desistirão das compras.

                                • Eu acredito que o parcelamento sem juros cria um poder de compra superficial, o que faz com que as empresas aumentem o valor do produto mesmo que as pessoas não tenham real condição de pagar.

                                    • Vagabundo bolsonarista.

                                        • É todo o seu limite de crédito em todos os bancos fossem unificados, com o Open finance, assim o Zé, não teria 8 cartões tudo já no rotativo

                                            • Tem que ter análise de crédito mais justa, reduziu multas e juros do rotativo, se você atrasa um mês a sua dívida fica impagável, 12x do máximo já está bom, como as Casas Bahia, que não sei se ainda faz, mas dividi até 24x no cartão com o cartão da loja

                                                • Em vez de matar a doença querem matar o paciente pra que ele não espalhe a doença

                                                    • O parcelamento sem juros nunca existiu . Grande ilusão essa . Juros sempre teve só que as lojas pagavam Kkk na verdade o cliente sempre pagou porque além dos impostos abusivos as lojas sempre colocam o preço mais alto para pagar os juros.

                                                        • Esse sujeito é um bolsonarista desgraçado.

                                                          • Leio muito besteira aqui nos comentários. Independente da opinião de vocês que sabem de tudo, queiram me dizer como um pobre vai fazer para conseguir comprar algo! O governo toma quase todo o salário do cidadão, como ele vai comprar uma geladeira ou qualquer outro imóvel, com os preços absurdos do Brasil? Minha geladeira custou 3.200, a tv 2.400, a máquina de lavar, 2.000. dividi tudo em 10x. Como um pobre vai comprar um utensílio doméstico? A vista? Comprar parcelado é uma droga mas infelizmente é consequência de um país que só vive ferrando seu povo desde que se tornou república, e não sobra dinheiro pra nada!

                                                              • Mais aí gênio reclama com os parasitas que governam o país. Agora que vai piorar ainda mais! Nós tínhamos a maior carga tributária nas indústrias e agora em serviços. O pobre vai ficar cada vez mais pobre

                                                                • Faz o L, o pai dos pobres f#dendo os pobres cada vez mais, só vai comprar com juros ou a vista, kkkkkkkkkkkkkkk, Parabéns aos envolvidos

                                                                    • O Presidente do BC é bolsonarista.

                                                                        • Que grade argumento o seu . Fez o L de Ladrão foi ?

                                                                            • Isso nem é problema político, o BC quase sempre está do lado dos bancos, o presidente do BC é banqueiro, ele não vai fazer uma coisa que vai reduzir a arrecadação dos bancos, já que os bancos tem comissão do uso do cartão, mesmo que seja via débito, eles querem que seja um financiamento toda vez que você vá dividir, mas aí eles já querem mudar um costume do Brasil, do pessoal dividir tudo, já que o poder de compra do salário mínimo do Brasil e baixo, só que na épocas dos carnês o juros era muito maior.

                                                                          • Não existe parcelamento sem juros. O que vemos é uma enganação de todo os sites. Ele dizem da desconto para quem pagar no pix mas cobram o valor cheio se parcelar. É lógico que esse valor cheio é o juros. Então apoiado.

                                                                              • O varejo já acabou com as importações e agora querem acabar com o parcelamento sem juros. Magalu manda no governo do larápio.

                                                                                • Foi um erro tornar o banco central independente

                                                                                    • Esse governo Lula so estão criando taxas e ferrando todo sistema econômico. Isso na verdade nem é governo, é uma barca de corruptos !

                                                                                      • Eu acho é pouco.
                                                                                        Eu quero que os juros e os impostos aumentem casar vez mais, ao ponto da maioria da população não conseguir pagar. Talvez assim a idolatria política diminua.

                                                                                        • Não existe sem juros, ele está embutido. Ao saber quanto vai pagar, irá tornar o pagamento à vista mais barato. Reduzindo a margem dos lojistas que dizem que parcelam 10X ou 12X sem juros. Ex: uma máquina de cartão cobra 10% para parcelamento em 12X. Para embutir os 10% o lojista que precisa receber 1.000 pelo produto, vai embutir 111,12 no total para divulgar 1111,12 em 12X sem juros, pois ele quer receber 1.000. Enfim, uma fonte a menos de lucro, pois o preço fica maior ao embutir, e o cliente escolhendo, não. O cliente escolhendo 12X, o juros a pagar será 100. Diferente de embutido que é 111,12. Parece pouco, mas agora multiplica no volume anual de vendas e que a maioria não parcela em 12X e paga taxa de 10X ou 12X que foi embutida. A questão é que a maioria das lojas não dão mais desconto ao pagar a vista ou parcelar em menos parcelas, mas vão cobrar de você o valor cheio. Advinha quem fica com esse lucro?
                                                                                          Se não pode embutir o juros do parcelamento, o cliente visualiza o juros e acaba escolhendo menos parcelas e compra menos por vez.
                                                                                          Fora a diferença de taxa por bandeira de cartão e prazo de recebimento da máquina.

                                                                                          • Esperar o que de uma marionete do Bozoasno? Fora lixo do BC

                                                                                            • Aí pra variar os bons pagam pelos maus. O brasileiro médio compra e não paga as parcelas, aí fica até mais caro o produto pois entra no rotativo e por causa disso quem paga em dia perde a facilidade de pagar sem juros? O brasileiro médio é que precisa de educação financeira. Quem paga suas contas em dia é que deveria ter vantagens, não se ferrar por causa dos maus pagadores.

                                                                                              • Óbvio que os bancos não iriam perder, nem eu se fosse uma empresa com fins lucrativos não iria perder, isso para qualquer pessoal, porém, sempre houveram juros embutidos nos parcelamentos.

                                                                                                  • mas sempre tem juros embutido, vai ficar mais caro ainda ?

                                                                                                      • Bancos sempre querendo mais e mais..... juros de emprestimo de 15% de juros ao mês é agiotagem....

                                                                                                          • "Se eu não comprar nada o desconto é maior"

                                                                                                              • Na vdd sempre teve juros embutido

                                                                                                                • Vai sim... Eu mesmo não compro nada

                                                                                                                    • Por que eles gostam tanto de desmotivar o consumidor?

                                                                                                                        • Realidade : feijoada
                                                                                                                          Só ver a "reducao" que prometeram ter quando permitiram cobrança por bagagem e assentos

                                                                                                                            • Só Bolsonaro para dar um jeito nesse Brasil.

                                                                                                                                • Ele teve 4 anos, porquê não deu jeito?
                                                                                                                                  Povo louco e sem memória.

                                                                                                                                    • 4 anos não é nada, teria que ficar uns 50 anos para jeito na destruição cultural do PT

                                                                                                                                        • srsrs, e seu querido pt que teve mais de 10 anos ?

                                                                                                                                          E não adianta dados oficiais do governo Federal, Bolsonaro entregou o brasil no azul, ja seus antecessores do PT.. não...

                                                                                                                                          Brasil estava em superavit na entrega do bolsonaro ao lula... ja estamos em deficit ... viagens de lula ja superaram todos os gastos do bolsonaro em 4 anos...e olha que foi só 12 meses pessoal ... srsrs bolsonaro não era o melhor cara do mundo... mas pelo amor de deus comparar bolsonaro com um analfabeto pinguço é ridiculo...

                                                                                                                                            • Gado do bolsolixo

                                                                                                                                                • ah e outra, quando eu citei o nome do Lula aqui?

                                                                                                                                                  Quando foi que comparei seu presidente de estimação com o Lula?

                                                                                                                                                  Isso só mostra mesmo a inteligência que vocês possuem.
                                                                                                                                                  Um bando de doente mental.

                                                                                                                                                    • Você é doente heim? Aliás, os Bolsonaristas são doentes.
                                                                                                                                                      Se não for Bolsonarista é Petista?

                                                                                                                                                      A capacidade cognitiva de vocês é bem pequena, talvez menor que o caroço de azeitona.

                                                                                                                                                      Agora vou aproveitar, seu presidente de estimação, é o primeiro presidente do Brasil que nunca foi reeleito quando passou-se a ser permitido. kkkkkkkkkkkkk

                                                                                                                                                      Vão se tratar, vocês estão doentes mentais.

                                                                                                                                                    • Você que é o sem memória. Esqueceu que o lula assim que tomou o poder disse que temos mais de 3 trilhões de reservas e o molusco gastou todo esse dinheiro e ainda deixou um rombo de 72 bilhões e só aumentando

                                                                                                                                                        • Vocês são doentes, nem vou perder meu tempo de ficar respondendo.

                                                                                                                                                          Mas a pergunta do seu amigo, porque seu presidente não foi reeleito?

                                                                                                                                                          O Lula só está no poder hoje, porque seu presidente colocou ele lá.

                                                                                                                                                          Bolsonaro perdeu a eleição para o próprio Bolsonaro, mas isso vocês não tem inteligência de compreenderem.

                                                                                                                                                          • 72 bilhões?? vai dar uma olhada amigo para quando ja está....
                                                                                                                                                            Obs: esteja sentado da cadeira antes de ver o rombo ja...

                                                                                                                                                            Vocês vão ver oque vai acontecer no brasil até julho de 2024... vai começar as eleições ano que vem de prefeitura... vocês não tem nem ideia doque vai acontecer... vai estourar uma bolha no brasil em breve....

                                                                                                                                                          • que doido, o maluco ai é indicação desse outro asno. deixa de ser fanatico.

                                                                                                                                                              • Esse maluco aí foi indicado por ele

                                                                                                                                                                  • Sorte, pois se fosse pelo lula, em vez de dar apenas sua opinião teria implementado.

                                                                                                                                                                    Nem adianta dizer que não, se fingir de distraido que todo mundo esta vendo sanha arrecadatoria deste governo.

                                                                                                                                                                    • Campos Neto foi colocado no Banco Central por Bolsonaro kkkkkk

                                                                                                                                                                      • Então tem que ser um mega desconto, e não míseros centavos...

                                                                                                                                                                        Economia e mercado

                                                                                                                                                                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista

                                                                                                                                                                        Android

                                                                                                                                                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                                        Android

                                                                                                                                                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                                        Economia e mercado

                                                                                                                                                                        Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone